O Ford EcoSport Freestyle 1.6 2013 consolidou seu espaço no mercado brasileiro como um dos SUVs compactos mais acessíveis e versáteis da época. Ideal para quem busca um veículo com posição elevada de dirigir, boa capacidade para encarar trechos urbanos e algumas estradas de terra, ele ainda se destaca por recursos como direção elétrica, freios ABS e controle de subida. Com motor flex de até 115 cv, é uma boa escolha para deslocamentos diários e viagens curtas. No entanto, seu consumo elevado para um motor 1.6 e o espaço interno limitado no banco traseiro podem desagradar famílias maiores ou motoristas mais exigentes.
Pontos Principais:
Entre os principais defeitos relatados por proprietários estão falhas no sistema de embreagem, desgaste precoce de itens da suspensão e problemas com sensores, como o de temperatura. Por outro lado, o EcoSport Freestyle compensa com um design robusto, manutenção relativamente acessível e peças fáceis de encontrar. É importante lembrar que o acabamento interno, composto em grande parte por plástico rígido, pode apresentar desgastes visíveis em modelos mais rodados. O porta-malas, com 362 litros, é suficiente para o básico, mas está longe de ser espaçoso.
Para quem planeja comprar este modelo usado, é essencial verificar o histórico de manutenção e dar atenção especial à suspensão, pois o carro é conhecido por encarar pisos irregulares com frequência. Inspecione também o funcionamento do ar-condicionado e possíveis ruídos vindos do motor ou do câmbio, especialmente em veículos com alta quilometragem. Optar por modelos bem cuidados, com manutenções registradas e revisões realizadas em concessionárias ou mecânicos de confiança, pode evitar dores de cabeça. Teste o veículo antes de fechar negócio e negocie, se necessário, a inclusão de serviços como alinhamento ou troca de peças desgastadas.
O desempenho é um ponto de destaque. Equipado com um motor de 1.6 litros, quatro cilindros em linha, com aspiração natural e comando de válvulas duplo no cabeçote, este modelo oferece uma potência máxima de 110 cv (gasolina) ou 115 cv (álcool) a 6.000 rpm. O torque é de 15,7 kgfm (gasolina) ou 15,9 kgfm (álcool) a 4.750 rpm.
Com uma transmissão manual de 5 marchas e tração dianteira, o veículo atinge uma velocidade máxima de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos. A plataforma utilizada é a b-car, garantindo boa estabilidade e dirigibilidade no segmento.
Este modelo apresenta uma relação peso/potência de 10,81 kg/cv, o que contribui para um desempenho equilibrado tanto em ambientes urbanos quanto rodoviários, ideal para o porte compacto do veículo.
O consumo de combustível é eficiente para a categoria. No ciclo urbano, registra 7 km/l com álcool e 10,2 km/l com gasolina. Já no rodoviário, alcança 8,2 km/l (álcool) e 11,8 km/l (gasolina).
A autonomia no tanque de 52 litros reflete essa eficiência, possibilitando 364 km em áreas urbanas e até 530 km com gasolina em rodovias. Com álcool, a autonomia é de 426 km em estradas, reforçando sua viabilidade para viagens de média distância.
O interior é bem pensado para oferecer conforto e praticidade. Com capacidade para cinco ocupantes, possui bancos revestidos em tecido de qualidade e espaço interno suficiente para acomodar passageiros com conforto. O porta-malas oferece 362 litros, ideal para bagagens ou compras do dia a dia.
Entre os itens de conforto, destacam-se ar-condicionado, direção assistida elétrica, controle elétrico dos vidros e dos retrovisores, e ajuste de altura para o banco do motorista. O volante multifuncional possui ajustes de altura e profundidade, contribuindo para uma posição de direção ergonômica.
A carga útil é de 433 kg, atendendo às necessidades de um uso urbano e viagens familiares. O banco traseiro bipartido e rebatível adiciona versatilidade ao espaço, permitindo o transporte de itens maiores quando necessário.
O modelo apresenta dimensões compactas e robustas. Com comprimento de 4.241 mm, largura de 1.785 mm, altura de 1.696 mm e uma distância entre-eixos de 2.521 mm, oferece boa estabilidade e facilidade de manobra. A altura mínima do solo é de 200 mm, garantindo segurança em terrenos irregulares.
A suspensão dianteira independente tipo McPherson, com molas helicoidais, e a traseira com eixo de torção, também com molas helicoidais, oferecem um equilíbrio adequado entre conforto e firmeza.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambor. A direção é elétrica, com um diâmetro de giro de 10,65 metros, assegurando boa dirigibilidade em ambientes urbanos. Os pneus são 205/60 r16, tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe, com altura do flanco de 123 mm.
Fonte: Webmotors, Icarros, Autossegredos, Motor1 e Media.