Neta Aya e Neta X: Novos Rivais Elétricos da BYD no Brasil

A Neta, marca chinesa, anunciou os preços e especificações de seus primeiros carros elétricos no Brasil durante o Festival Interlagos. Serão três modelos: o hatchback Aya, o SUV médio X e o esportivo GT. As vendas começam em setembro de 2024. A Neta planeja também produzir carros no Brasil até 2026.
Publicado em Neta dia 7/08/2024 por Alan Corrêa

A Neta, uma marca chinesa, revelou os preços e especificações de seus primeiros carros no Brasil durante o Festival Interlagos, em São Paulo. Três modelos elétricos farão parte do catálogo da empresa no país neste primeiro ano de operação: o hatchback Aya, o SUV médio X e o esportivo GT. As vendas começam em setembro de 2024.

O Neta Aya é um hatchback que combina elementos de crossover e será lançado no Brasil ainda em 2024. Ele vem equipado com uma bateria de íons de lítio de 40,7 kWh, que alimenta um motor elétrico capaz de desenvolver 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a autonomia do Aya é de 263 km. O tempo de recarga do Aya varia de oito horas em corrente alternada (AC) para 100% da bateria, a 30 minutos em corrente contínua (DC).

A Neta anunciou três modelos elétricos no Brasil durante o Festival Interlagos. O hatchback Aya, o SUV médio X e o esportivo GT começarão a ser vendidos em setembro de 2024.
A Neta anunciou três modelos elétricos no Brasil durante o Festival Interlagos. O hatchback Aya, o SUV médio X e o esportivo GT começarão a ser vendidos em setembro de 2024.

O Aya estará disponível em duas versões: Comfort, com preço de R$ 124.900, e Luxury, por R$ 134.900. A única diferença entre as versões é que o pacote mais caro inclui assistências ativas (ADAS). Em termos de dimensões, o Aya mede 4,07 m de comprimento, 1,69 m de largura e 2,42 m de entre-eixos, com um porta-malas de 330 litros.

O Neta X é um SUV de porte médio que será lançado em três versões: 400, com preço de R$ 194.900; 500, por R$ 204.900; e 500 Luxury, por R$ 214.900. O motor elétrico do Neta X desenvolve 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A versão 400 possui uma bateria de 52,5 kWh, proporcionando uma autonomia de 258 km, enquanto as versões 500 e 500 Luxury têm baterias de 64,1 kWh e uma autonomia de 317 km. O Neta X vai de zero a 100 km/h em 9,5 segundos.

O Neta Aya será lançado em duas versões: Comfort e Luxury. Ele possui uma bateria de 40,7 kWh, oferecendo uma autonomia de 263 km e tempos de recarga variando de 30 minutos a 8 horas.
O Neta Aya será lançado em duas versões: Comfort e Luxury. Ele possui uma bateria de 40,7 kWh, oferecendo uma autonomia de 263 km e tempos de recarga variando de 30 minutos a 8 horas.

O Neta GT, um esportivo elétrico, ainda está em processo de homologação e deve ser lançado entre o final de 2024 e o começo de 2025. Ele terá duas versões no mercado chinês: uma com 231 cv e tração traseira, e outra com 560 cv e tração integral. Este último acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

A Neta planeja vender seus carros com uma garantia de cinco anos, e a bateria e os motores elétricos terão uma garantia de oito anos. A empresa oferecerá assistência 24 horas e as cinco primeiras revisões serão gratuitas. Para suportar a operação inicial, um centro de distribuição de peças já foi inaugurado em São Bernardo do Campo (SP), com 75 mil componentes em estoque.

Além das vendas, a Neta tem planos de produzir carros no Brasil. A empresa está sondando a fábrica que a Toyota fechou recentemente em Indaiatuba (SP), com o objetivo de iniciar a produção local em 2026. A Neta também está desenvolvendo um motor flex para seus veículos, que funcionará como gerador para aumentar a autonomia dos carros elétricos.

Ao final de 2024, a Neta pretende ter 30 concessionárias ativas nas principais cidades do Brasil, com a meta de expandir para 70 lojas em 2025.

  • Neta Aya Comfort – R$ 124.900
  • Neta Aya Luxury – R$ 134.900
  • Neta X 400 – R$ 194.900
  • Neta X 500 – R$ 204.900
  • Neta X 500 Luxury – R$ 214.900
  • Neta GT – A definir

Fonte: G1 e AutoEsporte.