Nova Ford Ranger 2020 chega cheia de tecnologia

Disputar no mercado de picapes não está fácil, mas Ford tem uma carta na manga com a nova Ranger 2020, ela chega forte e cheia de novidades tecnológicas.
Publicado em Carros dia 8/07/2019 por Alan Corrêa

Disputar no mercado de picapes não está fácil, mas Ford tem uma carta na manga com a nova Ranger 2020, ela chega forte e cheia de novidades tecnológicas.

A versão flex deixa de ser oferecida na linha, como reflexo da baixa procura no mercado. O segmento de picapes flex vem caindo progressivamente e hoje representa apenas 8% das vendas.

Preço da nova Ranger 2020

Com aproximadamente R$ 128.250 você já pode sonhar com sua Ranger, este é o valor da XLS 2.2 Diesel 4×2 AT.

Agora, se você procura por uma versão mais completa, topo de linha, com um baita motor 4 x 4 diesel, a escolha fica com a Ranger LIMITED 3.2 Diesel 4×4 AT, mas aí o preço beira os R$ 190 mil reais.

A linha é disponível em sete opções de cores: vermelho Bari (sem custo adicional), branco Ártico (por R$750), prata Geada, cinza Moscou, azul Belize, vermelho Toscana e preto Gales (por R$1.600).

Ford Ranger 2020

A Ford Ranger 2020 conta com duas opções de motor diesel da família Duratorq, o 2.2 e o 3.2. Ela tem como versão de entrada a 2.2 XL com tração 4×4 e transmissão manual. Em seguida vem a intermediária 2.2 XLS, nas opções com tração 4×2 e transmissão automática ou 4×4 com transmissão manual ou automática. A versão topo de entrada é a 3.2 XLT, com 4×4 e automática. A de topo, 3.2 Limited, também é 4×4 automática.

“Para o cliente da flex nós oferecemos hoje a versão XLS Diesel, que é uma opção mais inteligente com preço próximo das versões flex da concorrência”, completa Fabrizzia Borsari, gerente de Marketing Produto da Ford. “Não por acaso, a Ranger XLS é líder disparada na sua faixa de mercado.”

A Ranger 2020 ganhou uma nova suspensão que melhora o controle de movimentação da carroceria e a dirigibilidade, aproveitando todo o curso do conjunto para oferecer maior conforto tanto no asfalto como fora de estrada.

Além de barra estabilizadora redesenhada e elementos de coxinização refinados, ela teve as longarinas do chassi reforçadas e adota dois ajustes diferentes de molas, amortecedores e buchas, de acordo com o peso de cada versão da picape. Assim, em vez de calibrar o sistema pela média, foi possível otimizar o seu desempenho para aproveitar os extremos de cada faixa.

Versão XL

A Ford Ranger 2020 tem como versão inicial a XL cabine dupla, equipada com tração 4×4 e transmissão manual, que chega com o mesmo preço do modelo anterior, de R$132.320. Picape voltada para o trabalho, ela tem foco no custo-benefício.

Vem equipada com direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica das portas, computador de bordo, chave canivete com controle remoto de abertura e fechamento global e rádio com tela de 3,5 polegadas com conexão Bluetooth, USB e para iPod.

Tem também o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque, sistema anticapotamento, controle adaptativo de carga e diferencial traseiro blocante eletrônico.

Três airbags (dianteiros e de joelho para o motorista), aviso sonoro de cinto de segurança e ganchos Isofix para cadeiras infantis fazem parte dos itens de segurança.

Na cabine, a Ranger XL traz bancos revestidos em tecido, ajuste de altura do volante, console central com porta-objetos e descansa-braço integrado, console de teto com porta-óculos, porta-luvas com chave, desembaçador do vidro traseiro, três pontos de força 12 V e tapetes de borracha.

A caçamba dispõe de assistente de abertura e fechamento da tampa, trava com chave e oito ganchos internos para carga. Capô com mola a gás, gancho para reboque, para-barro dianteiro e traseiro, protetor de cárter, protetor do tanque de combustível e provisão elétrica de reboque completam a lista.

As rodas são de aço de 16 polegadas, com pneus 255/70 R16 All Terrain.

