A Mercedes-Benz deu início aos testes de rodagem com um protótipo de bateria de estado sólido, marcando um avanço na eletrificação de sua linha de automóveis. Desenvolvida em parceria com a Factorial Energy, a tecnologia utiliza células de lítio-metal e promete maior densidade de energia, eficiência aprimorada e melhorias na segurança.
Pontos Principais:
A nova bateria foi instalada em um EQS modificado, que recebeu adaptações para acomodar o sistema inovador. Após uma série de testes laboratoriais na Alemanha, o veículo iniciou avaliações em condições reais de uso. Os resultados desses testes fornecerão dados essenciais para avaliar a viabilidade da produção em larga escala.
A tecnologia de estado sólido representa um passo significativo para o setor automotivo. O eletrólito sólido substitui os líquidos usados em baterias convencionais, permitindo novos tipos de ânodos e uma maior densidade de armazenamento de energia. O impacto pode ser expressivo, tanto na autonomia quanto na eficiência energética dos veículos elétricos.
A pesquisa para a nova bateria de estado sólido foi conduzida pelo Centro de Competência em Sistemas de Bateria da Mercedes-Benz, em conjunto com a Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP). A HPP tem experiência na transferência de tecnologia da Fórmula 1 para o segmento automotivo de alto desempenho.
A bateria utiliza células fornecidas pela Factorial Energy, empresa norte-americana especializada no desenvolvimento dessa tecnologia. O projeto teve início em 2021, com a entrega das primeiras células de teste no verão de 2024. Essas células foram produzidas com base na tecnologia FEST® (Factorial Electrolyte System Technology), criada pela Factorial.
O design do sistema inclui um suporte patenteado para células flutuantes, permitindo acomodar as variações de volume das células durante os ciclos de carga e descarga. Atuadores pneumáticos ajustam a estrutura conforme necessário, otimizando o desempenho e a durabilidade.
A bateria de estado sólido do EQS experimental oferece até 25% mais autonomia em comparação com os modelos equipados com baterias de íon-lítio convencionais. Isso se traduz em um alcance superior a 1.000 km com uma única carga.
O veículo mantém peso e dimensões semelhantes às versões de produção, permitindo uma integração mais simples da tecnologia. Além disso, o sistema de resfriamento passivo reduz a necessidade de componentes adicionais para controle térmico, contribuindo para um menor consumo de energia.
A densidade de energia gravimétrica da nova bateria pode chegar a 450 Wh/kg, valor superior ao das baterias convencionais. Esse índice é fundamental para aumentar a eficiência dos veículos elétricos, reduzindo o peso e melhorando o desempenho geral.
Os testes da bateria de estado sólido começaram com avaliações em laboratório no final de 2024. Em fevereiro de 2025, o primeiro EQS equipado com a nova tecnologia foi colocado em testes de rodagem.
O programa inclui diferentes condições de uso para avaliar desempenho, durabilidade e segurança da bateria em situações reais. As simulações iniciais indicam que a nova tecnologia pode oferecer vantagens significativas em comparação com baterias tradicionais.
Nos próximos meses, a Mercedes-Benz continuará os testes, coletando dados sobre o desempenho da bateria em diferentes temperaturas e cenários de rodagem. Os resultados determinarão a viabilidade da produção em larga escala e a possível introdução da tecnologia em modelos futuros.
A colaboração entre a Mercedes-Benz e a Factorial Energy começou em 2021, com o objetivo de desenvolver uma nova geração de baterias de estado sólido para veículos elétricos.
A Factorial forneceu as primeiras células de teste em 2024, permitindo que a Mercedes-Benz iniciasse os testes internos e a integração no EQS. A tecnologia FEST® da Factorial é baseada em um eletrólito sólido, permitindo o uso de ânodos de lítio metálico para maior eficiência energética.
O avanço da pesquisa visa aprimorar a densidade de energia e a segurança das baterias, reduzindo custos de produção e facilitando a aplicação em veículos elétricos de diferentes segmentos.
A introdução da bateria de estado sólido pode representar um avanço na eletrificação automotiva, com impactos diretos na autonomia e eficiência dos veículos elétricos.
A Mercedes-Benz continuará investindo no desenvolvimento dessa tecnologia, buscando reduzir os desafios associados à produção em larga escala. A expectativa é que novas fases de testes sejam realizadas ao longo dos próximos anos, garantindo a confiabilidade do sistema.
Se os resultados forem positivos, a adoção comercial das baterias de estado sólido poderá ocorrer na próxima geração de veículos elétricos, trazendo benefícios para consumidores e para a indústria automotiva.
Fonte: Mercedes.