O mercado brasileiro de motos continua sua trajetória ascendente, registrando em agosto de 2024 um crescimento notável nas vendas em comparação ao mês anterior. Foram emplacadas 163.882 unidades, o que representa um aumento de 4,5% em relação às 156.810 motos vendidas em julho. O desempenho do mês também foi superior ao do mesmo período de 2023, com uma alta de 14,8%. No acumulado de 2024, já são mais de 1,2 milhão de motos vendidas, demonstrando um crescimento expressivo de 19,9% em relação ao ano passado.
A Honda, consolidada como a líder do mercado, manteve uma participação de 66,4%, com quase 109 mil unidades vendidas em agosto. A Yamaha, em segundo lugar, conquistou 18,4% do mercado, seguida por Shineray, Mottu, e outras marcas que juntas compõem o restante das vendas. Esse domínio reflete a preferência dos consumidores brasileiros por marcas tradicionais e bem estabelecidas.
No ranking de modelos mais vendidos, a Honda CG 160 continua imbatível, com 37.423 unidades comercializadas no mês, reforçando sua posição como a moto mais popular do Brasil. A Yamaha também teve bons resultados, especialmente com a MT-03 liderando o segmento Naked/Roadster, desbancando a Bajaj Dominar 400 que havia alcançado o topo no mês anterior.
Entre as motos de categorias específicas, a Honda NXR 160 foi a mais vendida na categoria Trail/Fun, enquanto a Honda Biz liderou entre as Scooters/Cubs. No segmento de motos Custom/Classic, a Royal Enfield Hunter 350 foi a preferida, seguida pela Triumph Scrambler 400X, que teve um desempenho destacado.
O mercado de motos no Brasil, portanto, segue aquecido, com a expectativa de que 2024 seja um ano de resultados positivos para o setor. O crescimento das vendas reflete tanto a confiança dos consumidores quanto a oferta diversificada de modelos que atendem às diferentes necessidades do público.
Marcas que mais emplacaram motos e similares em agosto
- Honda – 108.967 unidades
- Yamaha – 30.279 unidades
- Shineray – 6.994 unidades
- Mottu – 6.344 unidades
- Haojue – 1.841 unidades
- Avelloz – 1.705 unidades
- Royal Enfield – 1.658 unidades
- Triumph – 1.323 unidades
- BMW – 1.266 unidades
- Kawasaki – 793 unidades
- Bajaj – 722 unidades
- Dafra – 399 unidades
- Zontes – 283 unidades
- Suzuki – 212 unidades
- Bull – 193 unidades
City/Street
- Honda CG 160 – 37.423 unidades
- Honda CB 300F – 5.888 unidades
- Mottu Sport 110i – 6.344 unidades
- Yamaha Factor 150 – 4.507 unidades
- Yamaha Fazer 250 – 4.174 unidades
Scooter/Cub
- Honda Biz – 20.611 unidades
- Honda Pop 110i – 14.414 unidades
- Honda PCX 160 – 4.549 unidades
- Honda Elite 125 – 2.863 unidades
- Yamaha NMax 160 – 1.782 unidades
Trail/Fun
- Honda NXR 160 – 12.701 unidades
- Yamaha XTZ 250 Lander – 4.263 unidades
- Yamaha XTZ 150 Crosser – 3.589 unidades
- Honda XRE 190 – 3.467 unidades
- Honda XRE 300 Sahara – 3.058 unidades
Maxitrail
- Honda CB 500X – 505 unidades
- BMW R 1250 GS – 342 unidades
- Triumph Tiger 900 – 258 unidades
- Honda NC 750X – 255 unidades
- BMW R 1300 GS – 147 unidades
Naked/Roadster
- Yamaha MT-03 – 1.001 unidades
- Bajaj Dominar 400 – 455 unidades
- Honda CB 650R – 356 unidades
- Honda CB 500F – 312 unidades
- Yamaha MT-09 – 265 unidades
Sport
- Yamaha YZF-R15 – 470 unidades
- Yamaha YZF-R3 – 177 unidades
- Honda CBR 650R – 98 unidades
- BMW S 1000RR – 93 unidades
- Kawasaki Ninja ZX-6R – 45 unidades
Custom/Classic
- Royal Enfield Hunter 350 – 584 unidades
- Triumph Scrambler 400X – 519 unidades
- Royal Enfield Meteor 350 – 429 unidades
- Royal Enfield Super Meteor 650 – 230 unidades
- Royal Enfield Classic 350 – 220 unidades
Touring
- Harley-Davidson FLTRX – 35 unidades
- Harley-Davidson FLHX – 24 unidades
- Harley-Davidson FLTRK – 13 unidades
- Harley-Davidson FLHTK – 7 unidades
- Harley-Davidson FLH RXS – 5 unidades
Fonte: Fenabrave e Webmotors.