Nova Shineray Free 150 promete versatilidade por preço baixo

A Shineray, fabricante de motocicletas de origem chinesa, lançou recentemente no mercado brasileiro a Free 150 EFI, uma nova moto urbana que chega para competir diretamente com a Honda CG 160, líder do segmento. Com planos de expandir sua atuação no mercado nacional, a empresa aposta em preço competitivo e um conjunto de características para atrair os consumidores.
Publicado em Motos dia 4/05/2024 por Alan Corrêa

A Shineray lançou no mercado brasileiro o modelo Free 150 EFI, uma moto urbana que se posiciona como uma alternativa na categoria de 150/160 cilindradas. O lançamento tem um preço aproximado de R$ 9.990, sendo anunciado como o mais baixo para motos dessa cilindrada no Brasil, embora esse valor possa variar nas concessionárias devido a custos adicionais como o frete.

O modelo foi revelado com a intenção de competir diretamente com a Honda CG 160, que domina esse segmento há várias décadas no Brasil. A estratégia da Shineray inclui não apenas um preço competitivo, mas também uma série de características técnicas e itens de série que buscam atrair consumidores que valorizam custo-benefício.

Tecnicamente, a Shineray Free 150 conta com um motor monocilíndrico de 149 cm³, movido a gasolina. Este motor oferece uma potência de 12 cv a 8.500 rpm e um torque de 0,98 kgfm a 7.500 rpm. A transmissão é mecânica e conta com 5 velocidades. Uma das características marcantes do modelo é a inclusão de injeção eletrônica de combustível, uma tecnologia que promete maior eficiência no consumo e desempenho.

Em termos de itens de série, a moto oferece partida elétrica e a pedal, painel de instrumentos digital, rodas de liga leve e freio a disco na dianteira. Além disso, inclui protetor de motor, conta-giros, marcador de combustível, bagageiro com alças para garupa, relógio e odômetro parcial. A Shineray, no entanto, não forneceu informações detalhadas sobre suspensão, pneus e outras especificações técnicas. As imagens divulgadas pela empresa mostram uma suspensão dianteira telescópica e traseira biamortecida, sem regulagem de pré-carga.

O tanque de combustível da Free 150 tem capacidade para 9 litros, o que sugere uma autonomia adequada para o uso urbano diário sem necessidade de abastecimentos frequentes. O design da moto inclui mudanças visuais nas carenagens e um painel digital mais amplo que os modelos anteriores da marca.

A chegada da Shineray Free 150 ao mercado faz parte dos planos da empresa de expandir sua presença no Brasil, segmento que começou a explorar mais intensamente com modelos anteriores como a JEF e a Worker. O lançamento é um movimento estratégico dentro do nicho de motocicletas de baixo custo, segmento que tem visto um aumento na demanda por parte dos consumidores brasileiros.

A empresa não especificou planos de marketing ou estratégias de distribuição para o novo modelo, mas a presença de itens competitivos e o preço anunciado são indicativos de que a Shineray pretende se estabelecer de forma mais assertiva no mercado brasileiro de motocicletas. A eficácia dessa estratégia será observada conforme a moto chega às concessionárias e o feedback dos consumidores começa a ser registrado.

*Com informações da Shineray, Motor1 e Autopapo.