O Hyundai HB20 Premium 1.6 AT 2016 é uma ótima opção para quem busca um hatch compacto com bom desempenho, conforto e uma lista de equipamentos interessante. Com motor 1.6 flex de até 128 cv, ele é ideal para quem precisa de um carro versátil, seja para o uso diário na cidade, com consumo eficiente, ou para viagens curtas, oferecendo um bom nível de conforto. Além disso, a transmissão automática de 6 marchas garante trocas suaves, aumentando a comodidade ao dirigir. Sua lista de itens inclui ar-condicionado digital, central multimídia, volante multifuncional e bancos de couro, características que o tornam atrativo no mercado de usados.
Pontos Principais:
Apesar de suas qualidades, é importante estar atento aos possíveis problemas do modelo. Entre os pontos negativos, destaca-se o acabamento interno, que, embora bem montado, utiliza materiais que podem mostrar desgaste precoce. Problemas na suspensão dianteira, especialmente em veículos que rodaram muito em vias esburacadas, também são comuns. Além disso, o consumo pode ser elevado com etanol, dependendo do estilo de condução. Em contrapartida, os aspectos positivos incluem a confiabilidade mecânica, custo de manutenção relativamente baixo para a categoria e a ampla rede de concessionárias Hyundai no Brasil.
Antes de comprar um HB20 Premium 1.6 AT 2016 usado, verifique o histórico de manutenção e dê atenção especial à suspensão e à transmissão automática, buscando sinais de desgaste ou trocas de peças fora do padrão. Confira também o estado do sistema multimídia e das funções elétricas, que podem apresentar falhas em modelos mais rodados. Dica essencial: opte por unidades com revisões feitas em concessionárias ou com registros detalhados, e prefira fazer a compra com um mecânico de confiança para evitar surpresas. Assim, você poderá aproveitar as qualidades do modelo com tranquilidade.
O desempenho é um dos destaques, com velocidade máxima de 190 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. O modelo é equipado com motor dianteiro, transversal, com aspiração natural. Esse motor utiliza injeção multiponto, com 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote e tuchos mecânicos.
A cilindrada total é de 1.591 cm³, com cilindrada unitária de 398 cm³. O motor conta com variação no comando de admissão e acionamento por corrente. Apresenta diâmetro de cilindro de 77 mm e curso do pistão de 85,4 mm, resultando em uma razão de compressão de 12:1.
A potência é de 128 cv com álcool e 122 cv com gasolina, ambos alcançados a 6.000 rpm. O torque é de 16,5 kgfm (álcool) e 16 kgfm (gasolina), disponíveis a 5.000 rpm. A potência específica é de 80,5 cv/litro, enquanto o torque específico chega a 10,4 kgfm/litro.
O modelo utiliza a plataforma PB e apresenta tração dianteira, combinada a uma transmissão automática de 6 marchas, com acoplamento por conversor de torque.
O consumo urbano é de 7,1 km/l com álcool e 9,9 km/l com gasolina. Já em rodovias, o consumo é de 9,4 km/l com álcool e 12,5 km/l com gasolina.
Em termos de autonomia, a versão abastecida com álcool apresenta 355 km em ciclo urbano e 470 km em ciclo rodoviário. Já com gasolina, a autonomia chega a 495 km na cidade e 625 km na estrada.
O interior é projetado para acomodar até 5 ocupantes, com atenção ao espaço interno e versatilidade. O porta-malas oferece capacidade de 300 litros, ideal para atender às necessidades do dia a dia.
No quesito segurança, o veículo vem equipado com airbags frontais e laterais, freios ABS e sensores de estacionamento traseiro. Além disso, oferece travamento central das portas, repetidores laterais das luzes de direção e sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis.
No conforto, destacam-se itens como ar-condicionado (manual e automático), direção assistida, banco do motorista com ajuste de altura, apoio de braço, ajuste de volante em altura e profundidade, além de vidros e retrovisores elétricos.
O sistema de entretenimento inclui rádio, conexão USB, Bluetooth, computador de bordo e volante multifuncional. Há ainda itens opcionais, como bancos revestidos em couro e espelhamento da tela do celular.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, ambas com molas helicoidais como elemento elástico.
O peso é de 1.071 kg, com carga útil de 459 kg. O modelo possui freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira. A direção é assistida hidraulicamente, com diâmetro de giro de 10,2 metros.
Os pneus dianteiros e traseiros possuem dimensões de 185/60 R15, com altura do flanco de 111 mm. O estepe é do tipo 125/80 R15.
No quesito dimensões, o veículo tem 3.920 mm de comprimento, 1.680 mm de largura, 1.470 mm de altura e 2.500 mm de distância entre eixos. A altura mínima do solo é de 165 mm.