Após a revolução das novas tecnologias de assistência e conveniência implantadas nas últimas gerações de veículos, a Ford acaba de lançar uma nova etapa: a tecnologia C-V2X.
O novo projeto da Ford que será implantado em seus modelos vai permitir uma interação de informações não apenas com o próprio veículo mas com todos ao seu redor, bem como pedestres e infraestrutura de trânsito.
A Ford anunciou na CES, a principal feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, que todos os seus veículos a partir de 2022 terão incorporados a tecnologia C-V2X.
Os veículos da Ford utilizaram de sensores de radar e câmeras para interação ao seu redor. A prioridade de um veículo no cruzamento, por exemplo, poderá ser estabelecida por esse sistema.
Este nova tecnologia aponta o futuro dos meios de transportes, onde haverá uma interação direta entre os veículos, pedestres e sinalizações eletrônicas de trânsito.
Um detalhe importante do desenvolvimento do C-V2X é que as mensagens não precisam de uma torre central para a distribuição. O sistema utiliza uma comunicação direta peer-to-peer, favorecendo a interação em tempo real.
De acordo diz com o diretor de Veículos Conectados da Ford, Don Butler, a tecnologia C-V2X faz parte de uma atualização dos veículos com um mundo mais digitalizado, onde as empresas poderão até fornecer “serviços sob demanda ao longo de sua rota e ajudar as cidades a migrar para novos ecossistemas, como ruas sem sinais de trânsito”.
O projeto de implementação da tecnologia C-V2X não é exclusividade da Ford, mas uma cooperação entre diversas montadoras e empresas de TI.
Através de uma rede de comunicação sem fio, será possível um veículo identificar um pedestre atravessando a faixa antes mesmo de conseguir visualizá-lo.
Com efeito, todos precisaram utilizar a rede 5G, ou seja, no exemplo em concreto citado o pedestre terá que estar portando um celular com a mesma tecnologia.
O leque de possibilidades é grande e representa um enorme passo para a modernidade do sistema de trânsito.
Acidentes poderão ser identificados à distância, oferecendo oportunidades de rotas de fuga. Assim como obras e qualquer outro evento nas estradas.
Os veículos terão um acompanhamento das mudanças dos semáforos e terão alerta de quem tem a preferência em uma via.
Em caso de emergência, tanto ambulâncias como viaturas da polícia também poderão enviar alerta antecipadamente para os veículos tomarem conhecimento e facilitarem a passagem.
É claro que para o perfeito funcionamento a tecnologia C-V2X terá que ser implementada por todos, o que significa que se trata de um processo gradual a longo prazo.
De qualquer modo, a Ford já avançou um importante passo, graças ao acordo com a empresa de desenvolvimento Qualcomm, abrindo assim as portas ao mundo para este novo e moderno meio de interação.
As informações de segurança compartilhadas entre pedestres e veículos poderão evitar muitos acidentes e favorecer uma condução mais segura no trânsito.
Uma demonstração desta interação futurística foi apresentada no próprio evento em Las Vegas, onde ocorreu uma simulação entre quatro veículos: a moto Ducati, o Audi Q8, o Fusion e o F-150.
A plateia pode comprovar a eficiência da interação entre os veículos em diversas situações de trânsito.
Dentro dos veículos uma tela sob o painel indicava todas as informações sobre o trânsito ao redor.
A impressão que ficou é que os veículos conseguiam “ouvir” e “conversar” entre si, além de identificar pedestres e sinalizações de trânsito.