Carro.Blog.Br

Volkswagen Virtus 2027 voltará a São Bernardo do Campo e terá câmbio automático Aisin de oito marchas nas versões 200 TSI, enquanto o TSI manual seguirá com cinco marchas

VW Virtus deixa o Paraná em 2027 e volta ao ABC com câmbio de 8 marchas no 200 TSI; TSI manual e Exclusive mantêm suas caixas atuais.

Volkswagen Virtus 2027 voltará a São Bernardo do Campo e terá câmbio automático Aisin de oito marchas nas versões 200 TSI, enquanto o TSI manual seguirá com cinco marchas

1 pessoa reagiu a esta matéria

Marcar como favorito no Google

O Volkswagen Virtus terá duas mudanças importantes no começo de 2027. O sedan deixará a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, para voltar a São Bernardo do Campo, em São Paulo. Junto com a mudança, as versões com motor 200 TSI devem receber um novo câmbio automático de oito marchas.
​
A produção no ABC Paulista está prevista para recomeçar em janeiro. O Virtus nasceu em São Bernardo do Campo, depois teve toda a montagem levada para o Paraná e agora fará o caminho de volta. A mudança libera espaço em São José dos Pinhais para a nova picape Volkswagen Tukan.

Volkswagen Virtus volta a São Bernardo em janeiro de 2027 e leva o novo câmbio de oito marchas para Comfortline e Highline.
Volkswagen Virtus volta a São Bernardo em janeiro de 2027 e leva o novo câmbio de oito marchas para Comfortline e Highline.

​
Comfortline e Highline são as versões que devem receber a nova transmissão. As duas usam o motor 1.0 turbo flex 200 TSI, que entrega até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Hoje, esse conjunto trabalha com um câmbio automático Aisin de seis marchas, conhecido como AQ200.
​
O novo câmbio de oito marchas também será usado no Tera 2027 e no T-Cross 2027. A troca no Virtus acontecerá apenas quando a produção voltar para São Bernardo. O Nivus, que também sai da fábrica da Anchieta, deve passar pela mesma mudança.
​
Nem toda a linha Virtus terá oito marchas. A versão TSI, com o motor 1.0 turbo ajustado para 116 cv e 16,8 kgfm, continuará com câmbio manual de cinco velocidades. Na linha atual, as versões Sense e TSI usam essa configuração de motor, embora o Sense também possa ter câmbio automático de seis marchas.
​
A versão Exclusive continuará no topo da gama com o motor 1.4 turbo flex 250 TSI. São 150 cv e 25,5 kgfm de torque, ligados ao câmbio automático de seis marchas. Assim, a nova caixa de oito velocidades ficará concentrada, ao menos nesse primeiro momento, nas configurações 200 TSI.

No topo, o Exclusive mantém o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm ligado ao câmbio automático de seis velocidades.
No topo, o Exclusive mantém o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm ligado ao câmbio automático de seis velocidades.

​
A volta do Virtus ao ABC também será possível porque a produção da Saveiro será encerrada. A Volkswagen trabalha com dois turnos e horas extras para formar estoque da picape antes do fim da montagem, previsto para o último trimestre de 2026. O espaço liberado será usado pelo sedan.
​
A Volkswagen consegue mover seus carros entre as fábricas brasileiras porque São Bernardo do Campo, Taubaté e São José dos Pinhais trabalham com a plataforma MQB A0. O Polo já segue essa lógica: o Polo Track é feito na Anchieta, enquanto as versões TSI ficam em Taubaté, onde também é produzido o Tera.
​
Com a nova divisão, São Bernardo ficará com Virtus, Nivus e Polo Track. São José dos Pinhais concentrará T-Cross e Tukan. A linha 2026 do Virtus tem cinco versões, três configurações de motor e preços entre R$ 114.390 e R$ 176.690.

Com informações do AutoEsporte.

Carregando próximo conteúdo...