O Neta Aya, veículo compacto que está em pré-venda no Brasil, obteve nota zero no teste de segurança realizado pelo ASEAN NCAP (New Car Assessment Program), órgão responsável por avaliar a segurança de automóveis vendidos no Sudeste Asiático. O modelo, que também é conhecido como Neta V em outros mercados, recebeu críticas por seu desempenho em diversas categorias avaliadas.
Pontos Principais:
De acordo com o relatório, o veículo alcançou 28,55 pontos no total, com 7,89 pontos em proteção para ocupantes adultos (AOP), 13,51 pontos em proteção para ocupantes infantis (COP) e 7,14 pontos em sistemas de assistência à segurança. No quesito de proteção para motociclistas, o modelo zerou.
A fabricante Neta, pertencente ao grupo chinês Hozon, está enfrentando dificuldades em sua planta de produção localizada em Zhejiang, na China. Entre os problemas estão cortes salariais que geraram paralisações na linha de produção. Apesar desses desafios internos, a marca está apostando na internacionalização, com lançamentos em países como Malásia, Brunei, Indonésia, México e Tailândia, além do Brasil.
No Brasil, a Neta anunciou que pretende comercializar três modelos ainda neste ano, incluindo o Neta Aya e o modelo GT, que possui um motor de 462 cavalos. Apesar disso, nenhuma unidade foi entregue no mercado brasileiro até o momento, o que pode gerar questionamentos sobre a aceitação do modelo no país.
A ASEAN NCAP, responsável pelos testes, destacou que os resultados do Neta Aya refletem problemas estruturais que comprometem a segurança dos ocupantes e de outros usuários das vias. O desempenho abaixo da média coloca em evidência os desafios enfrentados pelas marcas em atender aos padrões internacionais de segurança.
Mesmo diante dessas dificuldades, a Neta segue apostando na expansão de seus mercados, buscando conquistar consumidores em diferentes regiões. O modelo é parte de uma estratégia para ampliar a presença global da marca, que enfrenta forte concorrência no segmento de veículos elétricos compactos.
O cenário global da empresa é ainda mais desafiador, considerando as condições internas na fábrica chinesa e as críticas sobre a qualidade de seus produtos. O CEO da companhia, Zhang Yong, não se pronunciou publicamente sobre os resultados dos testes ou sobre os problemas de produção na China.
A entrada da Neta no Brasil ocorre em um momento em que os consumidores estão cada vez mais atentos aos aspectos de segurança e sustentabilidade dos veículos. O desempenho do Neta Aya em avaliações como o ASEAN NCAP será um fator determinante para sua aceitação no mercado brasileiro e em outros países.