A Ford apresentou oficialmente o SUV Everest no mercado argentino, marcando sua entrada no segmento de SUVs grandes. O veículo, importado da Tailândia, é uma variante da picape Ranger, destacando-se pela proposta de luxo, tecnologia e desempenho. O Everest chega para competir diretamente com modelos consagrados como o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer.
Pontos Principais:
O SUV será equipado com o motor 2.3 EcoBoost a gasolina, capaz de gerar 300 cv de potência e 45,4 kgfm de torque. Esse motor é combinado com uma transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4, que inclui opções de reduzida e bloqueio de diferencial. Diferentemente dos concorrentes que utilizam motorização diesel, o Everest aposta em performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e consumo estimado de 8,3 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
Apesar de compartilhar a plataforma com a Ranger, o Everest possui um ajuste específico na suspensão para maior conforto. A suspensão traseira, que mantém o eixo rígido, substitui os feixes de mola por molas helicoidais e uma barra estabilizadora, garantindo um comportamento dinâmico diferenciado.
A versão Titanium, única disponível no lançamento argentino, traz uma lista de equipamentos voltados para conforto e segurança. Entre os destaques estão teto panorâmico, bancos rebatíveis eletricamente na terceira fila, rodas de 20 polegadas e iluminação full-LED. O painel de instrumentos digital tem 8 polegadas, e a central multimídia oferece tela de 12 polegadas com compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O pacote de segurança inclui tecnologias como alerta de colisão com frenagem automática, detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa e controle de descida. O veículo também conta com modos de condução ajustáveis, incluindo opções para terrenos difíceis como lama, areia e neve.
A conectividade do SUV é complementada pelo aplicativo FordPass, que permite funções como travamento e destravamento remoto, informações de autonomia e agendamento de serviços. O sistema de som é composto por oito alto-falantes, e há tomadas de 12V e 220V disponíveis no interior.
O design do Ford Everest combina robustez e sofisticação. A dianteira é marcada pela grande grade cromada e faróis em LED no formato “C”. Nas laterais, destacam-se rodas de 20 polegadas, espelhos retrovisores com luzes de boas-vindas e barras de teto. A traseira possui um spoiler integrado e escape cromado.
As dimensões incluem 4.914 mm de comprimento, 1.923 mm de largura e distância entre eixos de 2.900 mm. O interior oferece espaço para até sete ocupantes, com a terceira fila de bancos dobrável eletricamente. A capacidade do porta-malas varia de 259 a 1.823 litros, dependendo da configuração dos bancos.
O motor 2.3 EcoBoost do Everest é inédito em seu segmento. Ele possui injeção direta, turbo e bloco de alumínio, entregando 300 cv de potência e torque de 446 Nm. A transmissão automática de 10 velocidades contribui para um desempenho ágil e eficiente tanto na cidade quanto em rodovias.
Para terrenos off-road, o SUV oferece três modos de tração: 4×2, 4×4 alta e 4×4 reduzida. Há também a possibilidade de bloquear o diferencial traseiro eletronicamente. O Everest possui capacidade de vadeo de até 800 mm e modos de condução específicos para diferentes superfícies.
O Ford Everest será oferecido na Argentina em regime de pré-venda a partir de março, com entregas previstas para o segundo trimestre de 2025. O modelo estará disponível em quatro cores: Branco Oxford, Cinza Mercúrio, Cinza Prata e Preto Pantera. A garantia é de 5 anos ou 150 mil km.
No Brasil, o lançamento do Everest ainda não foi confirmado pela Ford. A importação da Tailândia pode dificultar a competitividade no mercado brasileiro, mas uma eventual produção conjunta com a Ranger na fábrica de Pacheco, na Argentina, é vista como uma possibilidade futura.