Comprar um Honda Civic LXS 1.8 2009 manual pode ser uma boa escolha para quem busca um sedã médio usado confiável e com bom desempenho. Com motor 1.8 flex de 140 cv, o modelo é ideal para cidade e estrada, mas requer atenção à suspensão, ao ar-condicionado e ao histórico de manutenção antes da compra.
O Honda Civic LXS 1.8 2009, com câmbio manual (se você procura pela versão automática veja aqui), segue como uma escolha atraente para quem busca um sedã médio usado com bom desempenho e confiabilidade mecânica. Ideal para quem procura um carro confortável para o dia a dia e viagens longas, ele se destaca pelo motor 1.8 flex de 140 cv e um câmbio manual que entrega uma condução prazerosa. Seu design ainda é moderno, mesmo após mais de uma década, e o interior oferece bom espaço para cinco ocupantes, além de um acabamento de qualidade superior à média do segmento na época.
Pontos Principais:
- Motor 1.8 flex de 140 cv e câmbio manual de cinco marchas.
- Sistema de suspensão pode apresentar desgaste e ruídos.
- Verificar histórico de manutenção e funcionamento do ar-condicionado.
- Consumo pode ser elevado em comparação com modelos mais novos.
Por outro lado, o modelo apresenta alguns pontos de atenção. Entre os defeitos mais comuns, destacam-se problemas com a suspensão, que pode apresentar ruídos devido à fragilidade das buchas, e cuidados com a manutenção do sistema de ar-condicionado, que pode ser caro caso precise de reparos. Além disso, o consumo pode ser considerado elevado em relação a carros mais modernos, especialmente em ambientes urbanos. Por outro lado, sua mecânica confiável, a boa oferta de peças no mercado e o excelente valor de revenda compensam os pontos negativos para muitos compradores.
O Honda Civic LXS 1.8 2009 é ideal para quem busca um sedã médio confiável, com bom desempenho para uso urbano e rodoviário, oferecendo conforto e durabilidade.
Ao considerar a compra de um Civic LXS 2009 usado, é fundamental verificar o histórico de manutenção, especialmente revisões periódicas realizadas em oficinas de confiança ou concessionárias. Inspecione o estado da suspensão e observe se há ruídos ao rodar, além de verificar o funcionamento do ar-condicionado. Uma checagem do alinhamento do painel e das condições do sistema elétrico também é recomendada, já que reparos nesses componentes podem ser caros. Priorize unidades bem conservadas, mesmo que o preço seja um pouco mais elevado, e, se possível, faça um teste de direção para avaliar o desempenho geral do veículo.
Desempenho, motor e potência
O Civic LXS 2009 tem motor 1.8 flex, 140 cv (A) e 138 cv (G). Faz 0 a 100 km/h em 10,2 s e atinge 203 km/h. Não possui motorização elétrica ou potência combinada.
O desempenho deste modelo é bastante eficiente para a sua categoria. Equipado com um motor de 1799 cm³, possui quatro cilindros em linha com aspiração natural. A alimentação é feita por injeção multiponto, e o comando de válvulas é único no cabeçote, com variação no comando de admissão. A potência máxima é de 140 cv com álcool e 138 cv com gasolina, alcançando o pico de desempenho a 6200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm com álcool e 17,5 kgfm com gasolina, disponível a 4300 rpm.
A tração é dianteira e o modelo utiliza uma transmissão manual de cinco marchas com embreagem monodisco a seco. Com essas características, o modelo alcança uma velocidade máxima de 203 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, o que demonstra um equilíbrio entre performance e eficiência.
Consumo e autonomia
Consumo de 7,1 km/l (A) e 9 km/l (G) na cidade, 10 km/l (A) e 13 km/l (G) na estrada. Autonomia de até 650 km (G) com tanque de 50 litros, ideal para longos percursos.
O consumo varia dependendo do tipo de combustível. Na cidade, o modelo registra 7,1 km/l com álcool e 9 km/l com gasolina. Já na estrada, a eficiência melhora significativamente, chegando a 10 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina.
A autonomia urbana é de 355 km utilizando álcool e 450 km com gasolina. Já em condições rodoviárias, a autonomia pode atingir até 500 km com álcool e 650 km com gasolina, graças ao tanque de combustível de 50 litros.
Interior
Tração dianteira, câmbio manual de 5 marchas e direção hidráulica. A condução é suave, com respostas lineares, bom equilíbrio e conforto em diferentes tipos de vias.
