O GWM Haval H4 é um SUV que utiliza a plataforma LMN, a mesma do H6. Este veículo tem as seguintes dimensões: 4,47 metros de comprimento, 2,70 metros de entre-eixos, 1,81 metros de largura e 1,62 metros de altura. A escolha dessas dimensões situa o H4 em uma categoria de SUVs compactos, comparável em tamanho a vários outros modelos no mercado brasileiro.
O design do H4 é inspirado no Jolion, um outro modelo da marca. O veículo foi planejado para oferecer espaço adequado tanto para passageiros quanto para bagagens, característica relevante para a categoria de SUVs compactos. O design também visa atender às normas de segurança e eficiência aerodinâmica, aspectos importantes para a performance geral do veículo.
O lançamento do H4 no mercado brasileiro segue uma tendência de crescimento no segmento de SUVs. Este tipo de veículo tem ganhado popularidade por combinar a utilidade de um carro de passeio com a robustez de um veículo de maior porte, sendo adequado tanto para o uso urbano quanto para viagens.
O H4 será equipado com um sistema de propulsão híbrido. O motor a combustão é um 1.5 turbo de quatro cilindros com ciclo Miller, capaz de gerar 171 cv de potência e 29 kgfm de torque. Complementar a isso, há um motor elétrico dianteiro que adiciona 136 cv e 25 kgfm de torque. A combinação resulta em uma potência total de 243 cv e um torque de 54 kgfm.
A transmissão no H4 é uma automatizada de dupla embreagem com duas marchas mecânicas. O sistema é complementado pelo motor elétrico, que ajuda no controle das relações de marcha. Esse tipo de transmissão é escolhido para melhorar a eficiência do veículo, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
A configuração híbrida do H4, denominada HEV (híbrida plena), é a única opção inicialmente disponível. Esta escolha reflete uma estratégia da GWM de focar em tecnologias que possam reduzir o impacto ambiental e oferecer alternativas mais sustentáveis de transporte, alinhadas com as políticas globais de redução de emissões.
Inicialmente, o H4 será comercializado na versão HEV, sem a opção de uma versão PHEV (híbrida plug-in) que oferece maior capacidade de bateria e pode ser recarregada diretamente da rede elétrica. A decisão de limitar as opções disponíveis reflete uma estratégia de entrada cautelosa no mercado, avaliando a aceitação do consumidor antes de expandir as ofertas.
A GWM também planeja introduzir a versão PHEV do H4, que será convertida para utilizar combustível flex. Esta versão está prevista para ser produzida a partir do segundo semestre de 2025 na fábrica de Iracemápolis. A introdução deste modelo visa oferecer mais opções aos consumidores, além de adaptar o veículo às particularidades do mercado brasileiro, onde os combustíveis flex são muito populares.
Estes planos estão alinhados com as estratégias da GWM de expandir sua presença no mercado brasileiro, oferecendo veículos que atendam às demandas locais por tecnologias mais limpas e eficientes. A aposta em tecnologias híbridas e plug-in também coloca a empresa em uma posição competitiva em um mercado que está cada vez mais voltado para soluções sustentáveis de mobilidade.
A produção do Haval H4 será realizada na planta de Iracemápolis, que foi adquirida da Mercedes-Benz. A escolha desta localização para a montagem dos veículos reflete a intenção da GWM de se estabelecer firmemente no mercado brasileiro, utilizando instalações que já possuem infraestrutura adequada para a produção automotiva.
A decisão de iniciar a produção com o H4, e não com a picape Poer como inicialmente planejado, foi influenciada pela recente política de tributação de veículos híbridos e elétricos importados. Essa mudança nos planos demonstra a capacidade de adaptação da empresa às dinâmicas econômicas e regulatórias locais.
A produção local do H4 está prevista para começar no segundo semestre deste ano, o que deve contribuir para a economia local através da criação de empregos e desenvolvimento tecnológico. Essa iniciativa também pode ajudar a reduzir os custos de aquisição do veículo para os consumidores brasileiros, ao diminuir a necessidade de importação de componentes e veículos acabados.
O preço aproximado do GWM Haval H4 ainda não foi anunciado oficialmente. No entanto, espera-se que o valor do SUV fique situado na faixa entre R$ 110 mil e R$ 150 mil. Essa estimativa leva em consideração os custos de produção local, as características do veículo e sua posição no mercado de SUVs compactos híbridos. A definição do preço será crucial para determinar a competitividade do H4 no mercado brasileiro, frente a outros modelos similares.
*Com informações do GWM, Wikipedia, Terra, Autoesporte e Mobiauto.