Comprar um Honda Civic LXL SE 1.8 AT 2011 usado pode ser uma escolha estratégica para quem busca um sedan médio confiável e bem equipado. Com reputação de durabilidade e mecânica robusta, o modelo agrada motoristas que priorizam conforto e segurança no dia a dia. No entanto, como todo carro usado, sua aquisição exige atenção a detalhes que podem fazer a diferença entre um bom negócio e dores de cabeça futuras.
Pontos Principais:
Entre os pontos fortes do Civic LXL SE estão o motor 1.8 i-VTEC, que combina desempenho sólido com boa dirigibilidade, e o interior bem acabado, equipado com bancos de couro e ar-condicionado digital. O carro é reconhecido pela estabilidade em estrada e pela qualidade dos materiais utilizados na cabine. Mas o modelo também tem seus contras, como o consumo de combustível relativamente alto e os custos elevados de manutenção em caso de reparos em peças como suspensão ou câmbio automático.
Antes de fechar negócio, é fundamental verificar o histórico de revisões e fazer uma inspeção completa, preferencialmente com um mecânico de confiança. Checar itens como suspensão, câmbio e sinais de sinistros ou modificações pode evitar prejuízos. Para quem valoriza durabilidade e conforto, o Civic LXL SE 2011 pode ser uma boa opção no mercado de seminovos, desde que a compra seja feita com critério.
O modelo possui motor dianteiro, de aspiração natural, com disposição transversal e alimentação por injeção multiponto. Com quatro cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote, o acionamento do comando é realizado por corrente, com tuchos mecânicos e variação do comando de admissão. A cilindrada total é de 1.799 cm³, com cada cilindro tendo 450 cm³ de deslocamento.
O motor apresenta uma potência máxima de 140 cv com álcool e 138 cv com gasolina, atingida a 6.200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm (álcool) e 17,5 kgfm (gasolina), alcançado a 4.300 rpm. A relação peso/potência é de 8,84 kg/cv, enquanto o peso/torque é de 69,9 kg/kgfm. A potência específica do motor é de 77,8 cv/litro, e o torque específico atinge 9,8 kgfm/litro. A rotação máxima é de 6.800 rpm, e o motor utiliza óleo com viscosidade 10W-30.
A tração é dianteira, e a transmissão automática de 5 marchas conta com acoplamento via conversor de torque. O desempenho inclui aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e uma velocidade máxima de 189 km/h.
O consumo urbano com álcool é de 6,5 km/l, enquanto na estrada é de 8,6 km/l. Com gasolina, os valores são de 10,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na rodovia. A autonomia urbana é de 325 km com álcool e 530 km com gasolina, enquanto a autonomia rodoviária alcança 430 km com álcool e 695 km com gasolina, considerando o tanque de combustível de 50 litros.
O interior do veículo é configurado para acomodar cinco ocupantes com conforto, oferecendo um espaço bem distribuído. O porta-malas possui capacidade de 340 litros, suficiente para o transporte de bagagens em viagens ou uso diário. A carga útil é de 420 kg.
Os equipamentos de segurança incluem freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. O modelo também conta com alarme antifurto perimétrico, faróis com refletores duplos e de neblina, desembaçador do vidro traseiro e sensores de estacionamento traseiros.
O conforto é garantido por itens como ar-condicionado automático, direção assistida elétrica, banco do motorista com ajuste de altura e volante ajustável em altura e profundidade. Há também apoio de braço dianteiro e traseiro, controle automático de velocidade, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, e bancos traseiros rebatíveis.
No quesito entretenimento, o modelo vem equipado com rádio, CD player, volante multifuncional, conta-giros e indicador de temperatura externa.
As dimensões incluem 4.489 mm de comprimento, 1.752 mm de largura e 1.450 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.700 mm. A bitola dianteira é de 1.499 mm, enquanto a traseira mede 1.529 mm.
A suspensão dianteira é independente com sistema McPherson e molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza braços sobrepostos com o mesmo tipo de mola. O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
A direção tem assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,5 m. Os pneus têm medidas de 205/55 R16, incluindo o estepe, com altura do flanco de 113 mm.
Fonte: Webmotors, G1, QuatroRodas e Motor1.