Neta segue os passos de BYD e GWM ao entrar no mercado brasileiro

A marca chinesa Neta estreia no mercado brasileiro em novembro, oferecendo dois SUVs, Aya e X, com preços a partir de R$ 125 mil. Além das vendas iniciais, a empresa estuda a possibilidade de produzir veículos no Brasil.
Publicado por Alan Corrêa em Neta dia 30/10/2024

A marca chinesa Neta, que possui duas fábricas na China e uma na Tailândia, anunciou o início de suas operações no Brasil. Em novembro, a Neta trará ao mercado brasileiro dois SUVs: o Aya e o X, marcando a entrada da montadora em terras brasileiras. A empresa também já sinalizou a intenção de produzir seus veículos localmente, em parceria com a Comexport, que adquiriu a antiga fábrica da Troller no Ceará.

Pontos Principais:

  • Neta inicia vendas no Brasil em novembro com dois SUVs, Aya e X.
  • Aya tem 95 cv e autonomia de 263 km, com preço a partir de R$ 125 mil.
  • O modelo X tem 163 cv e 258 km de autonomia, com preços a partir de R$ 195 mil.
  • Possível produção local pela Comexport em fábrica no Ceará.

O SUV compacto Aya, com 95 cavalos de potência e uma autonomia de 263 km, será o modelo mais acessível da marca, com preço inicial de R$ 125 mil. O modelo de maior porte, o X, oferece 163 cavalos de potência e uma autonomia um pouco menor, de 258 km, com preços a partir de R$ 195 mil. Com essas ofertas, a Neta tenta competir em um mercado cada vez mais focado em veículos elétricos e híbridos.

Neta X - Foto: JustAnotherCarDesigner / Wikipedia
Neta X – Foto: JustAnotherCarDesigner / Wikipedia

No início das operações, a marca ainda está organizando sua rede de concessionárias. A estratégia inicial inclui vendas em shoppings, uma abordagem que tem sido adotada por outras montadoras também. A expansão da rede será gradual, mas a marca já está investindo no mercado com foco em alcançar consumidores interessados em eletrificação.

Outra possibilidade relevante para a Neta no Brasil é a terceirização da produção de seus veículos. A montadora está em negociação com a Comexport, que recentemente adquiriu a fábrica da Troller no Ceará. Isso demonstra a intenção da Neta de estabelecer-se de maneira sólida no país, com a eventual produção local de veículos, o que poderá reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado nacional.

A chegada da Neta ocorre em um momento em que outras marcas chinesas, como BYD e GWM, já se consolidaram no país com modelos elétricos. A empresa busca seguir esse caminho de sucesso, oferecendo produtos voltados para um público que valoriza a sustentabilidade e a inovação tecnológica.

Além dos SUVs Aya e X, a Neta não descarta trazer outros modelos ao mercado brasileiro no futuro. Contudo, a marca está focada em estabelecer uma base sólida para suas operações iniciais, garantindo que os veículos já disponíveis consigam atrair um público diversificado.

O mercado brasileiro de veículos elétricos está em crescimento, e a entrada de mais uma marca chinesa reforça essa tendência. A Neta busca se posicionar como uma alternativa viável aos consumidores que buscam veículos com preço mais acessível e autonomia que atenda às necessidades urbanas e de viagens curtas.

Com a possibilidade de produção local e uma estratégia de vendas voltada para o público brasileiro, a Neta pode se tornar uma forte competidora no segmento de SUVs elétricos, especialmente em um cenário onde a eletrificação é cada vez mais prioridade.

Fonte: Wikipedia, AutoPapo e QuatroRodas.