Guia de Usados: Vale a pena comprar um Toyota Corolla GLi 1.8 Automático 2015 sedan usado?

O Toyota Corolla GLi 1.8 AT 2015 é uma das opções mais buscadas no mercado de seminovos. Este artigo aborda os principais pontos de atenção ao considerar a compra desse modelo usado, com dicas para avaliar o estado geral do veículo e garantir uma boa compra.
Publicado em Usados dia 9/09/2024 por Alan Corrêa

A compra de um Toyota Corolla GLi 1.8 AT 2015 usado pode ser uma decisão acertada, desde que o comprador observe com atenção alguns detalhes importantes antes de fechar o negócio. Com uma desvalorização de 7,32% e um valor médio de mercado de R$ 73.263, esse sedan médio ainda entrega uma boa relação custo-benefício. No entanto, ao avaliar um carro usado, é fundamental verificar o estado geral do veículo para evitar surpresas.

Comece verificando o histórico de manutenção. Um carro bem cuidado pode apresentar menor desgaste nas peças mecânicas e na suspensão. A suspensão dianteira do Corolla GLi 2015 usa o sistema McPherson, que é durável, mas deve ser inspecionado para detectar possíveis desgastes nos amortecedores ou molas helicoidais. O eixo de torção traseiro também merece atenção, especialmente se o carro já rodou muitos quilômetros.

Outro ponto importante é o motor. O Toyota Corolla GLi 1.8 possui um motor flex que entrega até 144 cv, com um torque máximo de 18,4 kgfm. Embora a motorização seja robusta, verifique se há vazamentos de óleo, estado da correia de comando e o nível de ruído do motor. Além disso, o câmbio CVT de 7 marchas deve ser testado para garantir que as trocas estejam suaves, sem trancos ou ruídos estranhos, especialmente considerando o uso anterior do veículo.

Desempenho, motor e potência

O modelo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural e possui alimentação por injeção multiponto, com uma configuração de 4 cilindros em linha. A cilindrada total é de 1798 cm³, com uma potência máxima de 144 cv com álcool e 139 cv com gasolina, atingindo o pico de potência a 6000 rpm. O torque máximo alcança 18,4 kgfm com álcool e 17,7 kgfm com gasolina, a 4800 rpm.

A aceleração de 0 a 100 km/h é registrada em 11 segundos, com uma velocidade máxima de 186 km/h. O peso do veículo de 1260 kg resulta em uma relação peso/potência de 8,75 kg/cv e uma potência específica de 80,1 cv por litro. O torque específico atinge 10,2 kgfm por litro, e a razão de compressão é de 12:1, o que contribui para um desempenho equilibrado tanto em rodovias quanto em áreas urbanas.

O câmbio utilizado é do tipo CVT com 7 marchas e tração dianteira, sendo o acoplamento feito por conversor de torque. A plataforma utilizada é a New MC, parte da série E170, que garante uma estabilidade elevada durante a condução, especialmente em curvas e velocidades mais altas.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível varia conforme o tipo utilizado. Quando abastecido com álcool, o consumo urbano é de 7,8 km/l, enquanto em rodovias chega a 9,2 km/l. Já com gasolina, o consumo melhora, atingindo 11,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Com um tanque de combustível de 60 litros, a autonomia urbana com álcool é de 468 km e na estrada, 552 km. Quando abastecido com gasolina, a autonomia urbana chega a 684 km, enquanto nas estradas pode atingir até 792 km. Esses números oferecem um excelente balanço para quem busca um carro eficiente em longas viagens, sem a necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.

Interior

O interior é bem projetado, acomodando até 5 pessoas com conforto. O banco do motorista conta com ajuste de altura, e o volante tem ajustes de altura e profundidade, o que facilita encontrar uma posição de condução adequada. Os vidros elétricos estão presentes nas portas dianteiras e traseiras, além de controles elétricos para os retrovisores. Há também apoio de braço para o motorista e diversas opções de luzes internas, incluindo no porta-malas e porta-luvas.

O porta-malas oferece uma capacidade de 470 litros, o que é suficiente para viagens em família ou transporte de cargas moderadas. O banco traseiro é rebatível, ampliando o espaço disponível para acomodação de objetos maiores, se necessário.

Medidas

Em termos de suspensão, o veículo conta com um sistema independente McPherson na dianteira, com molas helicoidais como elemento elástico. Na traseira, a suspensão é composta por um eixo de torção, também com molas helicoidais. O sistema de freios inclui discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, o que garante uma frenagem eficiente em diversas condições de estrada.

As dimensões do veículo incluem um comprimento de 4620 mm, largura de 1775 mm, altura de 1475 mm e uma distância entre eixos de 2700 mm. A altura mínima do solo é de 155 mm, e o peso total é de 1260 kg, com uma carga útil de até 375 kg.

Os pneus dianteiros e traseiros têm as mesmas dimensões: 205/55 R16, com uma altura de flanco de 113 mm. Esses pneus, combinados com a direção elétrica, proporcionam um diâmetro de giro de 10,8 metros, o que facilita manobras em espaços urbanos mais estreitos.

Preço aproximado

O preço médio do modelo no mercado de usados gira em torno de R$ 75 mil, uma oferta competitiva considerando o conjunto de itens de segurança e conforto presentes no veículo. O modelo conta com equipamentos como freios ABS, airbags frontais e laterais, alarme antifurto e sistema de fixação ISOFIX para cadeiras infantis, o que o torna uma opção atraente para quem busca um veículo usado confiável e bem equipado.

Ficha Técnica do Toyota Corolla GLi 1.8 AT 2015

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Toyota Corolla GLi 1.8 AT 2015

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: GuiaDeUsados, Webmotors e iCarros.