O Honda Civic LXS 1.8 2009, com câmbio manual (se você procura pela versão automática veja aqui), segue como uma escolha atraente para quem busca um sedã médio usado com bom desempenho e confiabilidade mecânica. Ideal para quem procura um carro confortável para o dia a dia e viagens longas, ele se destaca pelo motor 1.8 flex de 140 cv e um câmbio manual que entrega uma condução prazerosa. Seu design ainda é moderno, mesmo após mais de uma década, e o interior oferece bom espaço para cinco ocupantes, além de um acabamento de qualidade superior à média do segmento na época.
Pontos Principais:
Por outro lado, o modelo apresenta alguns pontos de atenção. Entre os defeitos mais comuns, destacam-se problemas com a suspensão, que pode apresentar ruídos devido à fragilidade das buchas, e cuidados com a manutenção do sistema de ar-condicionado, que pode ser caro caso precise de reparos. Além disso, o consumo pode ser considerado elevado em relação a carros mais modernos, especialmente em ambientes urbanos. Por outro lado, sua mecânica confiável, a boa oferta de peças no mercado e o excelente valor de revenda compensam os pontos negativos para muitos compradores.
Ao considerar a compra de um Civic LXS 2009 usado, é fundamental verificar o histórico de manutenção, especialmente revisões periódicas realizadas em oficinas de confiança ou concessionárias. Inspecione o estado da suspensão e observe se há ruídos ao rodar, além de verificar o funcionamento do ar-condicionado. Uma checagem do alinhamento do painel e das condições do sistema elétrico também é recomendada, já que reparos nesses componentes podem ser caros. Priorize unidades bem conservadas, mesmo que o preço seja um pouco mais elevado, e, se possível, faça um teste de direção para avaliar o desempenho geral do veículo.
O desempenho deste modelo é bastante eficiente para a sua categoria. Equipado com um motor de 1799 cm³, possui quatro cilindros em linha com aspiração natural. A alimentação é feita por injeção multiponto, e o comando de válvulas é único no cabeçote, com variação no comando de admissão. A potência máxima é de 140 cv com álcool e 138 cv com gasolina, alcançando o pico de desempenho a 6200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm com álcool e 17,5 kgfm com gasolina, disponível a 4300 rpm.
A tração é dianteira e o modelo utiliza uma transmissão manual de cinco marchas com embreagem monodisco a seco. Com essas características, o modelo alcança uma velocidade máxima de 203 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, o que demonstra um equilíbrio entre performance e eficiência.
O consumo varia dependendo do tipo de combustível. Na cidade, o modelo registra 7,1 km/l com álcool e 9 km/l com gasolina. Já na estrada, a eficiência melhora significativamente, chegando a 10 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina.
A autonomia urbana é de 355 km utilizando álcool e 450 km com gasolina. Já em condições rodoviárias, a autonomia pode atingir até 500 km com álcool e 650 km com gasolina, graças ao tanque de combustível de 50 litros.
O interior é projetado para oferecer conforto e funcionalidade. Com capacidade para cinco ocupantes, possui bancos ajustáveis, sendo o banco do motorista regulável em altura. O espaço interno é bem distribuído, e o acabamento, embora simples, é funcional e resistente. O porta-malas tem capacidade para 340 litros, suficiente para a maioria das situações cotidianas.
Entre os itens de conveniência estão ar-condicionado, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, volante com ajuste de altura e profundidade, além de apoio de braço para o motorista e para os ocupantes do banco traseiro. Há também comandos internos para abertura do porta-malas e da tampa de abastecimento.
No quesito segurança, o modelo oferece freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Outro destaque é o volante multifuncional, que proporciona praticidade ao motorista ao acessar funções como o controle do rádio e do CD player.
O modelo possui dimensões externas bem equilibradas, com 4489 mm de comprimento, 1752 mm de largura e 1450 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2700 mm, proporcionando estabilidade e espaço interno adequado.
O sistema de suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza um sistema independente com braços sobrepostos e molas helicoidais. Esse conjunto garante uma condução estável e confortável em diferentes tipos de terreno.
Os freios são discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. A direção é hidráulica, com um diâmetro de giro de 10,5 metros, facilitando manobras em ambientes urbanos. Os pneus são 205/55 R16, garantindo boa aderência e estabilidade.
Fonte: Motor1, Highmotor, Webmotors, MercadoLivre e Honda.