O BMW X1 é um carro de grande importância para o mercado brasileiro, já que tem liderado o segmento de SAVs premium por seis anos. Agora, chega ao país uma nova geração do veículo, produzida na fábrica do BMW Group em Araquari (SC) e com diversos equipamentos e tecnologias modernas.
O novo X1 tem três versões: sDrive18i, sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport, todas com o programa BSI gratuito. O design do carro foi atualizado, tornando-o ainda mais imponente e robusto, e o espaço interno foi ampliado.
O novo design do X1 é notavelmente inovador e marcante, tanto no exterior quanto no interior. Os elementos de design adicionais proporcionam um visual mais robusto e imponente, algo altamente desejado no segmento de SAVs. O comprimento do novo X1 aumentou em 7 centímetros em relação ao modelo anterior (4,50m em vez de 4,43m), incluindo um aumento de 2 centímetros no entre-eixos (2,69m contra 2,67m), o que proporciona mais espaço interno e conforto para os passageiros do banco traseiro. A largura também aumentou em 2cm (de 1,82m para 1,84m) e a altura em 5 centímetros (de 1,59m para 1,64m). O porta-malas oferece 476 litros com os bancos na posição normal e 1.527 litros com os bancos rebatidos.
“O novo BMW X1 chega para revolucionar o segmento de SAVs no Brasil. Sucesso em todas as gerações, ele está melhor do que nunca! Imponente, tecnológico e ainda mais conectado. Lançar esse modelo no Brasil, com produção nacional e alta qualidade, é motivo de orgulho para todos nós. Ele mostra como a BMW está concentrada em sempre oferecer o melhor para os nossos clientes”, afirma Michele Menchini, Diretora de Vendas da BMW do Brasil.
A dianteira apresenta um novo para-choque com tomadas de ar mais agressivas e funcionais, juntamente com uma grade duplo-rim renovada e faróis full LEDs adaptativos em todas as versões. Na traseira, o para-choque e o conjunto ótico traseiro ganharam novo visual, resultando em um SAV ainda mais esportivo, sem comprometer a elegância. As rodas apresentam design exclusivo e tamanhos diferenciados: 18 polegadas para a versão sDrive18i, 19 polegadas na versão sDrive20i X-Line e 20 polegadas na versão sDrive20i M Sport.
“Com novo visual, porte atraente e interior inspirado no BMW iX, o novo X1 vai encantar e conquistar cada vez mais clientes”, reforça a executiva.
O interior apresenta um conceito completamente novo e segue a mesma linha do BMW iX, modelo 100% elétrico da marca e topo de linha em tecnologia.
O novo X1 é equipado com uma incrível tela curvada em TFT de alta resolução, composta por duas peças: uma de 10,2” para o painel de instrumentos e outra de 10,7” para o multimídia, com o novo Sistema Operacional 8 que exibe as informações de maneira atrativa e intuitiva. Similar ao sistema utilizado nos modelos recém-lançados pela marca, a novidade torna o habitáculo mais interativo e eclético, uma vez que os comandos podem ser acionados por voz, toque ou pelo comando central giratório do i-Drive. Com isso, o conceito interno do BMW X1 é intuitivo e atende às necessidades dos usuários de maneira personalizada.
Como todo BMW, o valor não é para qualquer bolso, mas dentro de sua categoria é bastante justo, confira os preços aproximados.
O novo BMW X1 também possui o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), um sistema desenvolvido em parceria com a equipe global da empresa sediada na Alemanha e testado pelo time de engenharia no Brasil. Esse assistente é capaz de realizar diversas funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW” ou outra frase programada pelo motorista. Além disso, o modelo é compatível com a Amazon Alexa e casas inteligentes, e pode receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
O novo BMW X1 disponível no mercado brasileiro vem com duas opções de motorização debaixo do capô. A versão sDrive18i GP é equipada com um motor TwinPower Turbo de 1.5 litro (1499cm³) com três cilindros em linha. Esse motor é capaz de produzir uma potência máxima de 156cv, disponível entre 4.700 e 6.500rpm, e um torque de 230Nm, que pode ser obtido a partir de 1.500rpm e mantido até 4.600rpm. Para melhorar o desempenho do conjunto, essa versão vem com uma transmissão Steptronic de 7 marchas, que garante mudanças mais ágeis e eficientes.
As versões sDrive20i X-Line e M Sport do BMW X1 vêm equipadas com a nova geração de motor BMW TwinPower Turbo de 2.0 litros (1998cm³), com quatro cilindros em linha, que produz 204cv de potência e 300Nm de torque. Comparado ao motor anterior, essa nova geração oferece 12cv extras e 20Nm a mais de torque, proporcionando um desempenho mais forte e uma maior economia de combustível. A transmissão é a mesma Steptronic de 7 marchas presente na versão sDrive18i. Com esse conjunto, as versões sDrive20i conseguem acelerar de 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 236km/h.
*Com informações da BMW.