O Lamborghini Revuelto é o mais recente modelo híbrido plug-in da marca, que segue os passos do Aventador, mas com inovações significativas em termos de propulsão e tecnologia. Este modelo combina um motor V12 com três motores elétricos. A mudança mais notável em relação aos seus predecessores é a eliminação da necessidade de uma marcha ré mecânica, que agora é realizada eletricamente.
Em termos de design, o Revuelto mantém a identidade visual característica da Lamborghini, embora as mudanças na aerodinâmica e nos elementos de refrigeração sejam sutis. O espaço interno foi aumentado em 84 mm, graças à reconfiguração do trem de força, o que proporciona mais conforto para os ocupantes. O carro agora conta com um novo câmbio de oito velocidades com dupla embreagem, que substitui o antigo câmbio ISR de eixo único, considerado ultrapassado já na época do lançamento do Aventador em 2011.
A capacidade da bateria é de 3.8kWh, o que é relativamente pequeno se comparado com outros veículos híbridos de alta performance como o Ferrari 296 GTB e o McLaren Artura. Essa bateria pode ser carregada em cerca de meia hora em uma fonte doméstica de 7kW e não suporta carregamento rápido devido ao peso adicional que um inversor de corrente contínua adicionaria ao veículo.
Os três motores elétricos fornecem potência adicional ao V12, embora a bateria não consiga fornecer eletricidade suficiente para explorar todo o potencial dos motores elétricos simultaneamente. No entanto, juntos, os motores podem auxiliar com até 187bhp. Isso contribui para uma experiência de condução mais ágil, principalmente em acelerações iniciais.
O Revuelto acelera de 0 a 62 mph em 2,5 segundos e tem uma velocidade máxima de mais de 218 mph. O carro foi projetado para usar a potência elétrica para um impulso inicial antes de o motor V12 assumir, proporcionando uma integração suave entre os sistemas elétrico e mecânico.
O veículo é construído em torno de uma estrutura monocoque de carbono, que é 10% mais leve e 25% mais rígida do que a do Aventador, oferecendo maior rigidez torsional. Isso é complementado por uma subestrutura frontal de carbono e uma traseira de alumínio, que agora possui menos soldas.
No que diz respeito à suspensão, o Revuelto utiliza uma configuração semi-ativa. Os freios são de cerâmica de carbono, com pinças de dez pistões na frente e quatro pistões atrás, além de incluir um sistema de frenagem regenerativa.
A aerodinâmica do carro inclui uma asa traseira ativa que pode ser ajustada manualmente por um botão no volante. Esse design aerodinâmico oferece melhor eficiência na redução do arrasto e um aumento significativo na força descendente em comparação com o modelo anterior.
Os principais concorrentes do Revuelto incluem o Ferrari SF90 Stradale, que também possui três motores elétricos e uma configuração de bateria pequena, e o McLaren 750S, que promete desempenho comparável apesar de não ser um híbrido. Em comparação, o Revuelto busca equilibrar a tradição dos motores V12 com as demandas modernas por tecnologias mais limpas e eficientes.
*Com informações da Lamborghini.