Tal como o Fusca, a Volkswagen decidiu lançar um sucessor para o modelo icônico da Kombi. Ao mesmo tempo em que rompe com o paradigma anterior sendo totalmente elétrica, veloz e autônoma, a Kombi do futuro conserva o visual retro. O espaço interno é todo modular e traz recursos inéditos, até mesmo com um curioso e enigmático gnomo flutuante sobre o painel.
Este é um modelo de carro antigo que vale a pena comprar, mas neste caso estamos falando de um carro novo e elétrico.
A Volkswagen Kombi nasceu em 1950, sendo seu lançamento no Brasil em 2 de setembro de 1957. Sua fama se consolidou a partir da década de 60, com a combinação de duas cores diferentes na carroceria, algo bem inovador para a época.
Esta Van clássica da Volkswagen se caracterizou por trazer um motor na parte traseira, transportar muitos passageiros e pelo baixo custo de comercialização.
A Kombi não deixou de ser fabricada por falta de interesse, mesmo tendo se tornado u modelo anacrônico. A comercialização do utilitário alemão foi suspensa por não estar mais compatível aos novos níveis de segurança, faltando itens como air-bags e freios ABS.
Mas a própria marca não se contentou com o abandono do modelo icônico e decidiu retomar a fabricação do veículo com um novo conceito de condução.
Apresentada no Salão de Detroit, a Kombi voltará a ser produzida como veículo elétrico baseado no conceito ID Buzz.
A nomenclatura Buzz remete ao nome Bus da Kombi nos EUA. Ainda não foi revelada a faixa de preço e a previsão de lançamento está para 2022.
Em uma versão aerodinâmica e futurista da clássica Kombi, o conceito ID Buzz mantém o familiar perfil arrendado em formato pão de forma e a divisão de duas cores.
A Kombi 100% elétrica está baseada na nova plataforma MEB, criado pelo Grupo Volkswagen para os modelos elétricos, e que reduz o custo de fabricação nas adaptações dos veículos de combustão.
Construída sob a plataforma MEB, a Kombi do futuro está equipada com painel de instrumentos sem botões e tem um sistema de condução autônoma, o qual é acionado com um leve empurrão sobre o volante e desativado com um toque nos pedais do freio ou acelerador.
Como a maioria dos veículos elétricos, a nova Kombi contará com uma enorme tela sensível ao toque, a qual permitirá controlar todas as funções.
Estruturalmente a nova Kombi se difere completamente do modelo antigo, trazendo tecnologias abundantes como um sistema inovador de abertura do veículo por meio do celular.
A Kombi 2022 está equipada com dois motores localizados um em cada eixo, que produzem juntos 374 cv de potência.
Se assemelhando aos modelos esportivos, a aceleração de acordo com o fabricante é bastante veloz, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e tendo velocidade máxima de 160 km/h.
Este novo veículo, que ainda está em fase de protótipo, tem tração integral nas quatro rodas e traz baterias nos assoalhos com autonomia de 434 km.
Com dimensões de 4,94 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,96 m de altura e 3,30 m de distância entre eixos, o interior da nova Van tem espaço amplo para até 6 passageiros.
A Volkswagen focou também na experiência dos passageiros, assim é possível configurar o interior do veículo para ter espaço para dormir comodamente enquanto não se está conduzindo.
O piso traz um agradável assoalho de madeira e a iluminação interna pode ser adaptada por tons mais próprios para os passageiros relaxarem.
A cabine tem estrutura modular com bancos que são deslocados sobre trilhos, inclusive o do motorista, que pode ser virado para interagir com os acompanhantes se o modo de condução autônomo estiver ativado.
Além do amplo espaço interior, a Kombi tem capacidade para bagagens tanto na parte dianteira como traseira, suportando até 800 kg, a fim de que o modelo tenha espaço para ser utilizado durante viagens de longa distância.
Ainda faltam três anos para se comprovar o lançamento da nova Kombi. O projeto futurístico deixa algumas dúvidas quanto a real implementação deste revolucionário modelo elétrico. Mesmo porque a Volkswagen tem feito outras apresentações em diferentes países sobre a volta do modelo com previsões distintas e novas adaptações.
Seja como for, ainda em nossos dias podemos ver o modelo clássico transitar pelas ruas, revelando algo de um passado nostálgico, e parece que tão cedo isso não deixará de acontecer.