Hyundai HB20 2025 Platinum Safety se destaca em consumo e tecnologia, mas novo concorrente ameaça sua liderança

O Hyundai HB20 2025 Platinum Safety chega ao mercado com mais equipamentos que seus principais concorrentes, o Volkswagen Polo e o Chevrolet Onix. Com preço competitivo, o modelo se destaca pela segurança e praticidade, mas enfrenta a forte concorrência do Peugeot 208, seu "inimigo oculto".
Publicado em Hyundai dia 18/09/2024 por Alan Corrêa

O Hyundai HB20 2025 Platinum Safety é o modelo topo de linha do HB20 2025, oferecendo uma série de equipamentos que o destacam entre os hatches 1.0 turbo. Custando R$ 122.290, ele se coloca abaixo de rivais como o Volkswagen Polo Highline e o Chevrolet Onix Premier, que custam R$ 500 a mais. A versão Platinum Safety se concentra em oferecer mais segurança e tecnologia, posicionando-se como uma escolha atraente para quem busca um hatch completo.

Com motor 1.0 turbo de 120 cv e 171 Nm de torque, o HB20 Platinum Safety (ver ficha técnica completa) tem uma performance equivalente a seus concorrentes diretos, como o Polo e o Onix, ambos com 116 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é ligeiramente inferior à do Chevrolet Onix, que faz o percurso em 10,1 segundos, contra os 10,7 segundos do Hyundai. No entanto, essa diferença não tem grande impacto no uso cotidiano, especialmente em ambientes urbanos.

Desempenho: Ágil e eficiente, o HB20 Platinum garante uma condução dinâmica tanto na cidade quanto em viagens curtas. Com seus 120 cv de potência, oferece uma resposta rápida ao acelerador.
Desempenho: Ágil e eficiente, o HB20 Platinum garante uma condução dinâmica tanto na cidade quanto em viagens curtas. Com seus 120 cv de potência, oferece uma resposta rápida ao acelerador.

Em termos de dimensões, o HB20 se destaca por ser o menor entre os concorrentes, com 4.015 mm de comprimento e 1.720 mm de largura. Mesmo assim, o carro oferece um porta-malas de 300 litros, maior que o do Onix, que comporta apenas 275 litros. Além disso, o Hyundai carrega mais peso, com uma capacidade de 423 kg contra 375 kg do Chevrolet. A relação peso/potência do HB20 é de 9,2 kg/cv, o que coloca o modelo em uma posição competitiva dentro da categoria.

No quesito segurança, o HB20 Platinum Safety se sobressai em comparação aos rivais. Ele oferece itens exclusivos como o alerta de fadiga, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, além de 6 airbags de série, enquanto o Polo, por exemplo, conta com apenas 4 airbags. Esses recursos tornam o modelo da Hyundai uma opção atrativa para quem valoriza a segurança no trânsito.

O painel digital do HB20 divide opiniões. Moderno e sem ponteiros tradicionais, ele agrada a alguns usuários, mas outros preferem a interface clássica, sentindo falta dos controles analógicos.
O painel digital do HB20 divide opiniões. Moderno e sem ponteiros tradicionais, ele agrada a alguns usuários, mas outros preferem a interface clássica, sentindo falta dos controles analógicos.

Entretanto, o HB20 enfrenta um “inimigo oculto”: o Peugeot 208 Turbo. Embora pouco discutido no mercado, o modelo fabricado na Argentina traz uma potência superior, com 130 cv e 200 Nm de torque, além de um preço mais baixo, custando R$ 114.990 na versão topo de linha Griffe. O 208 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, tornando-se mais ágil que o HB20. Essa combinação de performance e preço coloca o Peugeot em uma posição competitiva, mesmo sendo menos popular entre os consumidores brasileiros.

Outro ponto de destaque do HB20 é seu consumo eficiente de combustível. Quando abastecido com etanol, o modelo atinge 9,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Com gasolina, os números são ainda mais positivos, com 13,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, superando o desempenho de seus concorrentes Polo e Onix em várias situações de consumo.

Apesar de suas qualidades, o Hyundai HB20 não está isento de críticas. O design, mesmo após o facelift de 2022, ainda não é unanimidade entre os consumidores. Embora a mudança tenha melhorado a aparência do carro, alguns consumidores preferem o visual mais clássico da primeira geração. Além disso, o painel de instrumentos digital, que adota um estilo mais minimalista e sem ponteiros, divide opiniões. Para alguns, a interface digital moderna é prática e eficiente, mas para outros, a ausência de ponteiros tradicionais é um ponto negativo.

Apesar de melhorias no design, o Hyundai HB20 ainda enfrenta críticas quanto à estética. O facelift de 2022 foi bem recebido, mas muitos consumidores preferem o estilo da primeira geração do modelo.
Apesar de melhorias no design, o Hyundai HB20 ainda enfrenta críticas quanto à estética. O facelift de 2022 foi bem recebido, mas muitos consumidores preferem o estilo da primeira geração do modelo.

Outro detalhe mencionado por especialistas é a multimídia do HB20, que, apesar de funcional, poderia ter um visual mais moderno e atrativo. A combinação de cores internas também foi apontada como pouco inspiradora, com um tom mais “sério” que poderia desagradar quem busca uma opção com um interior mais vibrante.

O Peugeot 208, por outro lado, oferece algumas vantagens em termos de equipamentos, como o assistente de tráfego traseiro cruzado e o assistente de ponto cego, que não estão disponíveis nos rivais Polo e Onix. Além disso, o Peugeot 208 conta com frenagem automática em manobras, uma função ausente no HB20. Esses diferenciais tornam o 208 um concorrente de peso, mesmo que sua presença no mercado seja menos expressiva.

No fim das contas, o Hyundai HB20 2025 Platinum Safety se destaca por sua oferta completa de equipamentos e segurança, especialmente quando comparado a modelos como o Polo Highline e o Onix Premier. O preço competitivo e a lista de itens de série tornam o modelo uma opção interessante para quem busca um hatch 1.0 turbo. No entanto, a presença oculta do Peugeot 208 Turbo no mercado brasileiro é um fator a ser considerado por consumidores que buscam o melhor custo-benefício.

*Com informações da Hyundai, Terra, Mobiauto e CNN.