Lá fora: 124 Spider é o conversível descolado da Fiat

Para tentar ganhar a confiança do consumidor, os italianos vem investindo cada vez mais em veículos diferenciados que, mesmo que sejam estranhos aos olhos do público americano, se torna muito diferente para eles que estão acostumados a carros cada vez maiores. Um exemplo destes carros é a nova geração do Fiat 124 Spider, que conquista olhares pelo seu design pouco convencional e capota retrátil.
Publicado em Carros dia 21/05/2019 por Alan Corrêa

Pode até parecer estranho dizer isso, mas a marca italiana Fiat não consegue obter tanto sucesso, principalmente em território norte-americano, quanto em países como o Brasil, por exemplo.

Para tentar ganhar a confiança do consumidor, os italianos vem investindo cada vez mais em veículos diferenciados que, mesmo que sejam estranhos aos olhos do público americano, se torna muito diferente para eles que estão acostumados a carros cada vez maiores. Um exemplo destes carros é a nova geração do Fiat 124 Spider, que conquista olhares pelo seu design pouco convencional e capota retrátil.

História do Fiat 124

O Fiat 124 original foi lançado em em 1966 para ser um sedan de pequeno porte no mercado europeu e asiático. O modelo foi descontinuado em 1974, mas sua base serviu como plataforma para o desenvolvimento de outros veículos, como por exemplo o sedan Lada Riva.

Logo no ano de 2016, a Fiat fez uma parceria com a Mazda e a Alfa Romeo (uma de suas marcas) e decidiu lançar um veículo de pequeno porte e conversível para o mercado norte-americano, basicamente um Mazda MX-5 Miata. Foi então que a parceria entre as marcas começou a fazer efeito, com a Mazda emprestando todos seus componentes para a construção de um carro neste estilo à Fiat e com a ajuda de recusos mais sofisticados da Alfa Romeo, assim nasceu o 124 Spider, a versão da Fiat do MX-5 Miata.

Design do 124 Spider

O design do 124 Spider lembra bastante o do Miata MX-5 em sua estrutura, mas claramente conta com componentes mais diversos por conta de suas versões de acabamento distintas, incluindo a esportiva Abarth.

A parte frontal é marcada pela grade hexagonal e uma repartição para outra grade logo abaixo com friso na cor do veículo. Os faróis de neblina e as lanternas com estilo mais agressivo fazem com que o carro ganhe este retoque de esportividade presente nos modelos da Alfa Romeo.

A traseira lembra bastante o Miata MX-5 de nova geração com um estilo mais quadrado e as lanternas retangulares, mas ainda assim atribuindo uma harmonia ao design do 124 Spider.

Modelos e motorizações

O Fiat 124 Spider conta com três modelos, sendo um deles com uma opção de topo de linha.

O modelo inicial e mais básico, o Classica, vem com um motor 1.4 turbinado que rende cerca de 160 cv e vem com a opção de câmbio manual ou automático (ambos de 6 velocidades). Os modelos Lusso e Abarth também contam com esta configuração, se diferenciando pelo Abarth possuir um motor com 4 cv a mais do que a cavalaria dos modelos convencionais. O modelo Lusso Red Top Edition, versão de topo, entrega o mesmo motor 1.4 turbo de 160 cv apenas com a opção de câmbio automático.

Detalhes de cada versão

Sem dúvidas os modelos do Fiat 124 cumprem muito bem a função de ser um carro diferente no cenário norte-americano. Por mais que a marca não passe tanta credibilidade para os americanos, fica nítida a intenção da Fiat de mudar esta visão e assim tentar conquistar uma fatia do mercado.