Peque uma das caminhonetes mais legais do mundo e coloque o motor do Mustang Shelby GT500, este é o segredo da Ford F-150 Raptor R 2023.
“O Raptor R é o nosso Raptor definitivo”, disse Carl Widmann, engenheiro-chefe da Ford Performance. “Quando os clientes experimentam o Raptor R no deserto e além, isso fará os cabelos da nuca se arrepiarem – e eles vão adorar cada segundo disso.”
O coração do Raptor R é um novo motor V8 supercharged de 5,2 litros que oferece 700 cavalos de potência e 640 lb.-ft. de torque para dar-lhe uma incrível potência no deserto. A Ford Performance recrutou o motor mais potente de sua linha – visto anteriormente no Mustang Shelby GT500® – otimizando-o para desempenho off-road de nível Raptor e durabilidade do Built Ford Tough®. O resultado é o V8 superalimentado mais denso em torque já em uma picape de produção.
A Ford Performance recalibrou o supercharger deste motor V8 e instalou uma nova polia para otimizar sua potência para uso off-road, aumentando a entrega de torque na faixa baixa e média. Essas mudanças ajudam o Raptor R a oferecer mais desempenho nas velocidades em que os clientes passam a maior parte do tempo dirigindo.
Para manter a extrema durabilidade off-road pela qual a marca Raptor é conhecida, a Ford Performance atualizou os coletores de escapamento do motor original para um design de aço inoxidável fundido, incluindo um radiador de óleo e filtro exclusivos, além de um cárter de óleo mais profundo, permitindo enfrentar graus agressivos enquanto mantendo o óleo do motor frio. Para ajudar o motor a respirar melhor, o volume de entrada de ar é aumentado em 66% por meio de uma entrada de ar mais ampla e um filtro de ar cônico de maior fluxo e maior eficiência.
A F-150 Raptor R será fabricada na sede da Ford, em Michigan. As reservas já estão abertas e a produção da caminhonete se iniciará no final de 2022. Sem opcionais, a caminhonete custa US$ 107.350, mais de meio milhão de reais.
O F-150 Raptor é mais do que velocidade – ele deve conquistar ambientes off-road brutais. Sua capacidade e durabilidade vêm de mais de uma década de experiência da Ford em engenharia e testes de tortura em caminhões de alto desempenho. A Ford Performance atualizou a transmissão e a linha de transmissão do caminhão básico para ajudar a garantir que o Raptor R possa lidar sem problemas com o que este V8 pode jogar nele.
O Raptor R oferece uma transmissão SelectShift® de 10 velocidades com calibração aprimorada. O caminhão apresenta um novo eixo dianteiro com uma carcaça de suporte mais robusta e de maior resistência e uma cobertura estrutural com nervuras de alumínio para gerenciar o torque adicional do trem de força, bem como um eixo de transmissão exclusivo de alumínio de maior diâmetro. Um novo conversor de torque especialmente ajustado com amortecedor de turbina para serviço pesado e conjunto de saída traseira de quatro pinhões torna o caminhão ainda melhor equipado para transferir torque e fornecer uma sensação de trem de força mais suave ao dirigir em estrada e fora de estrada.
Os motoristas obtêm ainda mais controle sobre como seu Raptor R expressa sua potência adicional, cortesia de um sistema de escape duplo exclusivo com um verdadeiro silenciador de passagem e sistema de válvula ativa, com modos para Normal, Sport, Quiet e Baja. Eles podem ser ajustados no recurso MyMode™, permitindo que os motoristas personalizem várias configurações – incluindo modos de direção, direção, suspensão e outros – e salvem um como um único modo de fácil acesso pressionando o botão “R” no volante.
Se o coração do Raptor R é o V8 superalimentado, a alma continua sendo sua suspensão incrivelmente capaz. A suspensão traseira de cinco braços possui braços de arrasto extralongos para melhor manter a posição do eixo em terrenos acidentados, uma haste Panhard e molas helicoidais de 24 polegadas – tudo otimizado para excelente estabilidade ao atravessar terrenos desérticos em altas velocidades. Os amortecedores avançados FOX Live Valve são ajustados para equilibrar a qualidade de condução e o controle de rolagem dentro e fora da estrada. Esses amortecedores controlados eletronicamente usam sensores de altura da suspensão e outros sensores para monitorar as condições do terreno de forma independente, centenas de vezes por segundo, enquanto ajustam a suspensão de acordo. O curso da roda de 13 polegadas na frente e 14,1 polegadas atrás facilita a capacidade do Raptor R de atravessar areia e rochas com excelente capacidade.
