Gran Turismo 7 tem modelos icônicos da BMW e Mini

Imagine unir sua paixão por carros e videogames em uma experiência emocionante que o faz sentir como se estivesse no banco do motorista de um BMW ou MINI dos sonhos, sem sair do sofá! Pois bem, é exatamente isso que a colaboração entre BMW Group e Gran Turismo 7 me ofereceu, e é uma festa para os fãs de carros e jogos de corrida.
Publicado em Tecnologia dia 20/09/2023 por Alan Corrêa

Imagine unir sua paixão por carros e videogames em uma experiência emocionante que o faz sentir como se estivesse no banco do motorista de um BMW ou MINI dos sonhos, sem sair do sofá! Pois bem, é exatamente isso que a colaboração entre BMW Group e Gran Turismo 7 me ofereceu, e é uma festa para os fãs de carros e jogos de corrida.

A parceria entre BMW Group e Gran Turismo é uma celebração da paixão compartilhada por carros e corridas. Com a recriação meticulosa de modelos icônicos no Gran Turismo 7, os jogadores têm a oportunidade única de experimentar a emoção e o desempenho destes carros dos sonhos no ambiente virtual.

No game, cerca de 20 modelos do portfólio de BMW e MINI foram cuidadosamente recriados no mundo virtual para proporcionar aos jogadores uma experiência de adrenalina virtual sem precedentes, combinando perfeitamente a emoção do automobilismo com o máximo realismo na direção de seus carros dos sonhos.

BMW 3.0 CSL: O “Batimóvel” das Pistas

Era 1972, e a BMW Motorsport GmbH (hoje BMW M GmbH) decidiu lançar sua primeira obra-prima, o BMW 3.0 CSL. Este carro não apenas dominou as corridas de Turismo, mas também deu à letra “M” um status de celebridade no mundo dos carros. Apelidado carinhosamente de “Batimóvel” devido aos seus múltiplos alerons e elementos aerodinâmicos, ele conquistou o Campeonato Europeu de Turismo repetidamente, de 1975 a 1979.

Mas o que diabos significa “CSL”? Bem, essa sigla é uma abreviação para “Coupé Sport Lightweight”. Os engenheiros fizeram um trabalho hercúleo para reduzir o peso em 200 kg, enquanto o motor de seis cilindros em linha cresceu até 3.153 cc, gerando 206 hp a 5.600 rpm. Com uma transmissão manual de quatro marchas, o “Batimóvel” atingia incríveis 220 km/h. E não podemos esquecer que em 1975, ele também se tornou o primeiro BMW Art Car, quando o piloto francês pediu ao artista Alexander Calder que o transformasse em uma obra de arte sobre rodas. Incrível, não?

BMW M3 Sport Evolution: O Espírito Competitivo nas Ruas

A ideia por trás do primeiro BMW M3 era simples e genial: criar um sedã de corrida para as ruas. Finalmente, em 1986, esse sonho se tornou realidade. A etapa final desse “M3 original” veio em 1990, quando a cilindrada aumentou para 2,5 litros, resultando no M3 Sport Evolution, o rei da Série 3 E30 da BMW. Foram fabricadas apenas 600 unidades, tornando-o um dos carros clássicos mais raros e desejados.

BMW Z8: Um Carro com Elegância e Potência

Em 1997, o mundo deu uma espiadinha no BMW Z8 sob o nome de BMW Z07, um veículo conceito no Salão de Tóquio. Mas a versão de produção só chegou em 1999, e em 2000, finalmente conquistou as estradas de todo o mundo. E não é para menos, afinal, apenas 5.703 unidades foram produzidas, cada uma feita à mão por especialistas em Munique, Alemanha.

BMW Z4 GT3: Poder Para Você, Poder Para Mim

O BMW Z4 GT3 chegou às mãos de equipes de corrida em todo o mundo em 2010. Este esportivo ofereceu aos pilotos e equipes a oportunidade de competir em campeonatos GT3, como o Campeonato Europeu FIA GT3, o International GT Open ou o ADAC GT Masters, além de corridas de resistência de 24 horas.

BMW M4 Coupé: A Transformação de um Ícone

O BMW M4 Coupé, lançado em 2013, redefiniu a história do renomado M3 Coupé. Com um motor de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo que gerava 431 hp, ele atingia a velocidade de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

BMW Z4 GT3

O BMW Z4 GT3, aquele bólido de sonhos, fez sua estreia triunfal nas mãos de equipes de corrida em todo o mundo no ano de 2010. Este esportivo abriu as portas para pilotos e equipes competirem em campeonatos regulamentados pela GT3, como o Campeonato Europeu FIA GT3, o International GT Open ou o ADAC GT Masters, e até mesmo desafiar corridas de resistência de 24 horas.

Este biplaza se tornou o campo de experimentação dos engenheiros da BMW Motorsport, que o transformaram em um carro de corrida GT3 que flertava com a produção em série. A maior diferença entre o modelo de rua e a versão de corrida está escondida sob o capô: enquanto o BMW Z4 de rua contava com um motor de seis cilindros, o GT3 rugia com um motor V8 de 4.0 litros capaz de gerar impressionantes 480 hp, algo semelhante ao motor utilizado no BMW M3 GT2.

Mas a mágica não parou no motor. Para reduzir o peso ao máximo, os para-lamas dianteiros e traseiros, o capô, o teto e muitos outros componentes foram fabricados com um material de alto desempenho, o polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP). Essa escolha não foi por acaso, já que esse material, além de ser ultraleve, possui uma resistência excepcional à torção. O resultado: o BMW Z4 GT3 conseguiu reduzir seu peso para incríveis 1.200 quilogramas.

Mini Cooper S 1965 e MINI Cooper S 2005: Uma Volta ao Passado

O Mini original surgiu em 1959 e mantém o mesmo espírito até hoje: compacto por fora, espaçoso por dentro e uma diversão de dirigir. John Cooper, o famoso engenheiro de carros esportivos, viu o potencial esportivo deste pequeno veículo e lançou o Mini Cooper S em 1961. O sucesso nas pistas foi espetacular, incluindo três vitórias no Rally de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967.

Em 1994, a BMW adquiriu o Rover Group e trouxe uma nova perspectiva para a marca Mini. Em 2000, o novo MINI Cooper chegou ao mercado global, mantendo a essência do Mini clássico. E em 2002, a versão moderna do MINI Cooper S, com um motor sobrealimentado de 163 hp, foi introduzida.

BMW Vision Gran Turismo e MINI Clubman Vision Gran Turismo: O Futuro em Pixels

Em comemoração ao 15º aniversário da franquia Gran Turismo®, os designers da BMW e da MINI criaram dois veículos virtuais exclusivos. O BMW Vision Gran Turismo é equipado com um motor de seis cilindros em linha que produz uma potência máxima de 549 hp, enquanto o MINI Clubman Vision Gran Turismo oferece um motor de 395 hp que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Ambos são verdadeiras máquinas virtuais de pura emoção!

*Com informações da BMW.