Guia de Usados: análise do Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 e o que considerar antes de comprar; confira preço e ficha técnica

Em 2011, o Toyota Camry XLE 3.5 V6 chegou ao Brasil como um sedã de alto padrão, oferecendo desempenho forte e conforto para cinco ocupantes. Com motor de 277 cv e câmbio automático de seis marchas, ele combina potência e suavidade ao rodar. No mercado de seminovos, exige atenção ao consumo, custo de manutenção e suspensão.
Publicado em Usados dia 30/01/2025 por Alan Corrêa

Comprar um Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 usado pode ser uma escolha interessante para quem busca um sedã espaçoso, confortável e confiável. Com motor potente de 277 cv, transmissão automática de seis marchas e um rodar macio, o Camry se destaca como uma excelente opção para longas viagens e uso urbano sofisticado. Além disso, seu interior bem-acabado, com bancos de couro e central multimídia, proporciona uma experiência de luxo que poucos carros da mesma faixa de preço oferecem no mercado de seminovos.

Pontos Principais:

  • Motor 3.5 V6 com 277 cv e câmbio automático de seis marchas.
  • Consumo médio de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
  • Conforto interno com bancos de couro e espaço para cinco ocupantes.
  • Custo de manutenção mais alto em comparação a modelos menores da Toyota.

Por outro lado, o consumo elevado de combustível – cerca de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada – pode pesar no orçamento, assim como o custo de manutenção, que não é tão acessível quanto o de modelos mais populares da Toyota. Além disso, alguns proprietários relatam desgaste prematuro de buchas da suspensão e eventuais falhas no sistema de ar-condicionado. Ao considerar a compra de um Camry XLE 2011, é essencial verificar o histórico de manutenção, estado da suspensão e funcionamento dos sistemas elétricos. Testar o câmbio em diferentes situações, para garantir que as trocas de marcha estão suaves e sem trancos, também é uma precaução importante.

Para uma compra segura, prefira unidades com revisões documentadas em concessionárias ou oficinas especializadas e evite modelos com histórico de colisão. Avaliar o estado dos pneus e conferir se os freios estão em boas condições também pode evitar gastos inesperados. Por ser um carro de nicho, a revenda pode ser mais demorada, mas quem busca um sedã confortável, potente e durável pode encontrar no Camry XLE V6 2011 uma opção interessante no mercado de usados.

Desempenho, motor e potência

O modelo é equipado com um motor 2GR-FE, um V6 de 3.5 litros com aspiração natural e injeção multiponto. A instalação é dianteira, com disposição transversal. Possui duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por corrente, com variação do comando de admissão e escape. Cada cilindro conta com quatro válvulas, totalizando 24 válvulas no motor.

A potência máxima gerada é de 284 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 35,3 kgfm a 4.700 rpm. A razão de compressão é de 10,8:1, com um curso de pistão de 83 mm e diâmetro do cilindro de 94 mm. O peso/potência é de 5,67 kg/cv, enquanto o peso/torque fica em 45,6 kg/kgfm. O torque específico é de 10,2 kgfm/litro, e a potência específica atinge 82,1 cv/litro.

A tração é dianteira, com câmbio automático de seis marchas identificado pelo código u660e, utilizando conversor de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,4 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 230 km/h. O modelo utiliza a plataforma k, série xv40.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 7,1 km/l, enquanto o consumo rodoviário chega a 13,5 km/l. Com um tanque de combustível de 70 litros, a autonomia estimada é de 497 km em ambiente urbano e 945 km em rodovias.

Interior

O espaço interno acomoda cinco ocupantes com conforto, oferecendo bancos revestidos em couro e ajustes elétricos tanto para o motorista quanto para o passageiro. O banco do motorista conta ainda com ajuste de altura e ajuste lombar. No banco traseiro, há apoio de braço central, possibilidade de rebatimento e ajuste de inclinação.

Entre os equipamentos de conforto, há ar-condicionado automático de duas zonas com saída de ar para o banco traseiro e ionizador/purificador de ar. O volante possui ajustes de altura e profundidade, além de comandos multifuncionais. O modelo conta com controle automático de velocidade (piloto automático) e teto solar elétrico.

O sistema de entretenimento inclui rádio, cd player e computador de bordo. O veículo possui iluminação interna no porta-malas, porta-luvas e luz de teto traseira, além de retrovisores elétricos e com aquecimento. O retrovisor interno é fotocrômico, e os retrovisores externos possuem rebatimento elétrico.

O porta-malas tem capacidade para 504 litros, proporcionando bom espaço para bagagens. A carga útil é de 440 kg.

Medidas

O modelo tem comprimento de 4.815 mm, largura de 1.820 mm, altura de 1.480 mm e distância entre-eixos de 2.775 mm. A altura mínima do solo é de 150 mm.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais. Na traseira, utiliza braços sobrepostos também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a disco sólido.

A direção possui assistência hidráulica, e o diâmetro de giro é de 11 metros. Os pneus são 215/60 r16 tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo estepe da mesma medida. A altura do flanco é de 129 mm.

O peso total do veículo é de 1.610 kg, com bitola dianteira de 1.545 mm e bitola traseira de 1.515 mm.

Preço aproximado Toyota Camry 2011

Ficha Técnica do Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011

Segurança

Conforto

Infotenimento

Fonte: Webmotors, Icarros, G1 e Agoramotors.