A Noruega estabeleceu um marco na história da mobilidade global ao se tornar o primeiro país a ter mais carros elétricos que movidos a gasolina. O país escandinavo, que já vinha se destacando pela adoção acelerada de veículos de emissão zero, agora tem 754.303 carros elétricos registrados, ultrapassando os 753.905 veículos movidos a gasolina. Esses números foram divulgados pelo Conselho de Informação de Tráfego Viário (OFV), demonstrando o avanço rápido da eletrificação na Noruega.
Essa conquista reflete uma trajetória de políticas públicas robustas, voltadas para a eletrificação da frota automotiva. Nos últimos 20 anos, o governo norueguês adotou uma série de incentivos fiscais que tornaram os carros elétricos mais acessíveis e atraentes em comparação aos modelos movidos a combustíveis fósseis. Desde 2004, a frota do país passou por uma transformação significativa: de uma frota majoritariamente movida a gasolina para a atual, onde os carros elétricos são maioria.
Em agosto de 2024, o país registrou um recorde impressionante: 94,3% dos novos carros vendidos eram totalmente elétricos. Esse resultado é reflexo das medidas do governo, que incluem a isenção de impostos para veículos elétricos e o investimento em infraestrutura de carregamento. O impacto dessas ações fica evidente quando comparado ao cenário global, onde outros países ainda enfrentam dificuldades para aumentar as vendas de veículos elétricos.
O caminho para a eletrificação foi pavimentado por políticas consistentes. Em um esforço para alcançar as metas climáticas, a Noruega quer vender apenas veículos de emissão zero até 2025, uma década antes do prazo estabelecido pela União Europeia. Além disso, o país investiu significativamente em infraestrutura para suportar a crescente demanda por carros elétricos, com uma extensa rede de carregadores espalhados por todo o território.
A Noruega, um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo, contrasta com seu papel no avanço da eletrificação automotiva. O país financia parte dos incentivos a carros elétricos através do seu fundo soberano, alimentado pelos lucros da exploração de petróleo. O fundo, avaliado em mais de 1,7 trilhão de dólares, tem sido usado para preparar o país para um futuro pós-combustível fóssil.
Enquanto a Noruega lidera esse processo de transição, outros países da Europa ainda enfrentam desafios. As vendas de carros elétricos no continente caíram no final de 2023, e atualmente representam apenas 12,5% dos novos veículos vendidos. Esse cenário destaca o sucesso das políticas norueguesas, que conseguiram manter o crescimento das vendas de elétricos mesmo em um contexto global desafiador.
A transição para uma frota majoritariamente elétrica é fundamental para que a Noruega alcance suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. O país se comprometeu a reduzir as emissões em 55% até 2030, em relação aos níveis de 1990. Essa política ambiental ambiciosa reforça o papel da Noruega como pioneira no combate às mudanças climáticas, utilizando a eletrificação dos transportes como uma das principais ferramentas.
Apesar de ser um grande exportador de petróleo, a Noruega demonstra que é possível conciliar essa atividade com a busca por um futuro mais sustentável. O sucesso do país em promover os carros elétricos é um exemplo para outras nações que buscam reduzir suas emissões e adotar uma mobilidade mais limpa. Com políticas consistentes e apoio governamental, a Noruega continua avançando em direção a uma frota 100% elétrica, servindo como um modelo para o restante do mundo.
Agora, a Noruega se aproxima de mais uma meta: a partir de 2025, todos os novos veículos vendidos deverão ser de emissão zero. Esse compromisso ressalta a importância da continuidade das políticas de incentivo e investimentos em infraestrutura, consolidando a liderança do país na revolução da mobilidade elétrica.
Fonte: OlharDigital, G1, Terra e MotorShow.