Se você está em busca de um carro usado confiável e econômico, o Honda Civic LX 1.7 2002 pode ser uma excelente pedida. Com motor 1.7 de 115 cv, ele é ideal para quem precisa de um veículo versátil, perfeito para o dia a dia na cidade e viagens na estrada. O porta-malas espaçoso de 437 litros faz dele uma boa escolha para famílias ou para quem carrega bastante bagagem. Além disso, a suspensão traseira independente garante estabilidade e conforto ao rodar, mesmo em estradas mais irregulares.
Pontos Principais:
Mas nem tudo são flores. Apesar de seu motor confiável, problemas como trincas no radiador, desgaste na suspensão e vazamentos de óleo podem surgir com o tempo, especialmente em veículos mal cuidados. O consumo é moderado, mas a manutenção, embora acessível, exige peças de boa qualidade para manter o desempenho. Outro ponto a considerar é que o modelo LX tem acabamento mais simples, sem alguns itens de conforto presentes nas versões superiores, como bancos de couro ou ABS. Contudo, se bem mantido, é difícil encontrar um dono insatisfeito.
Antes de fechar negócio, preste atenção a alguns detalhes. Verifique se há sinais de superaquecimento no motor, como mangueiras ressecadas ou vazamentos no radiador. Teste a suspensão para identificar possíveis ruídos, e fique atento ao câmbio automático, que pode apresentar trancos se não tiver sido bem cuidado. Procure também por um histórico de manutenção completo e faça um test-drive para sentir como o carro se comporta. Escolher um modelo com quilometragem razoável e manutenção preventiva é o segredo para aproveitar ao máximo esse clássico da Honda.
O veículo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, com disposição transversal e alimentação por injeção multiponto. Ele é equipado com quatro cilindros em linha, comando de válvulas único no cabeçote e tuchos mecânicos. O acionamento do comando é realizado por correia dentada. A cilindrada total é de 1.668 cm³, com cilindrada unitária de 417 cm³.
Com potência máxima de 115 cv a 6.100 rpm, o torque máximo é de 15,2 kgfm a 4.500 rpm. A relação de compressão é de 9,5:1, com um diâmetro de cilindro de 75 mm e curso do pistão de 94,4 mm. A relação peso/potência é de 10,04 kg/cv, enquanto a potência específica é de 68,9 cv/litro e o torque específico alcança 9,1 kgfm/litro.
O veículo é equipado com tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas. A velocidade máxima é de 181 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 12,6 segundos, entregando um desempenho eficiente para o segmento.
O consumo urbano é de 8 km/l, enquanto o rodoviário alcança 13,9 km/l. Com um tanque de combustível com capacidade para 50 litros, a autonomia urbana é de 400 km e a rodoviária pode chegar a 695 km. Esses números tornam o modelo interessante para quem busca equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, sendo uma escolha viável tanto para o uso diário quanto para viagens.
O interior é projetado para acomodar até cinco ocupantes com conforto, sendo uma opção prática para famílias. A cabine oferece boa ergonomia, com espaço suficiente tanto para o motorista quanto para os passageiros, garantindo uma experiência agradável em trajetos curtos e longos.
O porta-malas tem capacidade de 402 litros, o que atende bem às necessidades do dia a dia, como compras e pequenas viagens. Além disso, as quatro portas oferecem fácil acesso ao interior e ao compartimento traseiro, facilitando o embarque e desembarque de passageiros e carga.
Ao considerar este modelo usado, é importante verificar o estado de conservação dos bancos, do painel e dos revestimentos internos, pois o tempo pode causar desgaste. O câmbio manual também deve ser avaliado, já que problemas de embreagem e engates podem surgir em veículos com alta quilometragem.
O veículo possui 4.435 mm de comprimento, 1.715 mm de largura, 1.455 mm de altura e uma distância entre-eixos de 2.620 mm. O peso total é de 1.155 kg, o que proporciona boa relação peso/potência e equilíbrio dinâmico.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza braços sobrepostos. Ambos os eixos contam com molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambor, garantindo eficiência na frenagem.
Os pneus têm a medida 185/65 R15, com altura de flanco de 120 mm, oferecendo um bom equilíbrio entre estabilidade e absorção de impactos. A direção hidráulica assegura um diâmetro de giro de 11,7 metros, proporcionando agilidade em manobras urbanas.
Fonte: Honda, Webmotors, Autoo, AutoPapo e Folhadelondrina.