O Honda Civic LXR 2.0 2014 é uma opção popular no mercado de carros usados. Mas será que vale a pena investir em um modelo com mais de uma década de uso? Antes de decidir, é importante saber o que observar ao comprar um carro usado e conhecer todos os detalhes desse modelo específico.
Comprar um carro usado sempre envolve certos riscos, mas o Honda Civic LXR 2.0 2014 apresenta vantagens que podem atrair muitos compradores. Este modelo possui um motor 2.0 flex, que entrega até 155 cv com etanol, tornando-o competitivo em termos de desempenho. No entanto, antes de adquirir um veículo como este, alguns pontos precisam ser analisados com atenção.
Um dos primeiros fatores a considerar é o estado geral do motor e da transmissão. O Civic LXR 2.0 2014 tem uma aspiração natural e utiliza uma transmissão automática de cinco marchas. Verifique se há registros de manutenção regulares, como trocas de óleo e reparos na transmissão, para garantir que o veículo esteja em boas condições de funcionamento.
Outro aspecto relevante é o consumo de combustível. Este modelo consome, em média, 6,5 km/l com etanol na cidade e 9,4 km/l na estrada. Para quem busca economia, esse não é o carro mais eficiente, mas pode oferecer autonomia satisfatória dependendo do tipo de condução.
A desvalorização do Honda Civic LXR 2.0 2014 é de 5,87%, um percentual considerado razoável para um carro dessa categoria e idade. Entretanto, é importante considerar outros custos ao comprar um carro usado, como IPVA, seguro e revisões. Ao avaliar o conforto e a segurança, o Civic LXR 2.0 2014 vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS, airbags frontais, câmbio automático e rodas de liga leve. Verifique se todos os sistemas de segurança e conforto estão funcionando corretamente, pois reparos nessas áreas podem ser caros.
Além disso, o espaço interno e o porta-malas são adequados para famílias, com capacidade de 449 litros no porta-malas e espaço para até cinco ocupantes. Avalie o estado de conservação do interior do carro, como bancos e painel, já que o desgaste natural pode afetar o valor de revenda no futuro.
É essencial verificar o histórico de procedência do veículo. Certifique-se de que não há pendências financeiras, multas ou sinistros registrados. Um histórico claro de propriedade e manutenção aumenta significativamente a confiabilidade de um carro usado.
Desempenho, motor e potência
O motor do Honda Civic LXR 2.0 2014 é dianteiro, aspirado e transversal, com 155 cv (A) e 150 cv (G) a 6300 rpm. Torque máximo de 19,5 kgfm (A) e 19,3 kgfm (G) a 4800 rpm.
O veículo possui um motor de quatro cilindros em linha com aspiração natural e deslocamento de 1997 cm³. A potência máxima entregue é de 155 cv, quando abastecido com etanol, e 150 cv com gasolina, ambos a 6300 rpm. O torque também varia conforme o combustível, sendo 19,5 kgfm com etanol e 19,3 kgfm com gasolina, a 4800 rpm. O motor tem comando de válvulas único no cabeçote, acionado por corrente, com tuchos mecânicos e variação no comando de admissão.
Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, o veículo atinge a velocidade máxima de 190 km/h. A transmissão é automática de cinco marchas, e a tração é dianteira. Essa configuração resulta em uma relação peso/potência de 8,35 kg/cv, o que impacta diretamente no desempenho e resposta do veículo.
Consumo e autonomia
O consumo de combustível varia de acordo com o tipo de combustível. Abastecido com etanol, o carro faz 6,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Já com gasolina, os números são mais eficientes: 9,2 km/l em áreas urbanas e 12,8 km/l em rodovias. A autonomia urbana chega a 371 km com etanol e 524 km com gasolina. Em trechos rodoviários, a autonomia é de 536 km com etanol e 730 km com gasolina, graças ao tanque de combustível com capacidade para 57 litros.
Interior
A transmissão do Honda Civic LXR 2.0 2014 é automática de 5 marchas com tração dianteira. A direção conta com assistência elétrica, garantindo um bom controle em curvas e manobras.
O espaço interno do carro é adequado para cinco ocupantes, com bancos revestidos em couro e diversos itens de conforto, como ar-condicionado automático, controle de velocidade e apoio de braço central. O banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto os cintos de segurança são ajustáveis e equipados com sistemas de retenção ISOFIX para cadeiras infantis.
