A Volkswagen T7, também chamada de Multivan e Califórnia Camper nas versões oferecidas, é a continuação da clássica Kombi. Sua chegada ao mercado europeu marca a primeira vez em que a Kombi incorpora o sistema de tração integral 4Motion, usando tecnologia elétrica. O sistema híbrido plug-in, que combina motor a combustão e elétrico, permite que o veículo seja utilizado em modos de tração selecionáveis, incluindo a opção automática.
Pontos Principais:
Para operar o sistema híbrido, a T7 utiliza um motor TSI Evo2 de 1,5 litro, que entrega 174 cv, acoplado a um motor elétrico frontal de 113 cv e outro de 134 cv no eixo traseiro. Esse conjunto permite que o modelo atinja uma potência combinada de 241 cv e um torque de 35 kgfm. O motor TSI, que é uma evolução do motor 1.4 TSI fabricado em São Carlos/SP, distribui a potência para as rodas por meio de um câmbio DSG de seis marchas.
A Kombi T7 eHybrid conta com uma bateria de 19,7 kWh que oferece até 91 km de autonomia elétrica, suficiente para deslocamentos urbanos sem necessidade de combustíveis fósseis. O modelo é compatível com carregadores de até 11 kW em ambientes residenciais e pode usar carregadores rápidos de até 50 kW, reduzindo o tempo de recarga.
Outro diferencial do modelo é a capacidade de fornecer energia para uso interno, sendo possível operar ventiladores, aquecedores, ar-condicionado e até carregar dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos. A proposta atende ao perfil de consumidores que utilizam a Kombi para acampamentos e atividades ao ar livre, em especial a versão Califórnia, que conta com recursos específicos para camping.
O preço do modelo na Alemanha está entre US$ 76 mil e US$ 83 mil, o equivalente a valores entre R$ 456 mil e R$ 498 mil em conversão direta. Apesar do custo elevado, a proposta da Volkswagen T7 é trazer versatilidade e atualização tecnológica para um modelo com décadas de história e um público fiel.
Com o lançamento da T7 eHybrid, a Volkswagen busca expandir sua linha de veículos híbridos, oferecendo uma opção que se alinha ao interesse crescente por eletrificação, mas que ainda depende de motores a combustão. Esta nova geração da Kombi, embora sofisticada, mantém aspectos que remetem ao modelo original, como a capacidade de adaptação a diferentes finalidades, seja para uso urbano ou em viagens.
A T7 eHybrid ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, onde a Kombi original saiu de linha em 2013. No entanto, a presença de motores compatíveis fabricados localmente pode facilitar sua adaptação para o mercado nacional no futuro, dependendo da demanda e da estrutura de carregamento elétrico.
Fonte: Volkswagen e R7.