Nissan desenvolve pintura que reduz a temperatura do carro no verão

A Nissan está desenvolvendo uma pintura especial que promete reduzir a temperatura da cabine em até 5ºC. A tecnologia utiliza resfriamento radiante para dissipar o calor, tornando o ambiente interno mais confortável e eficiente. A tinta ainda enfrenta desafios de espessura e aplicação para produção em massa.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 8/08/2024

A Nissan está desenvolvendo uma nova tecnologia de pintura automotiva que promete tornar o verão mais confortável para motoristas e passageiros. A inovação utiliza uma técnica de resfriamento radiante, que permite que a pintura reflita o calor e mantenha a cabine do carro mais fresca.

Para desenvolver essa pintura especial, a Nissan se associou à Radi-Cool, uma empresa especializada em tecnologias de resfriamento. O produto final é feito com metamateriais, compostos que não existem na natureza, capazes de refletir raios infravermelhos e dissipar calor.

A tecnologia de resfriamento radiante funciona de maneira simples: ao refletir os raios infravermelhos, a tinta impede que o calor se acumule na superfície do carro, mantendo a temperatura interna mais baixa. Em testes realizados no aeroporto de Haneda, em Tóquio, dois veículos foram estacionados sob o Sol, um com a pintura tradicional e outro com a nova tecnologia. O veículo com a nova pintura ficou 12ºC mais frio na superfície, resultando em uma cabine 5ºC mais fresca.

A Nissan desenvolve uma pintura especial que promete reduzir a temperatura interna dos carros em até 5ºC, utilizando tecnologia de resfriamento radiante. A inovação visa maior conforto e eficiência.
A Nissan desenvolve uma pintura especial que promete reduzir a temperatura interna dos carros em até 5ºC, utilizando tecnologia de resfriamento radiante. A inovação visa maior conforto e eficiência.

O desenvolvimento dessa pintura começou em 2021, e a Nissan tem trabalhado continuamente para aprimorar a tecnologia. No entanto, apesar dos avanços, a empresa enfrenta desafios significativos para tornar essa pintura viável para produção em larga escala. O principal obstáculo é a espessura da tinta, que atualmente é de 120 microns, seis vezes mais espessa que a tinta automotiva convencional.

A espessura elevada torna a aplicação da tinta mais complexa e cara, mas a Nissan está confiante de que esses problemas serão resolvidos em breve. A empresa afirma que muitos dos problemas de aplicação e finalização já foram praticamente solucionados, restando apenas a questão da espessura.

Além da redução de calor, a nova pintura também oferece outras vantagens. A Nissan garante que a tinta é resistente a sal, arranhões, descamação e reações químicas, o que a torna durável e eficaz em diferentes condições climáticas. A pintura também pode ser produzida em diversas cores, oferecendo flexibilidade estética aos consumidores.

No entanto, apesar do potencial da tecnologia, a Nissan admite que ainda levará algum tempo até que a pintura esteja disponível comercialmente. A empresa está trabalhando para otimizar o processo de produção e garantir que a nova tinta possa ser aplicada de forma eficiente em uma variedade de veículos.

A ideia de reduzir a temperatura interna dos veículos é especialmente atraente para regiões com climas quentes, onde o uso constante do ar-condicionado é comum. Ao diminuir a necessidade de ar-condicionado, a nova pintura pode contribuir para a economia de combustível e a redução de emissões de gases poluentes, tornando os veículos mais sustentáveis.

Fonte: Nissan, RevistaCarros e Sapo.