Já é hora da BYD lançar uma picape híbrida para concorrer com a Fiat Strada?

A BYD pode lançar picapes híbridas ou elétricas no Brasil para competir com a Fiat Strada e a Toro. Após o sucesso da Shark, especula-se que a marca desenvolva modelos compactos e intermediários, mirando o mercado local com foco em sustentabilidade. Até o momento, não há confirmação oficial.
Publicado por Alan Corrêa em Negócios dia 8/12/2024

No mercado brasileiro, as picapes compactas e intermediárias têm grande relevância comercial, lideradas pela Fiat Strada e pela Fiat Toro. A BYD, fabricante chinesa com forte atuação em veículos elétricos e híbridos, pode estar planejando lançar modelos para competir nesse segmento. Após o lançamento global da BYD Shark, uma picape elétrica média, surgem especulações sobre a possibilidade de a marca desenvolver veículos menores para atender à demanda do mercado local.

A Fiat Strada domina o segmento de compactas no Brasil, combinando custo acessível e funcionalidade, enquanto a Toro se consolidou entre as intermediárias com versatilidade e maior capacidade de carga. Uma possível entrada da BYD com picapes híbridas ou elétricas posicionadas nesses nichos seria uma movimentação estratégica, aproveitando o crescente interesse por veículos menos poluentes no país. No entanto, o desafio seria alinhar custos de produção e preços ao perfil econômico do consumidor brasileiro.

A BYD, conhecida por veículos elétricos e híbridos, pode expandir sua atuação no Brasil ao entrar no mercado de picapes compactas e intermediárias, atualmente liderado por Fiat Strada e Toro - Imagem gerada por IA.
A BYD, conhecida por veículos elétricos e híbridos, pode expandir sua atuação no Brasil ao entrar no mercado de picapes compactas e intermediárias, atualmente liderado por Fiat Strada e Toro – Imagem gerada por IA.

Caso a BYD avance com esses planos, a chegada de uma picape compacta para competir com a Strada e outra intermediária para enfrentar a Toro pode marcar uma mudança importante no cenário local. A utilização de tecnologia elétrica ou híbrida pode atrair consumidores interessados em alternativas energéticas ao modelo tradicional de combustão interna. Até o momento, porém, a empresa não confirma oficialmente projetos para esse segmento no Brasil.

BYD anuncia desenvolvimento de novos veículos exclusivos para o Brasil

A BYD revelou seus planos de ampliar a produção no Brasil com dois novos modelos desenvolvidos exclusivamente para o mercado nacional. Os lançamentos, previstos para o final de 2025 e início de 2026, serão produzidos na fábrica que a empresa constrói em Camaçari, na Bahia. Esses veículos serão parte de uma linha de 12 produtos planejados para operar no complexo baiano em capacidade total.

Pontos Principais:

  • Produção nacional dos modelos ocorrerá na fábrica de Camaçari (BA).
  • Os dois veículos serão lançados entre 2025 e 2026.
  • Um dos modelos será uma picape compacta para concorrer com a Fiat Strada.
  • A fábrica terá capacidade de produzir até 12 modelos simultaneamente.

Os dois veículos exclusivos para o Brasil foram anunciados por Stella Li, CEO da BYD nas Américas e Europa, em entrevista conjunta para Autoesporte e Valor Econômico. A executiva destacou que esses projetos refletem o compromisso da marca com a expansão no mercado nacional, em linha com a estratégia de eletrificação global da montadora.

A picape compacta, apelidada de Baby Shark, será uma das apostas da marca para enfrentar concorrentes como a Fiat Strada, líder do segmento. O modelo terá motorização híbrida flex, seguindo a tendência de oferecer maior eficiência energética e alternativas mais sustentáveis.

Além da picape, o outro veículo ainda não teve detalhes revelados, mas também será voltado para o público brasileiro. Os dois modelos integram o plano de crescimento da BYD no país, que começou com a confirmação do SUV médio Song Pro e do elétrico Dolphin Mini, ambos com fabricação nacional prevista para 2025.

A fábrica de Camaçari está sendo projetada para produzir 12 modelos simultaneamente, com foco em veículos híbridos e elétricos. Essa capacidade de produção coloca o Brasil como um dos principais polos de desenvolvimento e produção da marca na América Latina.

A expansão da BYD reflete a crescente demanda por veículos eletrificados no Brasil e a necessidade de fortalecer a infraestrutura para suportar essa evolução. Segundo dados recentes, o país ainda enfrenta desafios no setor, como a limitação de pontos de carregamento público, que totalizavam pouco mais de 10 mil em outubro de 2024.

BYD começará produção de veículos no Brasil em 2025

A BYD começará a fabricar veículos no Brasil em 2025, priorizando o mercado local e regional. O projeto inclui o primeiro sistema híbrido flex global e alta capacidade de produção.

Primeira fábrica da BYD no Brasil estará operacional em 2025 A BYD produzirá veículos híbridos e elétricos em Camaçari, com foco em expandir presença no Brasil e América do Sul, alcançando até 300 mil unidades anuais.

A BYD confirmou que sua primeira unidade de produção no Brasil será instalada na antiga fábrica da Ford, em Camaçari. Segundo o governo federal, o projeto foi discutido em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e executivos da empresa, incluindo Stella Li, presidente-executiva da montadora nas Américas. Também participaram o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outras autoridades, como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O plano inclui a fabricação do primeiro sistema híbrido flex do mundo, que combina eletricidade, gasolina e etanol, com o objetivo de atender às especificidades do mercado brasileiro e impulsionar a exportação para países sul-americanos. A tecnologia busca oferecer flexibilidade de abastecimento e eficiência energética em diferentes cenários.

A expectativa inicial da BYD é produzir 150 mil veículos até o final de 2025 e dobrar essa capacidade até o fim de 2026. Além de automóveis, a fábrica poderá incluir a montagem de baterias elétricas e outros componentes avançados no futuro.

Autoridades locais e nacionais veem a instalação como uma oportunidade para reindustrializar a região de Camaçari e atrair novos investimentos para a cadeia produtiva do setor automotivo. Estima-se que a operação da BYD na região crie milhares de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e o desenvolvimento tecnológico do estado da Bahia.

A decisão da montadora está alinhada com a crescente demanda por veículos eletrificados no Brasil e nos países vizinhos, impulsionada por políticas públicas de incentivo à transição energética. O governo federal também destacou o compromisso da BYD em promover a sustentabilidade em suas operações no Brasil.

Além disso, o mercado brasileiro se beneficiará com a expansão da oferta de veículos elétricos e híbridos, que têm apresentado crescimento constante nos últimos anos. A entrada da BYD pode intensificar a competição no setor, contribuindo para a popularização de tecnologias mais limpas e acessíveis.

Fonte: BYD, XPI, UOL, CNN e AutoEsporte.