Comprar um Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 usado pode ser uma escolha interessante para quem busca um sedã espaçoso, confortável e confiável. Com motor potente de 277 cv, transmissão automática de seis marchas e um rodar macio, o Camry se destaca como uma excelente opção para longas viagens e uso urbano sofisticado. Além disso, seu interior bem-acabado, com bancos de couro e central multimídia, proporciona uma experiência de luxo que poucos carros da mesma faixa de preço oferecem no mercado de seminovos.
Pontos Principais:
Por outro lado, o consumo elevado de combustível – cerca de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada – pode pesar no orçamento, assim como o custo de manutenção, que não é tão acessível quanto o de modelos mais populares da Toyota. Além disso, alguns proprietários relatam desgaste prematuro de buchas da suspensão e eventuais falhas no sistema de ar-condicionado. Ao considerar a compra de um Camry XLE 2011, é essencial verificar o histórico de manutenção, estado da suspensão e funcionamento dos sistemas elétricos. Testar o câmbio em diferentes situações, para garantir que as trocas de marcha estão suaves e sem trancos, também é uma precaução importante.
Para uma compra segura, prefira unidades com revisões documentadas em concessionárias ou oficinas especializadas e evite modelos com histórico de colisão. Avaliar o estado dos pneus e conferir se os freios estão em boas condições também pode evitar gastos inesperados. Por ser um carro de nicho, a revenda pode ser mais demorada, mas quem busca um sedã confortável, potente e durável pode encontrar no Camry XLE V6 2011 uma opção interessante no mercado de usados.
O modelo é equipado com um motor 2GR-FE, um V6 de 3.5 litros com aspiração natural e injeção multiponto. A instalação é dianteira, com disposição transversal. Possui duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por corrente, com variação do comando de admissão e escape. Cada cilindro conta com quatro válvulas, totalizando 24 válvulas no motor.
A potência máxima gerada é de 284 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 35,3 kgfm a 4.700 rpm. A razão de compressão é de 10,8:1, com um curso de pistão de 83 mm e diâmetro do cilindro de 94 mm. O peso/potência é de 5,67 kg/cv, enquanto o peso/torque fica em 45,6 kg/kgfm. O torque específico é de 10,2 kgfm/litro, e a potência específica atinge 82,1 cv/litro.
A tração é dianteira, com câmbio automático de seis marchas identificado pelo código u660e, utilizando conversor de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,4 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 230 km/h. O modelo utiliza a plataforma k, série xv40.
O consumo urbano é de 7,1 km/l, enquanto o consumo rodoviário chega a 13,5 km/l. Com um tanque de combustível de 70 litros, a autonomia estimada é de 497 km em ambiente urbano e 945 km em rodovias.
O espaço interno acomoda cinco ocupantes com conforto, oferecendo bancos revestidos em couro e ajustes elétricos tanto para o motorista quanto para o passageiro. O banco do motorista conta ainda com ajuste de altura e ajuste lombar. No banco traseiro, há apoio de braço central, possibilidade de rebatimento e ajuste de inclinação.
Entre os equipamentos de conforto, há ar-condicionado automático de duas zonas com saída de ar para o banco traseiro e ionizador/purificador de ar. O volante possui ajustes de altura e profundidade, além de comandos multifuncionais. O modelo conta com controle automático de velocidade (piloto automático) e teto solar elétrico.
O sistema de entretenimento inclui rádio, cd player e computador de bordo. O veículo possui iluminação interna no porta-malas, porta-luvas e luz de teto traseira, além de retrovisores elétricos e com aquecimento. O retrovisor interno é fotocrômico, e os retrovisores externos possuem rebatimento elétrico.
O porta-malas tem capacidade para 504 litros, proporcionando bom espaço para bagagens. A carga útil é de 440 kg.
O modelo tem comprimento de 4.815 mm, largura de 1.820 mm, altura de 1.480 mm e distância entre-eixos de 2.775 mm. A altura mínima do solo é de 150 mm.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais. Na traseira, utiliza braços sobrepostos também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a disco sólido.
A direção possui assistência hidráulica, e o diâmetro de giro é de 11 metros. Os pneus são 215/60 r16 tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo estepe da mesma medida. A altura do flanco é de 129 mm.
O peso total do veículo é de 1.610 kg, com bitola dianteira de 1.545 mm e bitola traseira de 1.515 mm.
Fonte: Webmotors, Icarros, G1 e Agoramotors.