O interior é projetado para oferecer conforto e funcionalidade. Com capacidade para cinco ocupantes, possui bancos ajustáveis, sendo o banco do motorista regulável em altura. O espaço interno é bem distribuído, e o acabamento, embora simples, é funcional e resistente. O porta-malas tem capacidade para 340 litros, suficiente para a maioria das situações cotidianas.
Entre os itens de conveniência estão ar-condicionado, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, volante com ajuste de altura e profundidade, além de apoio de braço para o motorista e para os ocupantes do banco traseiro. Há também comandos internos para abertura do porta-malas e da tampa de abastecimento.
No quesito segurança, o modelo oferece freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Outro destaque é o volante multifuncional, que proporciona praticidade ao motorista ao acessar funções como o controle do rádio e do CD player.
Medidas
O modelo possui dimensões externas bem equilibradas, com 4489 mm de comprimento, 1752 mm de largura e 1450 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2700 mm, proporcionando estabilidade e espaço interno adequado.
O sistema de suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza um sistema independente com braços sobrepostos e molas helicoidais. Esse conjunto garante uma condução estável e confortável em diferentes tipos de terreno.
Os freios são discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. A direção é hidráulica, com um diâmetro de giro de 10,5 metros, facilitando manobras em ambientes urbanos. Os pneus são 205/55 R16, garantindo boa aderência e estabilidade.
Preços aproximados do Honda Civic 2009
- Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 4p 2009 – Preço aproximado: R$ 41 mil
- Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p 2009 – Preço aproximado: R$ 43 mil
- Honda Civic Sedan EXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p 2009 – Preço aproximado: R$ 43 mil
- Honda Civic Sedan Si 2.0 16V 192cv 4p 2009 – Preço aproximado: R$ 82 mil
Ficha Técnica do Honda Civic LXS 1.8 2009
Os principais problemas incluem desgaste na suspensão, alto custo para reparos no ar-condicionado e consumo elevado em trechos urbanos, fatores que exigem atenção na compra.
Geral
- Ano: 2009
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: Sedã
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 8
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Tuchos: Mecânicos
- Cilindrada unitária: 450 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 81 mm
- Razão de compressão: 11,5:1
- Curso do pistão: 87,3 mm
- Deslocamento: 1799 cm³
- Potência máxima: 138 cv (Gasolina) / 140 cv (Álcool) a 6200 rpm
- Código do motor: R18A1
- Torque máximo: 17,5 kgfm (Gasolina) / 17,7 kgfm (Álcool) a 4300 rpm
- Peso/potência: 8,79 kg/cv
- Torque específico: 9,8 kgfm/litro
- Peso/torque: 69,5 kg/kgfm
- Potência específica: 77,8 cv/litro
- Rotação máxima: 6800 rpm
- Viscosidade do óleo: 10W-30
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 10,5 m
Pneus
- Dianteiros: 205/55 R16
- Traseiros: 205/55 R16
- Estepe: 205/55 R16
Dimensões
- Comprimento: 4489 mm
- Largura: 1752 mm
- Distância entre-eixos: 2700 mm
- Altura: 1450 mm
- Bitola dianteira: 1492 mm
- Bitola traseira: 1521 mm
- Porta-malas: 340 litros
- Tanque de combustível: 50 litros
- Peso: 1230 kg
Desempenho
- Velocidade máxima: 203 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 10,2 s
Consumo
- Urbano: 7,1 km/l (Álcool) / 9 km/l (Gasolina)
- Rodoviário: 10 km/l (Álcool) / 13 km/l (Gasolina)
Autonomia
- Urbana: 355 km (Álcool) / 450 km (Gasolina)
- Rodoviária: 500 km (Álcool) / 650 km (Gasolina)
Equipamentos do Honda Civic LXS 1.8 2009
Os bancos são confortáveis e o acabamento interno utiliza materiais de boa qualidade. A tecnologia inclui ar-condicionado, sistema de som básico e volante multifuncional.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Alarme antifurto perimétrico
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Faróis com refletores duplos
- Travamento central das portas
- Desembaçador do vidro traseiro
Conforto
- Ar-condicionado
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro (opcional)
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Rodas de liga leve
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Alças de segurança no teto
Entretenimento
- Rádio
- CD player
- Volante multifuncional
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
Fonte: Motor1, Highmotor, Webmotors, MercadoLivre e Honda.