O Toyota Corolla XEi 2.0 2015 é um dos sedãs médios mais procurados no mercado de usados, graças à sua reputação de confiabilidade e conforto. Equipado com um motor 2.0 flex de 154 cv (etanol), associado a uma transmissão CVT de excelente desempenho, ele atende bem tanto motoristas urbanos quanto aqueles que percorrem longas distâncias em rodovias. Este modelo se destaca pela eficiência no consumo de combustível, especialmente para a sua categoria, e pelo pacote de itens de série que inclui ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro e central multimídia. Além disso, a suavidade de rodagem e o espaço interno generoso fazem do Corolla uma opção sólida para famílias e executivos que valorizam praticidade e conforto.
Pontos Principais:
Embora o Corolla XEi 2015 tenha muitos pontos positivos, há aspectos que merecem atenção ao considerar um usado. Um dos defeitos relatados por alguns proprietários é o desgaste prematuro da suspensão em regiões com pavimentação irregular, além de ruídos internos que podem surgir ao longo do tempo. No entanto, a durabilidade mecânica do motor e da transmissão compensa esses pequenos inconvenientes. Outro ponto a observar é o custo das peças de reposição, que tende a ser mais elevado em comparação com alguns concorrentes diretos, mas é compensado pela baixa frequência de reparos.
Antes de fechar negócio, é essencial verificar o histórico do veículo, incluindo as revisões realizadas em concessionárias, para evitar surpresas desagradáveis. Preste atenção em sinais de desgaste excessivo na suspensão e nas condições dos pneus. Também é recomendável fazer um test-drive para verificar possíveis ruídos no câmbio CVT ou falhas no ar-condicionado. Ao negociar, priorize veículos com quilometragem razoável e, de preferência, de procedência confiável. Com os cuidados certos, o Corolla XEi 2.0 2015 pode ser uma compra acertada, combinando conforto, durabilidade e valorização no mercado.
O desempenho é um dos destaques, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e velocidade máxima de 199 km/h. O motor é um 4 cilindros em linha, instalado na posição dianteira, com aspiração natural e alimentação por injeção multiponto. Conta com 1986 cm³ de deslocamento, entregando até 154 cv de potência máxima (álcool) e 143 cv (gasolina) a 5600 rpm. O torque é de 20,3 kgfm (álcool) e 19,4 kgfm (gasolina) a 4800 rpm. A relação peso/potência é de 8,41 kg/cv. A plataforma utilizada é a new mc, com tração dianteira e câmbio cvt de 7 marchas, acoplado a um conversor de torque.
O consumo urbano é de 7,2 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Em rodovias, os números são de 8,8 km/l (álcool) e 12,6 km/l (gasolina). A autonomia na cidade chega a 432 km com álcool e 636 km com gasolina. Já na estrada, alcança 528 km com álcool e impressionantes 756 km com gasolina, graças ao tanque de combustível de 60 litros.
O interior é espaçoso, oferecendo conforto para até 5 ocupantes. Conta com um porta-malas de 470 litros, ideal para viagens. Os bancos são revestidos em couro, com ajustes de altura no banco do motorista e no volante (em altura e profundidade). Há apoio de braço para o motorista e apoio central no banco traseiro. A praticidade é ampliada com o banco traseiro bipartido e rebatível, além de luzes no porta-malas, no porta-luvas e luz de teto traseira.
Para o entretenimento, possui rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, navegador GPS, TV digital e DVD player.
O computador de bordo e o volante multifuncional adicionam praticidade. No quesito segurança, há freios ABS, airbags frontais e laterais, ISOFIX para cadeiras infantis, e cintos de três pontos para todos os ocupantes.
A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, enquanto a traseira é de eixo de torção, ambas com molas helicoidais como elemento elástico. O peso total é de 1295 kg, com carga útil de 375 kg. Em termos de medidas, o comprimento é de 4620 mm, a largura de 1775 mm, a altura de 1475 mm e a distância entre-eixos de 2700 mm. A altura mínima do solo é de 155 mm, e as bitolas dianteira e traseira são de 1519 mm e 1521 mm, respectivamente.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a disco sólido. A direção possui assistência elétrica e o diâmetro de giro é de 10,8 metros. Os pneus têm dimensões de 205/55 r16, proporcionando estabilidade e segurança.
Fonte: OLX, Webmotors, G1, Motor1 e AutoEsporte.