Desempenho sensacional, visual nada discreto e um preço descomunal para um veículo da Kia: Assim conseguimos descrever o imponente Kia Stinger.
Concorrente de marcas tradicionais nesse ramo como Mercedes, Audi e BMW, a Kia quer demonstrar que consegue competir com estas montadoras, para isso pretende trazer uma versão mais em conta para conseguir ganhar nome neste mercado.
O primeiro modelo que chegou ao Brasil foi o Stinger GT, trazendo números muito atraentes e de encher os olhos.
O veículo é extremamente bem equipado, muito bonito e com números que fazem frente aos seus principais concorrentes.
O motor é composto por um “simples” 3.3 biturbo V6 que gera 370cv e 52kgfm de torque. Um de seus principais concorrentes, o Mercedes C43 AMG conta com um motor 3.0 Turbo V6 de 367cv e 53kgfm de torque, o que demonstra que o veículo da Kia não está tão distante de seus concorrentes.
O principal problema está no preço: Com o Stinger e o C 43 AMG custando cerca de 350 mil reais (No caso do Kia o preço é valido para as 20 primeiras unidades, após isso custará 400 mil reais), a preferência pela tradição da marca alemã acaba prevalecendo. A chegada de um modelo mais em conta pode ajudar a alavancar as vendas futuramente da versão mais apimentada.
A versão EX do Stinger é mais em conta do que a versão GT, mas sem um preço já fixado.
Mesmo sendo mais barato, não significa que será um carro “manco”. A versão EX conta com um motor 2.0 turbo de 255cv e 36kgfm de torque, números próximos à BMW 328i.
O Stinger EX no teste de 0-100km/h alcançou a marca de 6,8 segundos contra 5,1 da versão GT. Mas ainda se tem um benefício nessa perda de potência, pois além de baratear o veículo, o consumo bateu marcas de 8,3km/l na cidade e 11,1km/l na rodovia.
Até este momento, a Kia não deu uma data exata para quando veículo chegará aos consumidores, muito menos o preço esperado do Stinger EX. Por hora, nos resta esperar e torcer pelo anúncio do modelo no Brasil, que com certeza acrescentaria mais beleza a nossas ruas e rodovias.