Imagine isso: você está na estrada, dirigindo um SUV tão grande que parece ter sido projetado para transportar não só sua família, mas também a família do vizinho. O Hyundai Palisade chegou ao Brasil com suas imensas proporções, ocupando todo o espaço possível e ainda sobrando um pouco para o ego. Estamos falando de 4,99 metros de comprimento, 2,90 metros de entre-eixos e 1,97 metros de largura. É como se o Palisade fosse o grandalhão simpático que sempre se destaca na turma, mas que, na verdade, tem uma alma tranquila.
Pontos Principais:
O Hyundai Palisade marca o retorno da montadora ao mercado premium de SUVs no Brasil, depois de uma pausa no segmento. Com um preço de R$ 449.990, o modelo promete espaço generoso para até oito ocupantes, além de um motor V6 3.8 de 295 cv. No entanto, o foco do Palisade vai além de seu desempenho. A proposta principal é oferecer conforto e tecnologia para quem busca um SUV de grandes dimensões.
O Hyundai Palisade chegou ao mercado brasileiro para ocupar o posto de maior SUV da marca, com dimensões que se destacam no segmento. São 4,99 metros de comprimento, 2,90 metros de entre-eixos e 1,97 metros de largura. O modelo oferece espaço para até oito ocupantes e promete uma experiência diferenciada no segmento de SUVs grandes, com foco em conforto e tecnologia.
O motor V6 3.8 naturalmente aspirado gera 295 cv, com 36,2 kgfm de torque. Ele é acompanhado por uma transmissão automática de oito marchas, substituindo a antiga de seis marchas, e conta com tração integral, oferecendo maior estabilidade em curvas e um desempenho adequado para um SUV de duas toneladas. Segundo a Hyundai, o Palisade vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, uma marca expressiva para o seu porte.
O principal diferencial do Palisade está no espaço interno. O SUV é capaz de acomodar oito passageiros, distribuídos em três fileiras de bancos. Com a terceira fila em uso, o porta-malas tem capacidade de 311 litros, mas ao rebater os bancos, esse volume sobe para 704 litros, oferecendo flexibilidade para diferentes necessidades de uso. O acesso à terceira fila é facilitado por um sistema de rebatimento eletro-mecânico dos bancos da segunda fila.
Além disso, a segunda e a terceira fileira possuem saídas de ar-condicionado no teto, portas USB-C para os passageiros e teto solar panorâmico para a parte traseira do veículo. O conforto é complementado por ajustes elétricos nos bancos da segunda fila, que permitem personalizar o espaço para quem está na última fileira.
O design do Hyundai Palisade segue a linha visual dos modelos mais recentes da marca, como o Hyundai Creta. Os faróis são dispostos verticalmente e a grade dianteira é grande e imponente. As lanternas traseiras também seguem a disposição vertical, reforçando o visual robusto do SUV. O acabamento interno oferece duas opções de cores, cinza claro e preto, com destaque para os detalhes em couro e superfícies macias ao toque.
O volante na cor cinza claro pode demandar maior atenção quanto à limpeza, mas o sistema de freio de estacionamento elétrico facilita o uso, sem a necessidade de um pedal adicional. A usabilidade do Palisade é destacada pela central multimídia com tela de 12,3 polegadas, sensível ao toque, que também pode ser controlada por botões no painel.
O Hyundai Palisade traz uma série de assistências de condução e tecnologia embarcada. Entre os recursos, destacam-se a câmera 360º com função 3D, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e o sensor de permanência em faixa. Além disso, o SUV oferece sete airbags, proporcionando maior segurança para os ocupantes. A central multimídia é rápida e fácil de usar, mas o modelo não oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o que exige a conexão via cabo USB.
Outra característica relevante é o painel digital configurável, que exibe a imagem da câmera de ponto cego, auxiliando o motorista em manobras e na condução em vias mais estreitas. O sistema de som premium é fornecido pela marca Infinity, conhecido por entregar uma boa qualidade de áudio.
O Hyundai Palisade, com seu motor V6 aspirado, é um SUV voltado para proporcionar conforto durante longas viagens. O modelo tem uma suspensão ajustada para suavizar o rodar, enquanto a tração integral oferece estabilidade adicional em curvas. Os modos de condução variam entre o econômico e o esportivo, mas não há uma mudança significativa entre eles em termos de desempenho.
O consumo do Palisade é de 7,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, valores que refletem o porte do veículo e a motorização V6. Mesmo sendo um modelo de grande porte, o Palisade entrega um comportamento adequado tanto em vias urbanas quanto em estradas, garantindo uma boa experiência de condução para o motorista e passageiros.
O Hyundai Palisade está disponível no Brasil em uma única versão, a Signature, que custa R$ 449.990. O modelo oferece opção de interior em tons claros ou escuros e, apesar do preço elevado, é uma alternativa competitiva frente a SUVs derivados de picapes como o Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. Seu foco no conforto e na tecnologia diferencia o Palisade de outros SUVs grandes com motor diesel que dominam o mercado.
Fonte: Hyundai, UOL, QuatroRodas e iG.