A Toyota apresentou no Brasil o SW4 2025, um SUV de grande porte que segue a arquitetura de chassi sobre longarinas. O modelo foi atualizado para atender às novas normas de emissões, trazendo mudanças técnicas em seu motor, mas sem alterações visuais significativas. Fabricado em Zárate, na Argentina, o SW4 está disponível em três versões com opções de cinco e sete lugares.
As versões do Toyota SW4 2025 incluem o SRX Platinum 5 lugares, SRX Platinum 7 lugares e a topo de linha Diamond 7 lugares. O modelo oferece tração 4×4 e câmbio automático de seis marchas em todas as configurações.
O motor 2.8 turbodiesel foi ajustado para se adequar às novas regras do Proconve L8, que entram em vigor em janeiro de 2025. A Toyota implementou um novo filtro de partículas e um tanque de Arla 32 para reduzir as emissões. Apesar das atualizações, o motor mantém os números de desempenho: 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque.
O Toyota SW4 2025 traz novas funcionalidades no aplicativo da marca, permitindo ao proprietário acompanhar o status do veículo em tempo real. As informações disponíveis incluem consumo, histórico de revisões e serviços. Em caso de roubo, é possível notificar as autoridades e, se o veículo for desligado, o app pode impedir a partida novamente.
A central multimídia tem uma tela de 9 polegadas e oferece suporte ao Android Auto e Apple CarPlay via cabo. O modelo também conta com recursos de assistência ao motorista, como sistema de pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
No caso da versão Diamond, há um carregador por indução para smartphones. Apesar das melhorias tecnológicas, o painel de instrumentos permanece analógico, mas integra as funções básicas necessárias ao condutor.
O Toyota SW4 mantém sua liderança no segmento de SUVs com chassi sobre longarinas no Brasil. Segundo a Fenabrave, o modelo emplacou 13.937 unidades até outubro de 2024, superando concorrentes como Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. A garantia do modelo foi ampliada para 10 anos, incluindo unidades usadas a partir do ano-modelo 2020, o que reforça sua atratividade no mercado.
Entre os rivais, o Pajero Sport registrou 2.372 emplacamentos no mesmo período, enquanto o Trailblazer alcançou 1.577 unidades. Esses números destacam o SW4 como líder consolidado, especialmente por ser fabricado na Argentina e atender a uma ampla demanda no Brasil.
O Toyota SW4 2025 mantém sua estrutura robusta e as configurações já conhecidas no mercado. A tração 4×4 e o câmbio automático de seis marchas são comuns em todas as versões. O tanque de Arla 32 adicionado ao modelo contribui para a redução de emissões, atendendo às novas exigências ambientais.
A lista de equipamentos contempla funcionalidades modernas, como central multimídia, carregador por indução e recursos de segurança ativa. A conectividade via app oferece uma experiência mais integrada para os proprietários, enquanto os sistemas de assistência ao motorista garantem maior segurança.
Fonte: Toyota.