Na Europa a Volkswagen lançou uma versão híbrida da Kombi

A Volkswagen T7, conhecida como a nova Kombi, ganha versão híbrida com tração integral 4Motion e potência de 241 cv. Com foco em eletrificação e adaptada às novas demandas do mercado europeu, o modelo possui autonomia elétrica de até 91 km e estreia com preços elevados. Não há previsão de chegada ao Brasil.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 9/11/2024

A Volkswagen T7, também chamada de Multivan e Califórnia Camper nas versões oferecidas, é a continuação da clássica Kombi. Sua chegada ao mercado europeu marca a primeira vez em que a Kombi incorpora o sistema de tração integral 4Motion, usando tecnologia elétrica. O sistema híbrido plug-in, que combina motor a combustão e elétrico, permite que o veículo seja utilizado em modos de tração selecionáveis, incluindo a opção automática.

Pontos Principais:

  • A Volkswagen T7 é uma Kombi moderna com motor híbrido plug-in e tração nas quatro rodas.
  • Modelo oferece autonomia elétrica de até 91 km, com bateria de 19,7 kWh.
  • Potência combinada do modelo é de 241 cv, distribuída entre motores elétricos e a combustão.
  • No mercado alemão, o preço de lançamento da T7 varia entre US$ 76 mil e US$ 83 mil.

Para operar o sistema híbrido, a T7 utiliza um motor TSI Evo2 de 1,5 litro, que entrega 174 cv, acoplado a um motor elétrico frontal de 113 cv e outro de 134 cv no eixo traseiro. Esse conjunto permite que o modelo atinja uma potência combinada de 241 cv e um torque de 35 kgfm. O motor TSI, que é uma evolução do motor 1.4 TSI fabricado em São Carlos/SP, distribui a potência para as rodas por meio de um câmbio DSG de seis marchas.

A Volkswagen lançou a T7 eHybrid, nova geração da Kombi com motor híbrido plug-in e tração 4Motion elétrica, oferecendo potência de 241 cv e autonomia elétrica de até 91 km no mercado europeu.
A Volkswagen lançou a T7 eHybrid, nova geração da Kombi com motor híbrido plug-in e tração 4Motion elétrica, oferecendo potência de 241 cv e autonomia elétrica de até 91 km no mercado europeu.

A Kombi T7 eHybrid conta com uma bateria de 19,7 kWh que oferece até 91 km de autonomia elétrica, suficiente para deslocamentos urbanos sem necessidade de combustíveis fósseis. O modelo é compatível com carregadores de até 11 kW em ambientes residenciais e pode usar carregadores rápidos de até 50 kW, reduzindo o tempo de recarga.

Outro diferencial do modelo é a capacidade de fornecer energia para uso interno, sendo possível operar ventiladores, aquecedores, ar-condicionado e até carregar dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos. A proposta atende ao perfil de consumidores que utilizam a Kombi para acampamentos e atividades ao ar livre, em especial a versão Califórnia, que conta com recursos específicos para camping.

O preço do modelo na Alemanha está entre US$ 76 mil e US$ 83 mil, o equivalente a valores entre R$ 456 mil e R$ 498 mil em conversão direta. Apesar do custo elevado, a proposta da Volkswagen T7 é trazer versatilidade e atualização tecnológica para um modelo com décadas de história e um público fiel.

Com o lançamento da T7 eHybrid, a Volkswagen busca expandir sua linha de veículos híbridos, oferecendo uma opção que se alinha ao interesse crescente por eletrificação, mas que ainda depende de motores a combustão. Esta nova geração da Kombi, embora sofisticada, mantém aspectos que remetem ao modelo original, como a capacidade de adaptação a diferentes finalidades, seja para uso urbano ou em viagens.

A T7 eHybrid ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, onde a Kombi original saiu de linha em 2013. No entanto, a presença de motores compatíveis fabricados localmente pode facilitar sua adaptação para o mercado nacional no futuro, dependendo da demanda e da estrutura de carregamento elétrico.

Fonte: Volkswagen e R7.