A Honda NXR 160 Bros 2025 chegou ao mercado com uma série de atualizações que prometem manter o modelo no topo das preferências dos motociclistas brasileiros. A motocicleta, que combina versatilidade, robustez e economia, passou por melhorias técnicas e estéticas, oferecendo ainda mais segurança e desempenho. A grande novidade desta nova safra é a introdução da versão com sistema de freios ABS, somada à versão tradicional com CBS, garantindo opções adaptáveis a diferentes perfis de motociclistas.
A Bros, uma das motos trail de entrada mais conhecidas da Honda, continua com o motor flexível, transmissão revisada e novas tecnologias que a tornam mais moderna e eficiente. Veja a seguir um panorama detalhado sobre as principais mudanças e características que definem a nova geração da Honda NXR 160 Bros 2025.
Pontos Principais:
O motor da Honda NXR 160 Bros 2025 é um monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft) de 162,7 cc, com tecnologia flex, permitindo o uso de etanol ou gasolina. A potência é de 14,3 cv com etanol e 14,2 cv com gasolina, enquanto o torque máximo é de 1,45 kgf.m com etanol e 1,44 kgf.m com gasolina. Este motor deriva do utilizado nas populares Honda CG 160, conhecido por sua robustez e confiabilidade.
Uma das inovações introduzidas na Bros 2025 é o novo sistema de filtro de combustível, agora separado da bomba, o que diminui o custo de manutenção, sem comprometer o desempenho. Outra característica importante é que a moto atende integralmente às exigências do PROMOT 5, legislação ambiental que visa a redução de emissões de gases poluentes e de ruído. Assim, a Bros 2025 não só está mais silenciosa como também menos poluente, alinhando-se às tendências de sustentabilidade.
A transmissão da Bros também foi revista. A nova quinta marcha mais longa melhora o desempenho em velocidades de cruzeiro, especialmente em rodovias. Com essa mudança, o consumo de combustível foi otimizado, principalmente em viagens, proporcionando maior economia, um fator sempre importante para os usuários que utilizam a moto no dia a dia.
No quesito ciclística, a Honda NXR 160 Bros 2025 segue a tradição de resistência e versatilidade. O chassi berço duplo de aço, amplamente utilizado em modelos como a Tornado e a Sahara, oferece resistência e estabilidade. A geometria do chassi foi pensada para proporcionar uma pilotagem confortável em terrenos acidentados, característica essencial em uma moto projetada para tanto o uso urbano quanto estradas de terra e trilhas.
Uma das grandes novidades da Bros 2025 está na suspensão dianteira. Agora, os tubos possuem 33 mm de diâmetro, substituindo os de 31 mm da versão anterior. Essa alteração traz maior precisão na absorção de impactos, especialmente em uso off-road, e melhora a capacidade da motocicleta de suportar condições extremas. A suspensão traseira continua sendo do tipo mola-amortecedor, associada a uma balança de aço, oferecendo um curso de 160 mm à roda traseira e 180 mm à roda dianteira, garantindo uma condução suave e confortável em diferentes tipos de terreno.
As rodas continuam sendo raiadas, com aros de aço. A roda dianteira é de 19 polegadas, enquanto a traseira tem 17 polegadas. Os pneus Pirelli MT60 equipam o modelo, proporcionando boa tração tanto em terrenos pavimentados quanto em pisos mais irregulares, como estradas de terra e brita. Tanto a versão CBS quanto a ABS vêm com freios a disco nas duas rodas, oferecendo uma frenagem eficiente e segura.
O design da Honda NXR 160 Bros 2025 foi renovado, mantendo-se alinhado às exigências do mercado. O tanque metálico, agora protegido por uma capa plástica, segue a mesma tendência observada nas séries Tornado e Sahara. Esta proteção não apenas auxilia na preservação do tanque em situações de uso intenso, mas também oferece uma aparência mais moderna e robusta.
Uma das grandes inovações estéticas está no novo farol em LED. A iluminação mais eficiente, especialmente em condições de pouca luz, garante maior visibilidade para o motociclista, aumentando a segurança. Além disso, o banco foi redesenhado, agora mais amplo e em dois níveis, proporcionando maior conforto tanto para o piloto quanto para o passageiro.
O painel de instrumentos também foi totalmente modernizado. A nova tela 100% digital inclui indicadores de marchas e de consumo de combustível, facilitando o controle da motocicleta durante a condução. Um diferencial importante é a inclusão de uma porta USB-C, localizada abaixo do painel, permitindo ao motociclista recarregar dispositivos móveis, como smartphones, durante as viagens. Este é um recurso útil, principalmente para quem utiliza a moto para deslocamentos de longa distância.
A principal diferença entre as duas versões da Bros 2025 está no sistema de freios. A versão mais acessível é a NXR 160 Bros CBS, que vem equipada com o sistema Combined Brake System. Neste sistema, ao acionar o pedal de freio traseiro, a potência de frenagem é distribuída automaticamente entre as rodas traseira e dianteira, sendo 70% da força aplicada na traseira e 30% na dianteira. A alavanca do freio dianteiro, no entanto, atua exclusivamente sobre o freio da roda da frente. Esse sistema oferece uma frenagem mais eficiente e segura, especialmente para motociclistas menos experientes, embora não impeça o travamento das rodas.
