A Toyota decidiu que é hora de competir de verdade no mercado de SUVs compactos do Brasil. E a aposta vem em formato nacional com o Yaris Cross, que já circula lá fora, mas aqui será diferente. Ele tem tudo o que o brasileiro gosta: altura de SUV, design familiar e espaço interno suficiente para acomodar passageiros e compras. É construído na plataforma DNGA – a mesma utilizada pela Toyota e Daihatsu para modelos mais acessíveis em mercados emergentes – e deve brigar diretamente com nomes fortes no segmento. Claro, chega com aquele visual parrudo de SUV, mas adaptado para as ruas e estradas brasileiras.
Pontos Principais:
Por dentro, o Yaris Cross traz os gadgets que o consumidor moderno quer ver: teto solar panorâmico, ar digital e uma tela multimídia central que parece flutuar no painel. Mas o show mesmo está no pacote de segurança. Há opções de tecnologia semiautônoma, como frenagem automática e alerta de saída de faixa. E, para quem pensa em economia, o modelo vai contar com uma versão híbrida flex que promete rodar mais com menos, perfeito para quem valoriza o consumo eficiente no dia a dia sem abrir mão de potência.
Com o Yaris Cross, a Toyota aproveita um investimento bilionário em Sorocaba e aumenta a produção local de híbridos, o que significa mais empregos e um passo a mais na tão falada sustentabilidade. O SUV será uma opção interessante entre os compactos, atendendo quem busca um SUV prático, mas com aquele toque de economia de combustível, segurança e tecnologia, tudo amarrado no DNA Toyota. Essa estratégia é clara: ocupar mais espaço no mercado e trazer para o consumidor uma alternativa de SUV robusto, prático e bem adaptado para o Brasil.
A Toyota está prestes a entrar na disputa do segmento de SUVs compactos no Brasil, com o lançamento do Yaris Cross. Este modelo, que será fabricado em solo nacional, marca a entrada da montadora japonesa em uma das categorias mais concorridas do mercado automotivo brasileiro. O Yaris Cross traz o nome de um modelo já conhecido, mas com uma proposta e especificações próprias, adequadas ao mercado local. Ele é desenvolvido sobre a plataforma DNGA, fruto da parceria da Toyota com a Daihatsu, voltada para mercados emergentes. Assim, o Yaris Cross brasileiro é distinto do modelo homônimo europeu, que possui outras especificações e uma proposta voltada para mercados mais desenvolvidos.
O Yaris Cross tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,61 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,62 metros, o que o coloca na média dos principais concorrentes do segmento. Essas medidas fazem com que o modelo seja ligeiramente mais comprido e mais baixo que outros veículos da categoria, como o Jeep Renegade, oferecendo, ainda assim, um bom espaço interno para os ocupantes e uma capacidade de carga adequada para o segmento.
O design do Yaris Cross apresenta algumas características que remetem aos modelos da linha premium da Toyota, como os Lexus. Em seu perfil lateral, é possível identificar traços que lembram veículos como o Corolla Cross e o RAV4, dois dos modelos de maior sucesso da marca no Brasil. A parte frontal e os detalhes aerodinâmicos são pensados para agregar identidade ao veículo e manter a harmonia com a atual linha de SUVs da Toyota.
No Brasil, o Yaris Cross chega com um visual distinto, mas ao mesmo tempo integrado à família Toyota, visando atrair consumidores interessados em uma proposta de SUV compacto. O modelo conta com detalhes que buscam garantir um apelo visual moderno, sem perder de vista a identidade da marca.
O Toyota Yaris Cross está prestes a chegar ao mercado brasileiro em 2024, e promete trazer consigo o visual e os avanços tecnológicos que foram lançados recentemente na Indonésia. Seguindo o estilo de design global da Toyota, o modelo que será produzido na fábrica de Sorocaba (SP) compartilha muitos elementos estéticos e estruturais com a versão indonésia, com destaque para a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture), desenvolvida especialmente para atender aos mercados emergentes. Com isso, o Yaris Cross assume uma identidade robusta e dinâmica, semelhante a SUVs maiores, como o RAV4, com linhas modernas e uma grade frontal trapezoidal que reforça sua presença na estrada
O interior do Yaris Cross foi desenvolvido com características exclusivas, diferenciando-se dos demais modelos da Toyota disponíveis no Brasil. Entre os recursos tecnológicos, espera-se que o modelo nacional traga algumas das funcionalidades presentes em versões internacionais. O veículo possui um teto solar panorâmico, faróis Full LED com ajuste elétrico de altura, e ar-condicionado digital. A Toyota pode incluir ainda um volante multifuncional e faróis de neblina em LED, entre outros itens.
Em termos de segurança, o Yaris Cross pode oferecer tecnologias semiautônomas, incluindo frenagem autônoma de emergência, alerta de saída involuntária de faixa e farol alto automático. O painel digital e a central multimídia com tela flutuante devem agregar maior praticidade e conectividade aos ocupantes. Embora esses itens estejam disponíveis nas versões estrangeiras, ainda não se sabe ao certo quais estarão no modelo brasileiro. A expectativa é que a Toyota configure um pacote de equipamentos alinhado às necessidades e preferências do mercado local.
