Nova picape da Toyota promete competir com Fiat Toro e Ford Maverick no Brasil

Toyota confirmou o lançamento de uma nova picape monobloco menor que a Hilux, com previsão de chegada ao mercado até 2027. O veículo será produzido no Brasil como parte de um investimento de US$ 2,2 bilhões.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 17/12/2024

A Toyota anunciou que vai entrar no segmento de picapes menores, semelhante à Fiat Toro, Ford Maverick e Chevrolet Montana. O veículo utilizará a plataforma TNGA, compartilhada com o Corolla e o Corolla Cross.

Pontos Principais:

  • Nova picape será menor que a Hilux, com carroceria monobloco.
  • Baseada no conceito EPU, exibido no Salão de Tóquio em 2023.
  • Terá motorização híbrida com tração nas quatro rodas.
  • Faz parte do investimento de US$ 2,2 bilhões no Brasil.

A Toyota apresentou pela primeira vez o conceito EPU no Salão de Tóquio de 2023. O modelo chamou atenção por suas dimensões mais compactas em comparação com a Hilux, destacando uma carroceria monobloco. Agora, o projeto foi confirmado durante uma reunião com concessionários, com o lançamento previsto para até 2027.

Toyota lançará uma nova picape monobloco menor que a Hilux até 2027, baseada no conceito EPU exibido em Tóquio. O modelo utilizará a plataforma TNGA, a mesma do Corolla e Corolla Cross.
Toyota lançará uma nova picape monobloco menor que a Hilux até 2027, baseada no conceito EPU exibido em Tóquio. O modelo utilizará a plataforma TNGA, a mesma do Corolla e Corolla Cross.

O novo veículo será produzido na fábrica de Sorocaba, interior de São Paulo, como parte do investimento de US$ 2,2 bilhões anunciado em março deste ano. Esse montante inclui a modernização das instalações e a produção de novos modelos, como o SUV Yaris Cross, que chega ao mercado brasileiro em julho de 2025.

A picape terá como base a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), utilizada em modelos como Corolla e Corolla Cross. Além disso, o modelo contará com motorização híbrida, ainda inédita em sua categoria, exceto pela Ford Maverick. A nova motorização híbrida promete maior potência e deve oferecer uma configuração com tração integral.

Segundo detalhes técnicos, caso siga as características do conceito EPU, a picape terá aproximadamente 5,07 metros de comprimento. O conjunto mecânico deverá ser uma versão atualizada do motor híbrido plug-in flex PHEV-FFV, inspirado no sistema do RAV4 Plug-In Hybrid, com autonomia elétrica de até 75 km. O motor elétrico adicional no eixo traseiro permitirá tração integral.

O projeto faz parte do investimento de US$ 2,2 bilhões da Toyota no Brasil para modernizar a fábrica em Sorocaba e lançar novos veículos, como o SUV compacto Yaris Cross.
O projeto faz parte do investimento de US$ 2,2 bilhões da Toyota no Brasil para modernizar a fábrica em Sorocaba e lançar novos veículos, como o SUV compacto Yaris Cross.

Atualmente, o maior motor híbrido disponível na linha Corolla e Corolla Cross é o 1.8L VVT-i, que oferece potência combinada de 122 cv. Com o novo sistema, espera-se que a potência total do conjunto híbrido aumente significativamente.

Além da nova picape, a Toyota trabalha em uma nova geração de motores híbridos plug-in flex, que terão como base o motor 2.5 Atkinson a gasolina. A produção desses motores ocorrerá na fábrica de Porto Feliz (SP), que já iniciou a fabricação do conjunto híbrido para o Yaris Cross.

A nova picape contará com motorização híbrida inédita em sua categoria, oferecendo tração nas quatro rodas e potência superior, inspirada no conjunto híbrido do RAV4 Plug-In Hybrid.
A nova picape contará com motorização híbrida inédita em sua categoria, oferecendo tração nas quatro rodas e potência superior, inspirada no conjunto híbrido do RAV4 Plug-In Hybrid.

A concorrência no segmento de picapes monobloco está em crescimento. Modelos como Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e Chevrolet Montana são alguns dos principais concorrentes. Além disso, a Renault e a Nissan anunciaram recentemente a produção de picapes híbridas baseadas no conceito Niagara, projetadas para substituir a Oroch no futuro.

Concorrentes como Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick já atuam no segmento de picapes monobloco. A Toyota busca destaque com tecnologia híbrida flex e produção nacional em Sorocaba.
Concorrentes como Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick já atuam no segmento de picapes monobloco. A Toyota busca destaque com tecnologia híbrida flex e produção nacional em Sorocaba.

Fonte: Toyota, InsideEVS, Motor1 e AutoPapo.