O porta-malas tem uma capacidade de 449 litros, o que oferece espaço adequado para uma família de até cinco pessoas. O banco traseiro é rebatível, permitindo expandir a área de carga quando necessário.
Medidas
O sistema de suspensão dianteira é independente McPherson e traseira com braços sobrepostos. Os freios são discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Pneus 205/55 R16.
Com 4525 mm de comprimento, 1755 mm de largura e 1450 mm de altura, o veículo oferece uma boa proporção para seu porte médio. A distância entre eixos é de 2668 mm, contribuindo para o espaço interno e conforto dos passageiros. O peso do carro é de 1294 kg, com uma carga útil de 414 kg.
A suspensão dianteira utiliza o sistema McPherson independente com molas helicoidais, enquanto a traseira tem braços sobrepostos também com molas helicoidais. Isso proporciona uma condução equilibrada e estável. O sistema de freios inclui discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com direção assistida eletricamente. Os pneus têm as medidas de 205/55 R16.
Preços aproximados da linha 2014
- Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 4p – Preço Aproximado: R$ 61.121
- Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p – Preço Aproximado: R$ 64.681
- Civic Sedan LXR 2.0 Flexone 16V Aut. 4p – Preço Aproximado: R$ 66.646
- Civic Sedan EXR 2.0 Flexone 16V Aut. 4p – Preço Aproximado: R$ 71.953
- Civic Coupe Si 2.4 16V 206cv Mec. 2p – Preço Aproximado: R$ 137.083
Ficha Técnica do Honda Civic LXR 2.0 2014
O consumo urbano do Honda Civic LXR 2.0 é de 6,5 km/l com álcool e 9,2 km/l com gasolina. Já no rodoviário, ele faz 9,4 km/l (A) e 12,8 km/l (G), otimizando seu rendimento.
Geral
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Configuração: Sedan
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 9
- Série: FB
- Procedência: Nacional
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Tuchos: Mecânicos
- Variação do comando: Admissão
- Cilindrada unitária: 499 cm³
- Acionamento do comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 81 mm
- Razão de compressão: 10,6:1
- Curso do pistão: 96,9 mm
- Deslocamento: 1997 cm³
- Potência máxima: 155 cv (A) / 150 cv (G) a 6300 rpm
- Código do motor: R20Z1
- Torque máximo: 19,5 kgfm (A) / 19,3 kgfm (G) a 4800 rpm
- Peso/potência: 8,35 kg/cv
- Torque específico: 9,8 kgfm/litro
- Peso/torque: 66,4 kg/kgfm
- Potência específica: 77,6 cv/litro
- Viscosidade do óleo: 0W-20
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automático de 5 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Freios dianteiros: Disco ventilado
- Freios traseiros: Disco sólido
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 10,6 m
Pneus
- Pneus dianteiros: 205/55 R16
- Pneus traseiros: 205/55 R16
- Altura do flanco dianteiro: 113 mm
- Altura do flanco traseiro: 113 mm
Dimensões
- Comprimento: 4525 mm
- Largura: 1755 mm
- Altura: 1450 mm
- Distância entre-eixos: 2668 mm
- Porta-malas: 449 litros
- Tanque de combustível: 57 litros
- Peso: 1294 kg
- Carga útil: 414 kg
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,28
- Área frontal: 2,16 m²
- Área frontal corrigida: 0,605 m²
Desempenho
- Velocidade máxima: 190 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 10,9 s
Consumo
- Consumo urbano: 6,5 km/l (A), 9,2 km/l (G)
- Consumo rodoviário: 9,4 km/l (A), 12,8 km/l (G)
Autonomia
- Autonomia urbana: 371 km (A), 524 km (G)
- Autonomia rodoviária: 536 km (A), 730 km (G)
Equipamentos do Honda Civic LXR 2.0 2014
O veículo vem equipado com freios ABS, airbags frontais, câmera traseira, ar-condicionado automático, controle elétrico dos vidros, CD player, Bluetooth e volante multifuncional.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Alarme antifurto perimétrico
- Câmera traseira para manobras
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Faróis com refletores duplos
- Faróis de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Rodas de liga leve
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro bipartido e rebatível
- Destravamento remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas e no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Alças de segurança no teto
Entretenimento
- Rádio
- CD player
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Indicador de temperatura externa
Fonte: Webmotors, OLX, GuiaDeUsados e MercadoLivre.