Ford promete veículos inteligentes em 2022

Após a revolução das novas tecnologias de assistência e conveniência implantadas nas últimas gerações de veículos, a Ford acaba de lançar uma nova etapa: a tecnologia C-V2X.
Publicado em Notícias dia 24/01/2019 por Alan Corrêa

Após a revolução das novas tecnologias de assistência e conveniência implantadas nas últimas gerações de veículos, a Ford acaba de lançar uma nova etapa: a tecnologia C-V2X.

O novo projeto da Ford que será implantado em seus modelos vai permitir uma interação de informações não apenas com o próprio veículo mas com todos ao seu redor, bem como pedestres e infraestrutura de trânsito.

A Ford lança o bastão da tecnologia C-V2X

A Ford anunciou na CES, a principal feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, que todos os seus veículos a partir de 2022 terão incorporados a tecnologia C-V2X.

Os veículos da Ford utilizaram de sensores de radar e câmeras para interação ao seu redor. A prioridade de um veículo no cruzamento, por exemplo, poderá ser estabelecida por esse sistema.

Tecnologia C-V2X
Tecnologia C-V2X

Este nova tecnologia aponta o futuro dos meios de transportes, onde haverá uma interação direta entre os veículos, pedestres e sinalizações eletrônicas de trânsito.

Um detalhe importante do desenvolvimento do C-V2X é que as mensagens não precisam de uma torre central para a distribuição. O sistema utiliza uma comunicação direta peer-to-peer, favorecendo a interação em tempo real.

De acordo diz com o diretor de Veículos Conectados da Ford, Don Butler, a tecnologia C-V2X faz parte de uma atualização dos veículos com um mundo mais digitalizado, onde as empresas poderão até fornecer “serviços sob demanda ao longo de sua rota e ajudar as cidades a migrar para novos ecossistemas, como ruas sem sinais de trânsito”.

Tecnologia C-V2X
Tecnologia C-V2X

Um sistema moderno de infraestrutura de trânsito

O projeto de implementação da tecnologia C-V2X não é exclusividade da Ford, mas uma cooperação entre diversas montadoras e empresas de TI.

Através de uma rede de comunicação sem fio, será possível um veículo identificar um pedestre atravessando a faixa antes mesmo de conseguir visualizá-lo.

Com efeito, todos precisaram utilizar a rede 5G, ou seja, no exemplo em concreto citado o pedestre terá que estar portando um celular com a mesma tecnologia.

O leque de possibilidades é grande e representa um enorme passo para a modernidade do sistema de trânsito.

Acidentes poderão ser identificados à distância, oferecendo oportunidades de rotas de fuga. Assim como obras e qualquer outro evento nas estradas.

Os veículos terão um acompanhamento das mudanças dos semáforos e terão alerta de quem tem a preferência em uma via.

Em caso de emergência, tanto ambulâncias como viaturas da polícia também poderão enviar alerta antecipadamente para os veículos tomarem conhecimento e facilitarem a passagem.

É claro que para o perfeito funcionamento a tecnologia C-V2X terá que ser implementada por todos, o que significa que se trata de um processo gradual a longo prazo.

De qualquer modo, a Ford já avançou um importante passo, graças ao acordo com a empresa de desenvolvimento Qualcomm, abrindo assim as portas ao mundo para este novo e moderno meio de interação.

As informações de segurança compartilhadas entre pedestres e veículos poderão evitar muitos acidentes e favorecer uma condução mais segura no trânsito.

Simulação em Las Vegas

Uma demonstração desta interação futurística foi apresentada no próprio evento em Las Vegas, onde ocorreu uma simulação entre quatro veículos: a moto Ducati, o Audi Q8, o Fusion e o F-150.

A plateia pode comprovar a eficiência da interação entre os veículos em diversas situações de trânsito.

Dentro dos veículos uma tela sob o painel indicava todas as informações sobre o trânsito ao redor.

A impressão que ficou é que os veículos conseguiam “ouvir” e “conversar” entre si, além de identificar pedestres e sinalizações de trânsito.