O Chevrolet Onix LT 1.4 AT 2018 é uma escolha atrativa para quem busca um carro compacto, confortável e confiável no mercado de usados. Com motor 1.4 flex e câmbio automático de seis marchas, ele atende bem às necessidades de quem utiliza o veículo principalmente na cidade, mas também oferece um desempenho satisfatório em viagens curtas. Além disso, sua central multimídia MyLink, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, agrada quem valoriza tecnologia a bordo. Seu consumo é razoável, com médias de 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, o que o torna uma opção econômica para muitos motoristas.
Pontos Principais:
No entanto, como todo carro usado, o Onix LT 1.4 AT 2018 possui pontos positivos e negativos. Entre os destaques, estão o baixo custo de manutenção e a ampla disponibilidade de peças, fatores que reduzem os gastos em eventuais reparos. Por outro lado, alguns donos relatam que o isolamento acústico é inferior ao esperado, deixando o ruído do motor mais perceptível na cabine. Além disso, o porta-malas de 289 litros pode ser pequeno para famílias que precisam transportar muita bagagem. Também é importante verificar possíveis desgastes no câmbio automático, que, embora confiável, pode apresentar falhas se não tiver recebido manutenção adequada.
Ao considerar a compra de um Onix usado, algumas precauções são essenciais. Verifique o histórico de revisões, certificando-se de que a manutenção foi realizada regularmente, especialmente no câmbio. Teste o sistema de transmissão para garantir que as trocas de marcha são suaves e sem trancos. Inspecione o estado da suspensão, já que é comum desgaste em veículos urbanos, e fique atento a possíveis sinais de ferrugem, principalmente em regiões com alta umidade. Por fim, sempre consulte um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro antes de fechar o negócio. Seguindo essas dicas, o Onix pode ser uma excelente opção para quem busca um compacto confiável e confortável.
O veículo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, disposto de forma transversal, com 4 cilindros em linha. Ele possui um deslocamento de 1.389 cm³, com potência máxima de 106 cv quando abastecido com álcool e 98 cv com gasolina, ambas entregues a 6.000 rpm. O torque máximo é de 13,9 kgfm (álcool) ou 12,9 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm. O sistema de alimentação é por injeção multiponto, com comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada.
A plataforma utilizada é a gamma ii, combinada a um sistema de tração dianteira e transmissão automática de 6 marchas, acoplada a um conversor de torque. Esse conjunto permite uma velocidade máxima de 171 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos.
O consumo em ciclo urbano é de 7,9 km/l com álcool e 11,7 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, o consumo aumenta para 9,6 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina. Isso se traduz em uma autonomia aproximada de 427 km (urbana) e 518 km (rodoviária) com álcool. Quando abastecido com gasolina, as autonomias são de 632 km (urbana) e 751 km (rodoviária).
O espaço interno comporta até 5 ocupantes com conforto, graças a um banco traseiro rebatível e ajustes de altura no banco do motorista. A capacidade do porta-malas é de 280 litros, enquanto a carga útil suportada é de até 375 kg.
O interior oferece recursos de conforto e praticidade, como ar-condicionado com uma zona, direção assistida elétrica, controle elétrico dos vidros dianteiros e volante ajustável em altura. Há também luz no porta-luvas, alças de segurança no teto e comando interno para abertura do tanque de combustível e do porta-malas.
O veículo tem comprimento de 3.933 mm, largura de 1.705 mm, altura de 1.476 mm e distância entre-eixos de 2.528 mm. A bitola dianteira é de 1.487 mm, enquanto a traseira é de 1.493 mm. A altura mínima do solo é de 120 mm.
O peso total é de 1.067 kg, com uma distribuição adequada para seu porte compacto. A suspensão dianteira é independente, do tipo mcpherson, com mola helicoidal. Já a traseira utiliza eixo de torção, também com mola helicoidal. Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira.
Os pneus possuem medidas 185/65 r15 tanto na dianteira quanto na traseira, e o estepe é de tamanho 115/70 r16. O diâmetro de giro do veículo é de 10,4 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos.
Fonte: AutoEsporte, iCarros e MobiAuto.