Após 16 anos de ausência, a Mitsubishi Motors confirmou seu retorno à Stock Car em 2025, utilizando o modelo Eclipse Cross. A categoria, que é uma das principais do automobilismo brasileiro, passará por reformulações significativas, adotando SUVs em substituição aos tradicionais sedãs a partir da próxima temporada.
Historicamente, a Mitsubishi competiu na Stock Car entre 2005 e 2008, onde alcançou 16 vitórias em 48 corridas, e conquistou dois títulos nos anos de 2006 e 2007 com o piloto Cacá Bueno no comando do Lancer de número zero. Após esse período, a empresa japonesa se retirou da competição, marcando seu retorno agora com um novo modelo de veículo.
A decisão da Stock Car de migrar para SUVs reflete a crescente popularidade deste segmento no mercado automobilístico. Em 2024, os SUVs representaram 47% das vendas de carros novos no Brasil, o que demonstra uma clara preferência do consumidor por esse tipo de veículo. Essa mudança na Stock Car visa aproximar os carros de corrida das características dos veículos mais vendidos, promovendo uma maior identificação do público com a categoria.
O Eclipse Cross, escolhido pela Mitsubishi para a competição, será adaptado para atender às especificações técnicas exigidas pela Stock Car. Tradicionalmente, os veículos da categoria eram equipados com motores V8, porém, com a mudança para SUVs, os novos carros serão equipados com motores 2.0 turbo. Este tipo de motor é mais alinhado com as tecnologias encontradas nos carros de rua, promovendo uma experiência mais relevante para o espectador.
Além da Mitsubishi, outras montadoras também participarão com seus respectivos modelos SUV. A Toyota competirá com o Corolla Cross e a Chevrolet com o Tracker. Ambos os modelos possuem motores turbinados de capacidade volumétrica menor, com o Tracker utilizando propulsores 1.0/1.2 e o Eclipse Cross com um motor de 1.5.
A presença de montadoras renomadas e a escolha de modelos SUV para a competição indicam uma estratégia de revitalização da Stock Car, buscando não apenas atualizar a categoria com as tendências atuais do mercado automobilístico, mas também aumentar a competitividade e o interesse do público pelas corridas.
A Stock Car, reconhecida como uma das principais plataformas de automobilismo no Brasil, tem o desafio de manter sua relevância e apelo em um cenário de constantes mudanças tecnológicas e de preferências dos consumidores. A introdução de SUVs e a participação de novas montadoras são movimentos estratégicos que visam não só a modernização da frota como também a sustentabilidade da categoria no longo prazo.
Com o retorno da Mitsubishi e a introdução de novos veículos e tecnologias, espera-se que a temporada de 2025 da Stock Car seja um marco na história da categoria, trazendo novas dinâmicas de corrida e possivelmente atraindo um público maior e mais diversificado.
A Stock Car continua a ser um importante canal para as montadoras testarem novas tecnologias em condições extremas de corrida, o que também beneficia o desenvolvimento de produtos mais eficientes e alinhados com as expectativas e necessidades dos consumidores. Com o retorno da Mitsubishi e a adaptação ao mercado atual, a categoria se prepara para um novo capítulo em sua história, que promete renovar e intensificar a paixão pelo automobilismo no Brasil.
Para os fãs do Mitsubishi Lancer Evolution, a Stock Car de 2025 traz um vislumbre de como poderia ser um novo “Evo”. Com a Mitsubishi retornando à competição usando o SUV Eclipse Cross, imagina-se uma adaptação moderna do clássico Evo. Este novo veículo, equipado com tecnologia turbo 2.0, reflete as inovações atuais em eficiência e performance, integrando o espírito do Evo em uma era dominada por SUVs e preferências contemporâneas do consumidor.
*Com informações da StockCar, iG e Autoesporte.