Nova RAM 1500 2025 vai trocar V8 por motor seis cilindros biturbo? Entenda o que muda na picape

A Ram 1500 2025 acaba de chegar ao Brasil com uma série de mudanças que prometem surpreender até os motoristas mais exigentes. O tradicional motor V8 foi substituído, novos recursos de segurança foram adicionados, e a tecnologia interna elevou o padrão da categoria. Mas como essas mudanças afetam o desempenho e a experiência de condução? Descubra as novidades que estão transformando essa picape.
Publicado em RAM dia 19/10/2024 por Alan Corrêa

A RAM 1500 2025 chega ao Brasil com atualizações significativas, incluindo a substituição do motor V8 5.7 Hemi por um novo seis cilindros em linha de 3 litros, biturbo, a gasolina, que entrega 426 cavalos de potência e 64,8 kgfm de torque. Com essa motorização, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, se tornando a mais rápida do país. Além disso, o consumo foi otimizado, atingindo 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, com uma autonomia de até 875 km. O modelo conta com cinco modos de condução, suspensão a ar e tração 4×4, oferecendo segurança e conforto para diferentes tipos de terreno.

Pontos Principais:

  • Motor seis cilindros em linha de 3 litros, biturbo, substitui o V8 5.7 Hemi.
  • 426 cavalos de potência e 64,8 kgfm de torque.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.
  • Sistemas de segurança com pacote ADAS de nível 2.

No interior, a RAM 1500 oferece tecnologias modernas como uma tela multimídia de 14,5 polegadas, sistema de som com 900 watts e painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Para maior conectividade, o veículo dispõe de 11 portas USB e carregador sem fio. Em termos de segurança, a picape vem equipada com seis airbags, controle de estabilidade e um pacote ADAS nível 2, que inclui frenagem automática, assistente de permanência em faixa e detector de fadiga do motorista, oferecendo proteção avançada para o condutor e os passageiros.

Nova RAM 1500 2025 chega ao Brasil com mudanças importantes

A RAM 1500 2025, produzida nos Estados Unidos, está chegando ao Brasil com modificações significativas em termos de motorização, tecnologia e segurança. O motor V8 5.7 Hemi, que equipava versões anteriores, foi substituído por um seis cilindros em linha de 3 litros, biturbo, movido a gasolina. Essa alteração visa oferecer um desempenho mais eficiente e melhorar o consumo de combustível.

Motor 3.0L Hurricane 6 Biturbo tem 426 cv

O novo motor da picape entrega 426 cavalos de potência e 64,8 kgfm de torque, superando a força do antigo V8. O desempenho é notável, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, apesar das dimensões do veículo, que possui quase 6 metros de comprimento e pesa mais de 2.600 kg. Com essas especificações, a fabricante posiciona a RAM 1500 como a picape mais rápida do mercado brasileiro.

No aspecto do consumo, a RAM 1500 registra 6 km por litro na cidade e 7 km na estrada. Com um tanque de combustível com capacidade de 125 litros, o modelo pode percorrer até 875 km sem reabastecimento. Essa autonomia é um ponto relevante para quem precisa de um veículo de grande porte, tanto para atividades profissionais quanto pessoais.

Tecnologia e conforto na nova RAM 1500

A RAM 1500 2025 traz um conjunto de equipamentos avançados, voltados tanto para a eficiência quanto para o conforto do motorista e passageiros. Um dos destaques é a suspensão a ar, projetada para melhorar a aerodinâmica e proporcionar uma experiência de condução mais confortável. Além disso, a picape oferece cinco modos de condução: automático, reboque, esporte, neve e off-road, todos com tração 4×4 e controle eletrônico.

No interior do veículo, o conforto também está garantido por um sistema de entretenimento moderno. A RAM 1500 possui uma tela multimídia de 14,5 polegadas, além de um sistema de som de 900 watts, distribuído por 19 alto-falantes. O veículo também conta com 11 portas USB e um carregador sem fio capaz de recarregar dois celulares ao mesmo tempo, demonstrando a preocupação com a conectividade dos ocupantes.

Outro diferencial é o painel de instrumentos digital, totalmente personalizável, que inclui uma tela de 12,3 polegadas. Isso permite ao motorista ajustar as configurações de acordo com suas preferências, melhorando a interface com o veículo e proporcionando uma experiência mais prática e interativa durante a condução.

Sistemas de segurança na RAM 1500 2025

No quesito segurança, a RAM 1500 2025 chega equipada com uma série de sistemas voltados à proteção do motorista e dos passageiros. Entre os principais recursos estão seis airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas, tecnologias que visam evitar acidentes e minimizar os impactos em situações de risco.

O modelo também traz um pacote avançado de assistência ao motorista, conhecido como ADAS nível 2. Esse conjunto de tecnologias inclui alerta de colisão com frenagem automática, que pode evitar ou reduzir a gravidade de impactos frontais. Além disso, o assistente de permanência em faixa e o detector de fadiga do motorista são recursos voltados à segurança em longas viagens ou em situações de condução prolongada.

Esses sistemas avançados têm como objetivo garantir uma condução mais segura em diferentes cenários, desde o trânsito urbano até trajetos em estradas, onde a atenção contínua é crucial para evitar acidentes. A combinação de desempenho, tecnologia e segurança posiciona a RAM 1500 como uma opção versátil para trabalho e lazer.

Preço Aproximado

A Ram 1500 está disponível nas versões Laramie e Laramie Night Edition, oferecendo várias opções de personalização. A Laramie possui acabamento cromado e rodas de 20”, enquanto a Night Edition traz detalhes escurecidos e rodas de 22”. Os preços sugeridos são R$ 540.990 para a Laramie e R$ 555.990 para a Night Edition.

Motor seis cilindros em linha é um v6?

Quando se fala de motores de seis cilindros, muitos podem confundir o motor seis cilindros em linha com o V6, mas eles são bastante distintos em sua configuração. O motor seis cilindros em linha, também conhecido como L6, possui todos os cilindros dispostos de forma linear, em uma única fileira. Já o motor V6 organiza os cilindros em duas bancadas de três cilindros, formando um ângulo em “V”, o que lhe dá esse nome. Essa diferença de disposição dos cilindros afeta o desempenho, o balanceamento e até o espaço que cada motor ocupa sob o capô.

Abaixo, as principais diferenças entre essas duas configurações de motores de seis cilindros:

Ambas as configurações são populares na indústria automobilística, mas cada uma apresenta vantagens e desvantagens dependendo do tipo de veículo e das necessidades de desempenho.

Fonte: RAM e iG.