A Yamaha está testando a nova Ténéré 700 para 2025 no sul da Europa. A moto deverá ser apresentada na EICMA no final deste ano. O protótipo visto está camuflado, mas as alterações são visíveis. A dianteira e a carenagem foram renovadas, incluindo mudanças no para-brisas e na proteção para os punhos. O farol principal também foi atualizado, mudando de quatro pontos redondos para quatro linhas retangulares.
A moto apresenta uma nova proteção de motor em alumínio. As condutas de ar foram redesenhadas, com grandes entradas de ar na carenagem. As entradas de ar, que antes estavam na altura do motor, agora estão mais à frente e melhor integradas na carenagem. O assento foi modificado para oferecer mais conforto, mas ainda está camuflado no protótipo.
Informações indicam que a Ténéré 700 pode receber um novo amortecedor traseiro. Não há confirmação sobre mudanças no motor. A Ténéré 700 atual tem um motor bicilíndrico de 689 cc, com potência de 73 cavalos. Ainda não se sabe se essa configuração será mantida na nova versão.
A Ténéré 700 é uma moto aguardada no Brasil. Lançada em 2009, ela passou por atualizações ao longo dos anos. A nova versão pode trazer mudanças significativas. A mídia europeia flagrou um protótipo em testes, sugerindo que a Yamaha está trabalhando em uma renovação mais profunda para o modelo.
No ano passado, um executivo da Yamaha na Europa afirmou que a Ténéré 700 seria produzida no Brasil. Mais de um ano depois, a Yamaha do Brasil exibiu a moto em uma nova propaganda. Porém, a empresa não fez nenhuma declaração oficial sobre o lançamento no mercado brasileiro.
As mudanças visíveis no protótipo incluem uma nova frente e um novo farol. A carenagem frontal foi redesenhada, e um novo assento foi adicionado. Ainda não há detalhes oficiais sobre outras possíveis atualizações na moto. A expectativa é que mais informações sejam reveladas na EICMA.
A Ténéré 700 tem sido uma das motos mais populares entre os entusiastas de aventura. A nova versão para 2025 promete trazer atualizações significativas. Os testes no sul da Europa indicam que a Yamaha está empenhada em melhorar o modelo. Os fãs da moto aguardam ansiosos pela apresentação oficial e pela chegada ao mercado brasileiro.
A Yamaha Ténéré 700 é uma moto muito esperada pelos brasileiros desde seu lançamento na Europa em 2019. Apesar das expectativas, a moto não foi lançada no Brasil devido a dificuldades de homologação, especialmente no que se refere às emissões de ruídos. A legislação brasileira possui normas diferentes das praticadas em outros países, o que complicou a aprovação da Ténéré 700 no mercado local.
Recentemente, surgiram rumores de que a Ténéré 700 finalmente será lançada no Brasil. O jornalista Marcelo Barros, colaborador do WM1, publicou em seu Instagram uma imagem de um “Save the Date” indicando que a moto será apresentada no Festival Interlagos, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de junho. A data indicada no convite é 5 de junho, dia reservado para a imprensa. No entanto, a Yamaha afirmou que o convite não é oficial, deixando a situação em aberto até o evento.
A Ténéré 700 é cobiçada pelos fãs das motos trail médias da Yamaha. A ausência do modelo no Brasil sempre foi motivo de questionamento. Muitos acreditam que a culpa é da Yamaha, mas na verdade, a legislação brasileira de ruídos é o principal obstáculo. A norma brasileira ECE-R41-03 exige que a moto passe por cinco testes de ruídos a 50 km/h em terceira marcha, um procedimento que não é comum para motos desse porte em vias públicas.
No exterior, a Ténéré 700 atendeu às exigências de emissões, mas no Brasil, não conseguiu a homologação. Mudanças no motor e em outros componentes seriam necessárias para atender às normas brasileiras, o que exige investimentos significativos. Isso compromete a viabilidade de venda da moto, que é considerada de nicho e com volume relativamente baixo de vendas.
O motor da Ténéré 700 é o mesmo bicilíndrico da MT-07, com 698 cm³, entregando 73,4 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 7 kgf.m a 6.500 rpm. A moto possui câmbio de seis marchas e transmissão secundária por corrente. O painel de instrumentos é uma tela de LCD vertical. A suspensão dianteira é invertida e a traseira é monochoque. Os pneus têm medidas específicas para desempenho em diferentes terrenos, e os freios são a disco duplo na frente e simples na traseira.
Apesar das dificuldades, a expectativa é que a Yamaha consiga a homologação e a Ténéré 700 seja finalmente lançada no Brasil. O modelo é muito aguardado e pode trazer novidades ao mercado de motos trail médias no país. A confirmação oficial só ocorrerá no Festival Interlagos, onde todos esperam que a Ténéré 700 seja apresentada.
Se confirmada a homologação, a Ténéré 700 estará disponível para os consumidores brasileiros, oferecendo uma opção a mais no mercado de motos trail. A chegada do modelo pode marcar um novo capítulo para a Yamaha no Brasil, atendendo a demanda de um público fiel que espera por esta moto há anos.