Momento histórico: Fiat Strada alcança 2 milhões de unidades vendidas no Brasil

A Fiat Strada, lançada em 1998, alcançou 2 milhões de unidades vendidas no Brasil. Com inovações como cabine dupla, transmissão CVT e motor turbo flex, lidera o mercado de picapes desde 2021. A segunda geração, de 2020, trouxe melhorias em design, altura do solo e ângulos de ataque. Em 2024, já vendeu 115 mil unidades e continua a expandir na América do Sul, sendo fabricada em Betim, MG. A Strada combina robustez, inovação e adaptação às demandas do mercado.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 31/10/2024

A Fiat Strada atingiu o marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas no Brasil desde seu lançamento em 1998, consolidando-se como um dos veículos mais importantes da marca. Em sua segunda geração, que chegou ao mercado em 2020, a picape já acumula mais de 600 mil unidades produzidas e lidera as vendas nacionais de picapes desde 2021.

Com uma história de inovações, a Strada evoluiu continuamente, introduzindo a cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013, renovando-se completamente em 2020 para atender às novas demandas do mercado e se manter competitiva.

Pontos Principais:

  • Fiat Strada atinge 2 milhões de unidades vendidas no Brasil.
  • Mais de 600 mil unidades da segunda geração produzidas desde 2020.
  • Liderança no mercado de picapes desde 2021.
  • Modelos com inovações como cabine dupla, transmissão CVT e motor turbo flex.

O lançamento da primeira geração em 1998 representou um marco para a Fiat, que buscava expandir seu portfólio no segmento de picapes. O modelo foi projetado para atender às necessidades dos consumidores brasileiros, combinando características de robustez e capacidade de carga. Em pouco tempo, a Strada conquistou o mercado e passou a liderar seu segmento.

O sucesso da Fiat Strada no Brasil e na América do Sul resulta de um projeto que une tecnologia, versatilidade e inovação, reforçando sua presença entre as picapes mais vendidas.
O sucesso da Fiat Strada no Brasil e na América do Sul resulta de um projeto que une tecnologia, versatilidade e inovação, reforçando sua presença entre as picapes mais vendidas.

A segunda geração, introduzida em 2020, trouxe mudanças importantes, como uma maior altura do solo e ângulos de ataque e saída mais favoráveis, atingindo 24º e 28º, respectivamente. Esses aprimoramentos foram desenvolvidos para atender a demandas por veículos com maior aptidão para enfrentar diferentes tipos de terrenos.

Em 2021, a Strada foi a primeira picape da categoria a oferecer transmissão automática CVT no Brasil. Essa inovação expandiu o perfil de público do modelo, oferecendo maior praticidade para os consumidores urbanos e ampliando seu mercado. No ano seguinte, em 2023, a linha 2024 foi lançada com o motor turbo flex, visando otimizar o desempenho e a eficiência do consumo de combustível.

Além das inovações em motorização e transmissão, a Fiat Strada 2024 apresenta uma versão chamada Ultra, que busca atrair consumidores que utilizam a picape tanto para trabalho quanto para lazer. A inclusão de novos equipamentos e o redesenho visual aumentam o apelo do modelo.

No acumulado de 2024, mais de 115 mil unidades foram emplacadas, números que reforçam a liderança da Fiat no mercado de picapes e consolidam a Strada como uma referência no Brasil. A produção do modelo é realizada no Polo Automotivo Stellantis em Betim, Minas Gerais, evidenciando o compromisso da marca com o mercado nacional.

A evolução constante da Strada reflete a busca da Fiat por atender às demandas dos consumidores. O modelo é exportado para países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, ampliando sua presença na região. Essa expansão reforça a posição da marca no mercado latino-americano de veículos comerciais leves.

Desde a sua criação, a Strada passou por várias adaptações e aprimoramentos. A introdução da cabine estendida, da cabine dupla e da terceira porta foram marcos importantes em sua trajetória, e cada uma dessas inovações foi bem recebida pelo público. As melhorias de design, suspensão e motorização foram pensadas para manter o modelo relevante e competitivo ao longo dos anos.

A cabine dupla, lançada em 2009, foi um dos maiores marcos do modelo, permitindo transportar mais passageiros sem comprometer a capacidade de carga. Esse recurso tornou a picape mais versátil, ampliando seu uso para atividades de lazer e trabalho. A terceira porta, introduzida em 2013, foi outra inovação que aumentou o apelo da picape no mercado.

O sucesso contínuo da Fiat Strada no Brasil é resultado de um projeto que equilibra funcionalidade, tecnologia e inovação. As mudanças na suspensão e no design, além da incorporação de novos recursos tecnológicos, contribuem para sua aceitação no mercado. A segunda geração trouxe uma renovação completa, tanto no design quanto na mecânica, e desde então, a Strada continua a se adaptar às novas demandas.

Nos últimos anos, o lançamento de versões com diferentes configurações de motorização e transmissão foi uma resposta às necessidades do mercado. Com o motor turbo flex da linha 2024, a Fiat busca atrair consumidores que valorizam desempenho, eficiência e baixo consumo.

Fonte: Stellantis.