Huawei e JAC Motors Lançam o Sedã Elétrico Maextro S800 na China

Combinando tecnologia de ponta e luxo, o Maextro S800, primeiro sedã da parceria Huawei e JAC Motors, promete redefinir o mercado chinês de veículos elétricos. Com potência de até 1006 cv, autonomia de 700 km e design sofisticado, o modelo se destaca por inovação, eficiência e sistemas avançados de direção.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 23/01/2025

Enquanto a Jaguar planeja lançar novos carros elétricos de luxo, a Huawei, em parceria com a JAC Motors, revelou imagens do sedã elétrico Maextro S800, uma novidade que promete redefinir o segmento de carros de luxo elétricos. O modelo foi desenvolvido pela Maextro, uma marca premium que é fruto de uma joint venture entre as empresas. O veículo será comercializado inicialmente na China e terá duas opções de motorização, com destaque para a versão elétrica de alta potência.

Pontos Principais:

  • O Maextro S800 possui versões elétrica e híbrida, com potência de até 1006 cv.
  • O modelo conta com sensores LIDAR e autonomia de até 700 km.
  • Desenvolvido pela joint venture Huawei-JAC, será produzido na China.
  • O veículo estará disponível com opções de pintura em dois tons ou totalmente preta.

O Maextro S800 terá 5,48 metros de comprimento e um design que privilegia linhas limpas, sem muitas curvas. Entre as características externas, destacam-se os faróis diurnos afilados, combinados com amplos faróis convencionais. O teto levemente inclinado na coluna C adiciona um visual dinâmico ao sedã. Além disso, o veículo estará disponível em opções de cores em dois tons e uma versão totalmente preta.

A Huawei e a JAC Motors lançaram o Maextro S800, um sedã elétrico com foco no segmento de luxo. O modelo une tecnologia de ponta e alta potência em versões elétrica e híbrida.
A Huawei e a JAC Motors lançaram o Maextro S800, um sedã elétrico com foco no segmento de luxo. O modelo une tecnologia de ponta e alta potência em versões elétrica e híbrida.

O modelo será equipado com motorização elétrica de alto desempenho. Haverá uma configuração com três motores elétricos que, juntos, geram 852 cv. Outra versão híbrida terá um motor a combustão 1.0 litro turbo, combinado com motores elétricos nas rodas, totalizando uma potência de 1006 cv. A expectativa é que o sedã ofereça alto desempenho aliado a uma autonomia significativa.

Detalhes do Interior e Tecnologias

Embora imagens internas do modelo ainda não tenham sido divulgadas, espera-se que o Maextro S800 siga a tendência de outras marcas chinesas, com amplas telas no painel digital e no sistema multimídia. Essas características são comuns no segmento premium e garantem funcionalidades avançadas aos usuários.

O sedã também contará com um sistema de condução autônoma de Nível 3, incluindo sensores LIDAR montados no teto. Esses sensores monitoram os arredores em tempo real, permitindo a execução de manobras automatizadas, como mudanças de faixa e paradas em obstáculos. A integração com a plataforma Turing II garantirá maior segurança e eficiência em diversas condições de tráfego.

Entre os detalhes adicionais, o Maextro S800 terá um novo tipo de maçaneta, descrita como “star picking”, com uma estrutura vazada. O modelo será montado na nova fábrica da JAC Motors, que tem capacidade para produzir até 200 mil veículos por ano. Inicialmente, a produção anual do sedã será de 35 mil unidades.

Mercado e Concorrência

Com 5,48 metros, o Maextro S800 apresenta design limpo, faróis modernos e teto inclinado. As opções incluem pintura em dois tons e rodas de 21 polegadas.
Com 5,48 metros, o Maextro S800 apresenta design limpo, faróis modernos e teto inclinado. As opções incluem pintura em dois tons e rodas de 21 polegadas.

O Maextro S800 será lançado na China no segundo trimestre de 2025. Ele será um concorrente direto de modelos como o Mercedes-Benz Maybach e o Nio ET9, além de estar posicionado no mesmo segmento de luxo do Rolls Royce Ghost. O preço inicial do sedã será de aproximadamente 1 milhão de yuans, podendo chegar a 1,5 milhão de yuans, dependendo da configuração.

A Huawei, por meio da Maextro, busca consolidar sua presença no mercado automotivo, com foco em veículos elétricos de alta tecnologia. Além do S800, há planos para o lançamento de um segundo modelo até o final de 2025, que pode ser um veículo do tipo MPV. A Maextro é uma das marcas premium do ecossistema HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance), que inclui outras parcerias da Huawei, como Aito, Luxeed e Stelato.

O Maextro S800 não será comercializado no Brasil, mas sua introdução no mercado chinês reforça a expansão das montadoras locais no segmento de veículos elétricos de luxo. A Huawei participa ativamente do design, da produção e das vendas, mas não atua diretamente como fabricante do veículo.

Especificações Técnicas e Produção

A motorização inclui uma versão elétrica com 852 cv e outra híbrida com 1006 cv. Ambas possuem tração integral e são projetadas para combinar eficiência e desempenho.
A motorização inclui uma versão elétrica com 852 cv e outra híbrida com 1006 cv. Ambas possuem tração integral e são projetadas para combinar eficiência e desempenho.

O Maextro S800 será equipado com rodas de 21 polegadas e oferecerá opções de pintura em dois tons e uma versão monocromática preta. A carroceria de 5,48 metros de comprimento terá uma distância entre-eixos de 3,37 metros, o que deve garantir amplo espaço interno. As portas contarão com maçanetas de design inovador, e o veículo terá um sistema de tração integral.

O modelo será montado na fábrica recém-construída da JAC Motors, onde os testes já incluíram eventos privados de demonstração. Estima-se que a planta também será usada para a produção de outros modelos da Maextro no futuro. O volume inicial de produção reflete a estratégia de entrada gradual no mercado.

A bateria do sedã permitirá uma autonomia de até 700 quilômetros, oferecendo versatilidade para viagens de longa distância. A presença de tecnologias avançadas, como sensores LIDAR e um sistema de infotainment desenvolvido pela Huawei, reforça o apelo do modelo junto a consumidores exigentes.

Fonte: Huaweicentral, Revistacarro, R7, Inspenet e Carnewschina.