Meta da Tesla de entregar 20 milhões de veículos fica fora de relatório de impacto

A Tesla não incluiu a meta de entregar 20 milhões de veículos por ano até 2030 no último relatório de impacto, indicando foco em robotáxis. Elon Musk estabeleceu essa meta em 2020, visando vender o dobro da Toyota. A Tesla abandonou planos para um modelo de US$ 25 mil, focando na condução autônoma. As ações caíram 1,5%, e a demanda por veículos elétricos desacelerou. Em 2023, a Tesla demitiu mais de 10% do pessoal e teve um tempo de atividade da rede de carregamento de 99,97%.
Publicado em Notícias dia 24/05/2024 por Alan Corrêa

A Tesla não incluiu a meta de entregar 20 milhões de veículos por ano até 2030 no seu último relatório de impacto, publicado nesta quinta-feira. A mudança indica um foco renovado da montadora em robotáxis, em detrimento da expansão tradicional de veículos.

O CEO Elon Musk havia estabelecido a meta em 2020, almejando vender 20 milhões de veículos anualmente até o final da década. Esse número representaria o dobro das vendas da Toyota, atualmente a maior montadora do mundo. Em 2022, a Tesla reafirmou essa ambição em seu relatório de impacto, destacando a necessidade de tornar seus produtos mais acessíveis para alcançar esse objetivo.

A Tesla não incluiu a meta de entregar 20 milhões de veículos por ano até 2030 no seu último relatório de impacto, publicado na quinta-feira, indicando um foco renovado em robotáxis.
A Tesla não incluiu a meta de entregar 20 milhões de veículos por ano até 2030 no seu último relatório de impacto, publicado na quinta-feira, indicando um foco renovado em robotáxis.

No entanto, a Tesla recentemente abandonou planos para um novo modelo de US$ 25 mil, redirecionando o foco para a tecnologia de condução autônoma. A empresa planeja um evento de lançamento de seu robotáxi em 8 de agosto. Esta nova direção pode resultar em uma menor redução de custos do que o inicialmente esperado e um crescimento de volume mais modesto.

Em abril, a Reuters relatou pela primeira vez sobre essa mudança estratégica. A decisão de usar as linhas de produtos atuais para novos veículos acessíveis reflete a nova abordagem da Tesla. Sandeep Rao, pesquisador da Leverage Shares, observou que uma parte significativa da meta de 2030 dependia do lançamento de carros mais acessíveis na faixa de US$ 25 mil.

As ações da Tesla registraram uma queda de 1,5% na tarde desta quinta-feira. A demanda por veículos elétricos desacelerou e a concorrência aumentou, afetando as vendas da Tesla. Em 2023, as vendas da empresa cresceram 38%, abaixo da meta de longo prazo de 50%. Em janeiro, Musk alertou que o crescimento nas entregas seria menor este ano.

Como parte de uma reestruturação, a Tesla demitiu mais de 10% de sua força de trabalho, incluindo a dissolução da equipe Supercharger. O relatório de impacto de 2023 destacou que a rede de carregamento rápido da Tesla manteve um tempo de atividade de 99,97%, o mais alto em cinco anos. Alguns analistas, no entanto, expressaram preocupação de que as demissões possam afetar o desempenho da divisão.

Além disso, o relatório não comparou a diversidade dos trabalhadores da Tesla com a de outras empresas. A Tesla também não mencionou que a maioria de seus funcionários pertence a grupos sub-representados, como havia feito anteriormente.

Os ajustes nas metas e a reestruturação organizacional refletem as mudanças estratégicas da Tesla enquanto a empresa busca se adaptar ao mercado em evolução. A ênfase na tecnologia de condução autônoma pode representar um novo caminho para o crescimento, ainda que diferente das metas inicialmente estabelecidas.

*Com informações do Bol.