Versão XLS

A versão XLS ocupa a faixa intermediária da linha, mas é a que parte do valor mais acessível: a Ranger XLS 2.2 4×2 automática sai por R$128.250. A XLS 2.2 com tração 4×4 custa R$147.520 com transmissão manual e R$154.610 com transmissão automática – mesmos preços do modelo 2019.

Como novidades, a Ranger XLS agora traz ar-condicionado digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro, central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e comandos de voz, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina e acabamento do painel, portas e console.

Além dos equipamentos da XL, vem também com: sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), vidros elétricos com fechamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, piloto automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, alarme, limitador de velocidade, chave programável MyKey, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, compartimento climatizado no console e aviso luminoso do nível do lavador do para-brisa.

As rodas são de liga leve de 17” com pneus 265/65 R17 All Season na versão 4×2 e pneus 265/65 R17 All Terrain nas 4×4.

Versão XLT

A Ranger XLT 3.2 4×4 automática, versão de entrada do topo, mantém o preço de R$176.420. Além dos itens da XLS, vem com: bancos e volante revestidos em couro, abertura e fechamento global dos vidros, sensor de chuva, para-brisa acústico, multimídia SYNC 3 com navegação, faróis automáticos, faróis com ajuste de altura, sistema de monitoramento individual de pressão dos pneus, retrovisores com piscas integrados e rebatimento elétrico, vidros elétricos com fechamento a um toque para os passageiros, faróis com projetor, espelho retrovisor eletrocrômico e para-sóis com espelho e iluminação.

Como diferenciais externos, além de estribos laterais, vem com grade, faróis, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro cromados. As rodas são de liga leve de 18 polegadas com pneus 265/60 R18 All Season.

Versão Limited

A Ranger Limited 3.2 4×4 automática, topo de linha, mantém o preço de R$188.990. Ela vem com novos faróis baixos de xênon com luz de rodagem diurna de LED e farol alto automático, chave com sensor de presença e botão de partida Ford Power, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de frenagem autônomo com detecção de pedestres, alerta de colisão, tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento, além de travamento elétrico, e rodas de 18 polegadas com acabamento em cinza perolizado e diamantado.

Como itens exclusivos, a Limited é equipada ainda com piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro, ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições, sistema de personalização da luz ambiente com sete cores, rack de teto, santantônio exclusivo pintado na cor da carroceria e protetor de caçamba.

Cheia de tecnologia

A nova Ranger 2020 é a primeira picape média a oferecer no Brasil assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e reconhecimento de sinais de trânsito, tecnologias de assistência ao motorista que contribuem para tornar a direção mais confiante e segura. Essas novidades fazem parte da sua proposta de oferecer tecnologia com propósito, ou seja, que realmente agregam valor para o cliente no dia a dia.

“A Ford é líder mundial em picapes. Vendeu mais de 1 milhão de unidades em 2018 e há 42 anos é líder de mercado nos Estados Unidos. É uma marca que traz o DNA de excelência em tecnologia e engenharia em picapes. A Ranger é legítima herdeira dessa tradição na América do Sul”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Segundo ele, a nova picape é um exemplo da evolução do processo global de desenvolvimento do produto da Ford, usando a sinergia das áreas de marketing, design e engenharia de diferentes mercados para entregar o melhor produto ao consumidor em mais de 190 países.

“A nova Ranger faz parte da transformação da linha de produtos da Ford na América do Sul e no mundo, para se tornar mais competitiva com foco centrado no cliente”, completou.

A nova Ranger 2020 reforça a proposta de oferecer tecnologia com propósito, trazendo recursos que facilitam a vida do usuário e criam uma nova experiência com o veículo.

O assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres funciona em velocidades de 5 km/h a 80 km/h, com o auxílio de duas câmeras e um radar. Ao identificar um veículo parado ou pedestre à frente, ele emite um alerta para o motorista e prepara os freios para uma frenagem rápida. Se o motorista não realizar nenhuma ação, ele aciona os freios automaticamente para evitar ou reduzir os danos de uma colisão.

O sistema de reconhecimento de sinais de trânsito usa as mesmas câmeras para rastrear as placas na pista, alertando o motorista sobre os limites de velocidade. O objetivo dos dois sistemas é proporcionar uma direção mais segura e tranquila.