Por outro lado, a versão NXR 160 Bros ABS traz o sistema Antilock Brake System, que impede o travamento da roda dianteira em frenagens de emergência. Este sistema é especialmente eficaz em pisos de baixa aderência, como estradas de terra, cascalho ou asfalto molhado. O ABS garante maior controle da motocicleta em situações de frenagem brusca, evitando a perda de aderência e, consequentemente, o risco de acidentes.
Ambas as versões possuem freios a disco de mesmas dimensões nas duas rodas, o que garante uma eficiência de frenagem similar. No entanto, o sistema ABS é recomendado para motociclistas mais experientes ou para aqueles que trafegam frequentemente em estradas não pavimentadas ou em locais com períodos chuvosos prolongados.
A Honda NXR 160 Bros 2025 chega ao mercado com importantes atualizações, mantendo-se fiel às características que a tornaram uma das motocicletas mais vendidas do Brasil. A moto continua a ser uma opção confiável para quem busca versatilidade, economia e robustez, com a adição de novas tecnologias que ampliam seu conforto e segurança.
Com a introdução da versão ABS, a Bros 2025 se adapta a diferentes perfis de motociclistas, desde os mais iniciantes até os mais experientes, oferecendo uma opção para cada necessidade. A renovação estética, com novo farol em LED e painel digital, e as melhorias na suspensão e transmissão, fazem da nova Bros um modelo competitivo em seu segmento, reforçando a liderança da Honda no mercado de motocicletas.
A Honda NXR 160 Bros 2025 estará disponível nas concessionárias a partir de setembro, com duas opções de versões: CBS e ABS. A versão CBS tem um preço sugerido de R$ 20.490,00, enquanto a versão ABS custa R$ 21.390,00. As opções de cores incluem Cinza e Vermelho para a versão CBS, e Preto e Vermelho para a versão ABS, atendendo às preferências variadas dos consumidores. A garantia oferecida é de 3 anos, sem limite de quilometragem, e inclui óleo Pro Honda grátis em sete revisões, a partir da terceira revisão. O intervalo de manutenção foi estabelecido para cada 6.000 quilômetros ou 6 meses, sendo a primeira revisão necessária após 1.000 quilômetros ou 6 meses de uso.
A Honda NXR Bros chegou ao Brasil em 2003, oferecendo aos consumidores duas versões: uma de 125 cilindradas e outra de 150 cilindradas. O nome “Bros” foi escolhido para representar a dupla função da moto, que se adapta tanto ao uso urbano quanto em trilhas. Além disso, o nome lembra a existência de dois motores diferentes para modelos praticamente idênticos em termos de ciclística e aparência.
Pontos Principais:
A NXR Bros é herdeira de uma longa tradição de motos da Honda no Brasil, como a XL 125S (produzida entre 1984 e 1988), a XR 200R (de 1994 a 2002) e a NX 150 (de 1989 a 1992). Desde o início, o modelo se destacou pela resistência, economia de combustível e pela capacidade de enfrentar terrenos mais difíceis, características que atraíram motociclistas de várias regiões do país.
Em seu primeiro ano de vendas, a NXR Bros superou as expectativas, vendendo mais de 92 mil unidades, ficando atrás apenas da Honda CG e da C 100 Biz em número de vendas. A moto se mostrou tão popular que a Honda manteve o modelo praticamente sem mudanças até 2005, quando a versão de 125 cilindradas deixou de ser produzida.
A partir de 2009, a Honda fez uma grande atualização no modelo com a introdução do sistema de injeção eletrônica PGM-FI, substituindo o carburador. Essa alteração veio acompanhada de melhorias no design da moto, o que reforçou sua posição de destaque no mercado. No mesmo ano, foi lançada a versão Mix, que permitia o uso de gasolina e etanol, oferecendo ainda mais versatilidade aos consumidores.
Em 2012, a NXR 125 Bros retornou ao mercado como uma alternativa mais acessível à NXR 150. Porém, em 2014, a Honda lançou a NXR 160 Bros, substituindo definitivamente a versão de 150 cc. A versão de 125 cc continuou em produção por um curto período, mas foi descontinuada logo em seguida.
A NXR 160 trouxe uma série de melhorias, incluindo um motor mais potente e um novo chassi. Além disso, a versão ESDD recebeu freios a disco em ambas as rodas, aumentando a segurança. Em 2017, o modelo foi equipado com o sistema CBS (Combined Brake System), e, em 2019, a versão com freio a tambor foi descontinuada.
Ao longo dos anos, a NXR 160 Bros passou por diversas atualizações estéticas, com novos grafismos e cores, mas sem mudanças significativas na mecânica. Em 2024, a Honda lançou a nova versão da NXR 160 Bros, com o maior aperfeiçoamento já feito no modelo. Ainda assim, o conceito original de resistência, economia e versatilidade permanece intacto, garantindo seu sucesso contínuo no mercado, com mais de 3 milhões de unidades produzidas até agosto de 2024.