O Chevrolet Onix Joy é a versão mais barata de um dos carros mais vendidos do Brasil, com preço baixo e bastante espaço interno, o veículo agrada no mercado de carros usados (conheça o novo Onix 2023).
Embora o visual da versão Joy seja o mesmo da primeira geração, lançado em 2013, medida adotada pela Chevrolet para manter o baixo preço, ao passar dos anos o carro recebeu melhorias mecânicas colocando-o como uma boa opção de compra, mesmo se comparado à modelos mais modernos de outras marcas.
Indo na contramão do que as demais montadoras estão fazendo com seus carros mais novos, equipando-os com motores modernos de 3 cilindros, a Chevrolet manteve mesmo motor de 4 cilindros, antigo da montadora apresentado ainda na família Corsa.
Porém, para a versão as últimas versões produzidas, a montadora fez algumas melhorias no radiador e central eletrônica que o deixaram bem competente, mais suave e linear, e junto com o câmbio de 6 marchas, ganhou um fôlego a mais, se tornando bastante eficiente e econômico principalmente na estrada.
O sedã de entrada da Chevrolet é conhecido como Onix Joy Plus, ele também é bem equipado.
Na parte externa, o Joy Plus tem alterações no capô, grade, faróis, tampa do porta-malas, lanternas e para-choques. Outra diferença é a opção de acabamento Black, que agrega luz de posição diurna em LED, rodas aro 15 com calotas escurecidas, maçanetas pintadas na mesma cor da carroceria, logo Chevrolet com fundo preto e moldura da grade e retrovisor em preto brilhante.
O carro conta com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, transmissão com seis marchas e comando elétrico das travas e vidros são equipamentos de série em todas configurações. Já o sistema multimídia, o sensor de estacionamento traseiro e o ajuste eletrônico dos retrovisores externos, por exemplo, eram ofertados como acessórios.
Equipado com o motor 1.0 SPE/4 ECO, transmissão manual de 6 velocidades e direção elétrica, o Onix Joy surpreende no desempenho e consumo. O tanque com capacidade de aproximadamente 50 litros dá uma autonomia de mais de 800km rodando na estrada.
O consumo do carro é de 15,3 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol) na estrada e 12,9 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) na cidade.
O visual da versão Joy é o mesmo da primeira versão do Onix, mas ainda se mantém atual e bem resolvido. No exterior conta com faróis cromados, grade frontal na cor preta e para-choque pintado na cor do veículo. Internamente o Joy é simples, mas apresenta materiais de boa qualidade e um acabamento muito bom, não se vê rebarbas e nem peças mal encaixadas, ainda que seja o carro mais barato da marca. O principal destaque internamente do Onix Joy é sem dúvida seu espaço, um dos melhores da categoria, levando tranquilamente 5 ocupantes sem problema.
Quando falamos em segurança, alguns itens são fundamentais, e embora o Onix Joy seja a versão mais barata do modelo, ainda assim oferece airbag duplo, freios ABS com EBD, alerta de pressão dos pneus e aviso sonoro para cinto de segurança do motorista.