O espaço interno e a disposição dos componentes do painel do Yaris Cross foram pensados para garantir conforto e usabilidade, com um foco em soluções práticas e recursos de conveniência. O modelo nacional deve trazer algumas adaptações específicas para o público brasileiro.
O Yaris Cross nacional será equipado com duas opções de motorização, ambas baseadas no motor 1.5. A primeira opção será o motor aspirado de quatro cilindros e flex, o mesmo que equipa o Yaris hatch e sedan. Esse motor é capaz de gerar até 110 cavalos de potência e 14,9 kgfm de torque, sendo acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT, que oferece a possibilidade de simulação de sete marchas no modo manual.
A segunda opção de motorização esperada é o sistema híbrido, utilizado em outras versões do Yaris Cross no exterior. Esse sistema híbrido é composto por um motor elétrico em combinação com um motor 1.5, configurado de forma semelhante ao utilizado no Corolla e no Corolla Cross. A versão híbrida deve manter a transmissão CVT, que busca melhorar a eficiência e o consumo de combustível. A Toyota pode fazer ajustes na bateria do sistema para adequar o peso e o custo do veículo às especificações do mercado brasileiro.
Com essas opções, a Toyota pretende oferecer uma proposta que atenda tanto aos consumidores que priorizam economia e baixo custo de manutenção, quanto aos que buscam tecnologias de propulsão híbrida. A escolha da motorização será um diferencial importante para o Yaris Cross no Brasil, onde o mercado de SUVs compactos exige eficiência e desempenho.
A Toyota está expandindo suas operações no Brasil com um investimento de R$ 11 bilhões até 2030, o maior da marca no país. Como parte dessa iniciativa, uma nova fábrica está em construção em Sorocaba (SP), dentro do complexo industrial já existente. A unidade será dedicada à produção de veículos híbridos flex, uma tecnologia que permite o uso de etanol, alinhada ao objetivo da empresa de promover sustentabilidade. Esse investimento visa atender à demanda crescente por automóveis ecológicos no Brasil e fortalecer a cadeia de produção local.
Essa expansão traz também um impacto positivo na geração de empregos: são previstos 2 mil postos diretos e até 10 mil indiretos na região de Sorocaba. Em Porto Real (RJ), a Toyota aumentará a produção de motores híbridos com componentes fabricados no Brasil, ajudando a fortalecer a rede de fornecedores locais. A partir de 2026, a montadora planeja produzir baterias para veículos eletrificados no país, reforçando ainda mais sua infraestrutura e o compromisso com a sustentabilidade.
O destaque da nova linha de produção é o SUV compacto Yaris Cross, que chega ao mercado brasileiro em 2025. Desenvolvido para ser um modelo híbrido flex acessível, ele promete um consumo de até 30 km/l, com um motor 1.5 de 113 cv combinado a um motor elétrico. Além de sua eficiência, o Yaris Cross é equipado com tecnologia de ponta e itens de segurança, incluindo seis airbags e assistentes de condução. O preço inicial deve ficar em torno de R$ 150 mil, tornando-o competitivo em seu segmento.
Esse projeto se insere no programa federal Mover, que oferece incentivos para empresas que investem na redução de emissões e na produção nacional. O governo paulista também apoia a iniciativa com benefícios para o setor automotivo. Durante o lançamento, o governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância de parcerias entre o setor público e privado para impulsionar o desenvolvimento econômico. Com 160 mil metros quadrados, a nova fábrica deve entrar em operação em 2026, consolidando Sorocaba como o principal polo de produção de híbridos da Toyota no Brasil.
A Toyota está pronta para expandir sua linha de SUVs no Brasil com o lançamento do aguardado Yaris Cross, previsto para o início de 2025. Este modelo compacto promete atender a um público que busca o design robusto e a funcionalidade de um utilitário esportivo, mas com um preço mais acessível em comparação ao Corolla Cross, modelo já consolidado no mercado brasileiro. A previsão é que o Yaris Cross chegue às concessionárias com preços variando entre R$ 130.000 e R$ 180.000, dependendo da versão e dos pacotes de equipamentos que serão oferecidos.
O Yaris Cross se destaca por sua proposta versátil, combinando o espaço e o conforto típicos de um SUV com dimensões menores, ideais para o trânsito urbano. A Toyota planeja oferecer opções de motorização 1.5 aspirada flex e uma versão híbrida flex, tornando-o uma opção atrativa tanto para quem busca economia quanto para quem deseja um carro mais ecológico. O modelo híbrido deve ser um dos diferenciais no mercado, especialmente para quem quer economizar combustível sem abrir mão da potência e do desempenho.
A estratégia da Toyota ao lançar o Yaris Cross é clara: ocupar uma faixa de mercado que está cada vez mais em alta no Brasil, o dos SUVs compactos, oferecendo mais uma opção entre o Corolla Cross e o segmento de hatches e sedans, como o Yaris hatch. Com o novo SUV, a montadora japonesa poderá atingir um público mais amplo, especialmente entre os consumidores que procuram tecnologia avançada, segurança e economia de combustível a um preço mais competitivo.