“Ouvimos nossos clientes exigindo o som e a potência de um V8 em Raptor”, disse Widmann. “Isso não é algo que iríamos apressar. Este V8 de 5,2 litros superalimentado é a fusão ideal de potência de alta densidade combinada com a novíssima suspensão traseira e amortecedores da terceira geração do Raptor para oferecer um golpe duplo que vai muito além da soma de suas partes.”
Cada modo de condução é ajustado para levar em conta a potência adicional do V8 superalimentado, incluindo um modo Baja otimizado para desempenho e controle máximos em off-road de alta velocidade. Um aumento de 5% na taxa de mola dianteira ajuda a manter a qualidade do passeio confortável.
A Raptor mais poderoso até hoje leva o legado de design específico do caminhão off-road a um nível superior, com um estilo único que reforça ainda mais sua capacidade de superalimentação. Uma cúpula de energia maior e com estilo mais agressivo no capô fica quase 1 polegada mais alta do que no Raptor base, ajudando a extrair o ar quente por baixo. A grelha icónica F O R D, os pára-choques e os guarda-lamas pintados de preto realçam o seu aspecto ameaçador.
“O Raptor R foi projetado visualmente como um predador do deserto para chamar a atenção dos clientes do Raptor e entusiastas do off-road”, disse Tom Liu, designer-chefe do Raptor R. “Existem detalhes grandes e pequenos – desde o extrator de ar do capô mais agressivo até os emblemas Code Orange ‘R’ – que comunicam visualmente o desempenho off-road de próximo nível sob a bandeira Raptor R.”
Os acentos Code Orange exclusivos da Ford Performance incluem um emblema “R” exclusivo na grade, power dome e porta traseira. Um pacote gráfico especial nos para-lamas traseiros apresenta um design exclusivo que espelha a terra áspera e rachada do deserto, reforçando o tipo de ambiente que o Raptor R foi construído para conquistar.
Essa sensação agressiva é transferida para um interior preto. Os bancos Recaro® padrão ostentam uma combinação de couro preto e camurça Alcantara® – posicionados de forma inteligente para maior aderência quando o terreno fica desagradável. A fibra de carbono genuína adorna as portas, a porta do compartimento de mídia e as partes superiores do painel de instrumentos, apresentando uma trama triaxial exclusiva projetada para transmitir a combinação de desempenho, resistência e durabilidade do Raptor R.
Como o resto da família Raptor, o Raptor R vem de fábrica com um conjunto de tecnologia inteligente para facilitar o off-road. O Trail Turn Assist** permite que os motoristas reduzam o raio de giro em curvas fechadas e saiam ainda mais fora da estrada. O Ford Trail Control™ – pense no controle de cruzeiro para off-road – permite que os motoristas selecionem uma velocidade definida e conduzam em condições desafiadoras enquanto o caminhão controla o acelerador e a frenagem. O Trail 1-Pedal Drive† permite que os clientes controlem o acelerador e a frenagem com apenas um pedal para facilitar ainda mais o off-road extremo, como o rastejamento de rochas.
Para manter você conectado, há uma tela de toque padrão de 12 polegadas com tecnologia SYNC® 4, compatibilidade com Apple CarPlay® e Android Auto™††. O Raptor R também se beneficia do recurso de atualização de software pelo ar Ford Power-Up‡. Essas atualizações sem fio podem oferecer melhorias em todo o veículo – desde o sistema SYNC até atualizações de qualidade, capacidade e conveniência aprimoradas que melhoram a experiência de propriedade ao longo do tempo.
O F-150 Raptor R estará disponível em oito opções de cores, incluindo a nova pintura externa Avalanche e Azure Grey Tri-Coat oferecida pela primeira vez na linha Raptor.
*Com informações da Ford e QuatroRodas.