A Toyota do Brasil e a AACD anunciaram uma parceria em agosto de 2024 para aplicar o Sistema Toyota de Produção (TPS) na Oficina Ortopédica da unidade Ibirapuera, em São Paulo. A colaboração tem como objetivo otimizar o processo de fabricação de produtos ortopédicos sob medida, como órteses, próteses, coletes e adaptações para cadeiras de rodas. Esses itens são oferecidos tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de forma particular.
A filosofia do TPS é focada na melhoria contínua, redução de desperdícios e aumento da eficiência nos processos de produção. A oficina da AACD, responsável por entregar produtos ortopédicos personalizados, passará por uma transformação com a aplicação dessa metodologia. As equipes já participaram de dois treinamentos na planta da Toyota em Sorocaba, onde puderam aprender na prática como implementar o sistema.
O Sistema Toyota de Produção foi criado inicialmente para o setor automotivo, mas desde 2015 vem sendo aplicado em diversos outros setores, como aviação, saneamento básico e saúde. A inclusão da AACD nesse projeto reforça o compromisso da Toyota com soluções de mobilidade e inclusão para todas as pessoas, promovendo um impacto positivo na vida de quem depende de produtos ortopédicos.
A oficina ortopédica da AACD tem uma equipe especializada que realiza todo o processo de fabricação, desde o atendimento até a entrega dos produtos. Ao aplicar o TPS, a instituição pretende melhorar a padronização, garantir maior qualidade e aumentar a capacidade de produção, ajudando mais pessoas a terem acesso a dispositivos que melhoram sua qualidade de vida.
Com essa iniciativa, a Toyota do Brasil reforça sua busca por soluções que atendam às necessidades da sociedade, com foco na sustentabilidade e inclusão. A parceria com a AACD é um exemplo de como a empresa utiliza sua expertise para gerar impactos positivos além do setor automotivo.
Fonte: Toyota.