Guia de Usados: Avaliação Fiat Uno Mille Economy 2013; preço, consumo e desempenho

Em termos de especificações, o Fiat Uno Mille Economy 1.0 possui um motor dianteiro de aspiração natural com instalação transversal e alimentação por injeção multiponto. Com 4 cilindros em linha e uma cilindrada de 999 cm³, este carro oferece uma potência máxima de 66 cv (álcool) e 65 cv (gasolina) a 6000 rpm. O torque máximo é de 9,2 kgfm (álcool) e 9,1 kgfm (gasolina) a 2500 rpm. A transmissão é manual de 5 marchas e a tração é dianteira.
Publicado em Usados dia 15/06/2024 por Alan Corrêa

O Fiat Uno Mille Economy 1.0, modelo 2013, é um hatchback compacto que apresenta algumas características interessantes para quem busca um veículo econômico e prático para o dia a dia.

Em termos de especificações, o Fiat Uno Mille Economy 1.0 possui um motor dianteiro de aspiração natural com instalação transversal e alimentação por injeção multiponto. Com 4 cilindros em linha e uma cilindrada de 999 cm³, este carro oferece uma potência máxima de 66 cv (álcool) e 65 cv (gasolina) a 6000 rpm. O torque máximo é de 9,2 kgfm (álcool) e 9,1 kgfm (gasolina) a 2500 rpm. A transmissão é manual de 5 marchas e a tração é dianteira.

O Uno Mille pode ser uma boa escolha para quem busca um carro compacto, econômico e prático para o uso diário. Suas características de consumo e autonomia são adequadas para ambientes urbanos e viagens curtas. As opções de conforto e entretenimento, embora básicas, oferecem o essencial para uma condução agradável. A simplicidade do design e da mecânica também pode ser um ponto positivo para quem procura um veículo fácil de manter e com baixo custo de operação.

Desempenho, motor e potência

O modelo analisado possui um motor dianteiro de aspiração natural, com instalação transversal e alimentação por injeção multiponto. Este veículo é equipado com 4 cilindros em linha e uma cilindrada de 999 cm³. A potência máxima oferecida é de 66 cv (álcool) e 65 cv (gasolina) a 6000 rpm, com torque máximo de 9,2 kgfm (álcool) e 9,1 kgfm (gasolina) a 2500 rpm. A transmissão é manual de 5 marchas e a tração é dianteira.

A suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com mola helicoidal, garante uma condução estável. A suspensão traseira também é independente, com feixe de molas semielípticas. Os freios dianteiros são a disco sólido, enquanto os traseiros são a tambor. A direção não assistida possui um diâmetro de giro de 10 metros, o que pode influenciar nas manobras em espaços reduzidos.

O desempenho do veículo inclui uma velocidade máxima de 156 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos, características que proporcionam uma condução adequada tanto para o trânsito urbano quanto para viagens curtas em rodovias.

Consumo e autonomia

Este modelo apresenta um consumo urbano de 8,8 km/l (álcool) e 12,4 km/l (gasolina). No ambiente rodoviário, o consumo é de 9,9 km/l (álcool) e 14,6 km/l (gasolina). A autonomia urbana é de 440 km (álcool) e 620 km (gasolina), enquanto a autonomia rodoviária é de 495 km (álcool) e 730 km (gasolina). Essas características fazem do veículo uma escolha econômica para o uso diário e viagens curtas, com boa autonomia que reduz a necessidade de paradas frequentes para abastecimento.

Interior

O interior do veículo é projetado para oferecer conforto básico, com espaço suficiente para cinco ocupantes. Equipamentos opcionais incluem ar-condicionado, ar quente, direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros e rodas de liga leve. O banco traseiro é rebatível, aumentando a versatilidade do espaço interno. O porta-malas tem uma capacidade de 290 litros, o que é adequado para transportar bagagens pequenas e itens do dia a dia.

A carga útil é de 420 kg, permitindo o transporte de passageiros e carga sem comprometer a performance. A configuração interna é simples, mas funcional, atendendo as necessidades básicas de conforto e conveniência.

Medidas

O modelo possui um comprimento de 3692 mm, largura de 1548 mm, altura de 1445 mm e distância entre-eixos de 2361 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1337 mm e 1357 mm, respectivamente. O peso total do veículo é de 830 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, e a traseira também é independente com feixe de molas semielípticas. Os freios dianteiros são a disco sólido, e os traseiros são a tambor. A direção não assistida tem um diâmetro de giro de 10 metros, o que pode ser um desafio em manobras apertadas.

Os pneus dianteiros e traseiros têm dimensões de 145/80 R13, com altura do flanco de 116 mm. O estepe segue a mesma configuração, garantindo uniformidade em caso de substituição.

Preço aproximado do Uno Mille

Ficha Técnica do Fiat Uno Mille Economy 1.0 2013

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Fiat Uno Mille Economy 1.0 2013

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fiat Uno Mille de Segunda Geraçõ: Vale a pena comprar usado?

O Fiat Uno Mille faz parte da segunda geração desse icônico modelo, que esteve em produção no Brasil de 1984 até 2013. Conhecido pela simplicidade e pelo baixo custo de manutenção, o Uno Mille se destacou como um dos carros mais populares e econômicos do país. Mesmo sem os avanços tecnológicos dos modelos mais recentes, ele permanece uma opção atraente para quem busca um veículo confiável e barato para o dia a dia.

Optar por um Fiat Uno Mille 2010 usado pode ser uma decisão acertada, principalmente para quem prioriza economia e facilidade de manutenção. O modelo é reconhecido pelo consumo de combustível eficiente e pela ampla disponibilidade de peças no mercado, o que reduz os custos com reparos. No entanto, é importante lembrar que o carro não oferece os recursos de segurança e conforto encontrados em veículos mais modernos, como airbags e ABS, presentes apenas nas últimas versões antes do encerramento da linha.

Ao considerar a compra de um Fiat Uno Mille 2010, alguns pontos precisam ser analisados com cuidado. Verificar o estado do motor e da transmissão é fundamental, especialmente em veículos com alta quilometragem, pois o desgaste desses componentes pode ser significativo. Outro item importante é a suspensão, que pode sofrer danos em veículos que rodaram bastante em estradas irregulares. Além disso, certifique-se de que a manutenção foi realizada regularmente e se o carro tem um histórico de revisões adequado.

A inspeção da lataria e dos pneus também é crucial. Devido à simplicidade do Uno Mille, é comum encontrar veículos que passaram por reparos mal feitos, o que pode comprometer a estrutura. Verifique possíveis sinais de ferrugem e vazamentos, e, se possível, solicite um laudo cautelar para garantir que o carro não sofreu acidentes graves. A documentação também deve estar em dia, para evitar problemas futuros.

O Mille pode ser uma boa opção de compra usada, especialmente para quem busca um carro econômico, de manutenção simples e com bom desempenho para o dia a dia. No entanto, é essencial fazer uma avaliação cuidadosa do estado geral do veículo antes de fechar negócio, garantindo que ele não apresente problemas ocultos que possam gerar custos altos no futuro.

*GuiaDeUsados e Webmotors.