Quem procura um carro usado popular geralmente tem uma preocupação principal: quanto vai custar para manter? Nesse quesito, o Fiat Uno Mille (especialmente com motor Fire) reina absoluto há décadas no Brasil.
Enquanto donos de carros modernos sofrem com faróis de LED que custam R$ 3.000 ou módulos eletrônicos complexos que exigem scanner de última geração, a famosa “botinha ortopédica” da Fiat segue sendo o melhor amigo do bolso brasileiro. Levantamos 5 itens de desgaste natural que mostram por que o Uno é considerado o “rei da manutenção barata” e por que ele continua valorizando no mercado de usados.

O medo de todo motorista é a correia arrebentar e estragar o motor. Em carros modernos (como o Onix, Ka ou modelos turbo), essa troca preventiva pode passar fácil dos R$ 1.000 somando peças e mão de obra especializada.
No Uno Mille Fire, o cenário é outro. O kit completo (Correia + Tensor) de marcas de primeira linha (como Continental ou Gates) custa, em média, menos de R$ 150,00 em autopeças online. A simplicidade do motor 8 válvulas torna a mão de obra rápida e barata. É o tipo de serviço que fica pronto em uma manhã e não assusta o orçamento do mês.
Velas gastas aumentam o consumo de combustível e fazem o carro falhar. Trocar as velas de um carro turbo moderno exige cuidado extremo e peças de irídio ou platina que custam caro.
No Uno Mille, um jogo com 4 velas tradicionais (NGK ou Bosch) custa cerca de R$ 60,00 a R$ 80,00. O acesso no motor é tão simples que muitos proprietários entusiastas fazem a troca em casa mesmo, garantindo que o carro continue econômico e queimando combustível da maneira correta.

A suspensão do Uno é famosa por aguentar o tranco das ruas brasileiras (graças ao feixe de molas na traseira), mas os amortecedores sofrem desgaste natural. Quando precisa de troca, o valor é um alívio.
O par de amortecedores traseiros (Cofap ou Nakata) pode ser encontrado na faixa de R$ 250,00 a R$ 300,00. Para efeito de comparação, um par de amortecedores de um SUV compacto usado raramente sai por menos de R$ 800,00. Isso explica por que o Uno é o favorito de empresas de telefonia e prestadores de serviço.
Segurança é fundamental e freio não se brinca. Refazer a parte dianteira dos freios do Mille (Discos sólidos + Pastilhas) tem um custo de peças que gira em torno de R$ 180,00 o kit completo.
É um valor irrisório para garantir a frenagem segura do veículo por mais 30 ou 40 mil quilômetros. A manutenção de freios do Uno é tão padronizada que qualquer mecânico, em qualquer esquina do Brasil, tem as peças a pronta entrega.
Ninguém quer bater o carro, mas pequenos encostões acontecem no trânsito urbano. Se você ralar o para-choque de um carro popular ano 2025, o prejuízo passa fácil de R$ 1.500 envolvendo funilaria e pintura na cor do veículo.
No Uno Mille (especialmente os modelos com para-choque preto plástico), uma peça nova custa entre R$ 80,00 e R$ 120,00. Não precisa de pintura, não precisa de estufa. É tirar o velho, colocar o novo e o carro está novo de novo. Essa praticidade “anti-estresse” é um dos maiores trunfos do modelo.

Existem carros mais confortáveis e seguros que o Uno Mille? Com certeza. Mas quando o assunto é o custo por quilômetro rodado e a paz de espírito de saber que qualquer R$ 200,00 resolve um problema mecânico, o velho Fiat continua imbatível.
É por isso que, mesmo fora de linha, ele continua sendo um investimento sólido no mercado de usados, com preços que não param de subir.
Nota: Os preços citados são uma média de mercado em autopeças online em novembro de 2025 e podem variar conforme a região e a marca da peça.