Em um evento intitulado “Clearly Committed“, realizado no Hyundai Motorstudio Goyang, a Hyundai Motor Company revelou seu novo conceito de veículo elétrico com célula de combustível a hidrogênio (FCEV), o Initium. O modelo sinaliza a direção da montadora em relação à mobilidade sustentável e ao desenvolvimento de uma sociedade baseada em hidrogênio. O nome “Initium”, derivado do latim e que significa “início” ou “primeiro”, reflete a abordagem pioneira da Hyundai na promoção de um futuro com energia limpa.
Pontos Principais:
Com previsão de lançamento em 2025, o Initium incorpora 27 anos de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai em tecnologias de hidrogênio. O veículo antecipa a linha de produção de veículos com célula de combustível que a marca está preparando para o primeiro semestre do próximo ano, demonstrando sua ambição em liderar o setor de FCEVs. O conceito também marca a estreia da nova linguagem de design da Hyundai, chamada “Art of Steel”.
Segundo Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company, o compromisso da marca com o hidrogênio é baseado na crença de que ele pode se tornar uma fonte de energia limpa e acessível para todos. Chang destacou que o desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio visa beneficiar as futuras gerações e transformar o hidrogênio em um recurso amplamente utilizado em todas as esferas.
O Initium inaugura a nova linguagem de design da Hyundai, denominada “Art of Steel”. De acordo com SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Design Global da Hyundai e Genesis, o projeto do Initium nasceu de um desafio estrutural no uso do aço. Esse design explora a maleabilidade do material para criar uma estética sólida e segura, com traços que reforçam a identidade de SUV do veículo.
O design do Initium inclui uma assinatura luminosa inspirada no símbolo “+” do hidrogênio, que também representa o símbolo da marca HTWO. Esse detalhe se integra ao para-choque do veículo, criando uma identidade visual distinta para o modelo FCEV. Elementos como volumes sólidos e uma estrutura refinada definem a aparência do Initium, que foi projetado para proporcionar tanto segurança quanto praticidade.
Além disso, o Initium foi concebido para atender a uma ampla gama de estilos de vida, integrando funcionalidade urbana com recursos para aventuras ao ar livre. O veículo possui rodas de 21 polegadas e um rack de teto robusto, tornando-o adequado para diferentes tipos de trajetos. A Hyundai enfatiza que essa abordagem ao design reflete seu foco nas necessidades dos consumidores, buscando um equilíbrio entre funcionalidade e estética.
Um dos principais atrativos do Initium é seu desempenho. Equipado com tanques de hidrogênio de grande capacidade, o conceito tem uma autonomia projetada de mais de 650 km, uma característica que a Hyundai considera fundamental para ampliar a aceitação dos FCEVs no mercado. Essa capacidade é complementada por rodas aerodinâmicas e pneus de baixa resistência ao rolamento, projetados para reduzir o arrasto e maximizar o alcance.
O motor do Initium possui uma potência máxima de 150 kW, o que permite uma aceleração constante e um desempenho suave, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias. A Hyundai aprimorou sua tecnologia de célula de combustível para aumentar a potência da pilha de combustível e a capacidade da bateria, resultando em uma experiência de direção aprimorada. Essas melhorias visam atender à demanda por um desempenho confiável, ampliando a viabilidade do hidrogênio como alternativa aos combustíveis fósseis.
O veículo também foi projetado para proporcionar conforto e conveniência, com uma ampla área interna e um espaço adicional de bagagem, características consideradas ideais para o segmento de SUVs familiares. O amplo espaço para passageiros na segunda fileira inclui um ângulo de reclinação maior dos encostos de assento, promovendo maior conforto para viagens longas. Além disso, a carroceria larga e a abertura ampla das portas traseiras facilitam o acesso aos bancos traseiros, aumentando a praticidade.
O Initium traz uma série de funcionalidades voltadas para a segurança e conveniência dos usuários. Um dos destaques é o planejador de rotas específico para FCEVs, que identifica estações de abastecimento de hidrogênio ao longo do trajeto. Esse recurso visa resolver uma das principais preocupações dos potenciais compradores de FCEVs, permitindo aos motoristas localizar estações, verificar a disponibilidade e o status de operação sem a necessidade de aplicativos externos.
Além disso, o Initium é equipado com o sistema Vehicle-to-Load (V2L), que permite ao veículo fornecer energia para dispositivos externos, como eletrodomésticos e aparelhos pessoais. O terminal externo do Initium é projetado para se conectar diretamente a uma tomada de 220V, o que expande as funcionalidades do SUV, permitindo que ele sirva como uma fonte alternativa de energia em situações de emergência ou lazer.
A segurança é outro ponto central no desenvolvimento do Initium. A Hyundai reforçou o veículo com uma estrutura multi-esqueleto na parte frontal e uma estrutura lateral para garantir proteção em caso de colisão. O modelo também conta com nove airbags, visando atingir altos padrões globais de segurança. Esses recursos refletem o compromisso da Hyundai com a segurança dos passageiros, uma característica que, segundo a empresa, será mantida em seus futuros modelos de produção.
Desde o início de sua pesquisa sobre hidrogênio há 27 anos, a Hyundai vem trabalhando para popularizar o uso dessa tecnologia. Em 2024, a empresa apresentou a marca HTWO, que abrange todas as operações relacionadas ao hidrogênio, como produção, armazenamento, transporte e utilização. Esse modelo de negócios visa oferecer uma solução integrada de energia a hidrogênio, preparando o caminho para uma transição energética mais ampla.
Durante a apresentação do Initium, a Hyundai também realizou uma sessão chamada “Hydrogen Heritage Talk”, na qual executivos discutiram a trajetória de desenvolvimento da empresa na tecnologia FCEV. Entre os projetos históricos mencionados estavam o “Mercury Project”, focado em elevar a Hyundai a um patamar competitivo global, e o “Polaris Project”, que buscou desenvolver de forma independente a pilha de combustível central para os FCEVs.
Fonte: HyundayNews e Hyunday.News.